Kiko Loureiro começou a pensar em sair do Megadeth quando marcou viagem para o Brasil
Por Mateus Ribeiro
Postado em 23 de janeiro de 2024
O guitarrista Kiko Loureiro, que fez parte da banda Angra por mais de duas décadas, se juntou ao Megadeth em 2015. Após cerca de oito anos, Kiko anunciou que estava fora da banda liderada por Dave Mustaine. A notícia, que foi divulgada em novembro de 2023, agitou o mundo do Metal, afinal de contas, o "casamento" entre o Megadeth e o talentoso artista brasileiro parecia que seria mais duradouro do que foi.
Kiko concedeu entrevista à Guitar World e deu mais detalhes sobre a sua saída. Segundo o virtuoso guitarrista, a ideia de sair do Megadeth começou a brotar em sua cabeça quando ele marcou uma viagem para o seu país natal, o nosso Brasil.
"Tudo começou quando eu marquei uma viagem para o Brasil. A última vez que estive lá foi em 2019, antes da pandemia; cheguei a um ponto em que disse: 'Preciso visitar minha família', então reservei uma viagem para o período de Ação de Graças em 2023, porque o Megadeth nunca faz nada nessa época.
Quando você é jovem, não é casado e não tem filhos, a mentalidade é: 'Quanto mais shows, melhor'. Mas minha filha tem 12 anos e quero passar um tempo com ela (...). Quando o lance do Megadeth aconteceu comigo em 2015, eu tinha uma filha pequena e gêmeos recém-nascidos. Eu estava sempre lutando para saber que precisava estar em turnê, mas também queria estar em casa com meus filhos e minha esposa.
Então, sempre me perguntava: ‘Será que eu deveria estar fazendo essa coisa de rockstar enquanto meus filhos estão em casa?’. E quanto mais momentos e datas importantes eu perdia, mais difícil ficava. A sensação de ‘será que eu deveria estar fazendo essa coisa de rockstar enquanto meus filhos estão em casa?’ continuava surgindo", relatou Kiko, que decidiu em junho de 2023 que era hora de se dedicar aos seus familiares.
"Ficou mais difícil em 2023, especialmente durante a turnê de verão de três meses. Então, procurei Dave em junho e disse: 'Isso é demais. Não estou me sentindo no lugar certo ou com disposição para dar 100%'. Foi complicado para mim dizer isso, porque eu queria tocar, mas sabia que precisava estar em casa. E, é claro, Dave não estava esperando por isso.
Tínhamos acabado de fazer um show na Flórida com os Misfits, e foi logo depois desse show que falei com Dave. Então, a gerência do Megadeth estava lá e eu os informei que não poderia fazer os shows de setembro. Eu me ofereci para ajudar a encontrar um substituto e fazer o que fosse necessário para ajudar o Megadeth", complementou o guitarrista, que também contou por que sua saída passou de temporária para definitiva.
"A minha proposta era não fazer os shows de setembro e ajudá-los a encontrar um substituto, que acabou sendo o Teemu [Mäntysaari]. Mas depois tive algumas situações com meus filhos, tive que ir ao médico, e senti que queria estar em casa. E eu entendo - o Megadeth precisa continuar, certo? (...). Talvez eles tenham pensado: 'Bem, o Kiko pode aparecer na próxima turnê e dizer a mesma coisa', o que eu entendo. Então, eu disse a eles: 'Entendo se vocês acham que não sou confiável'. Eles ficaram me perguntando: 'Tem certeza?
No final das contas, tive que assumir o controle porque sabia que precisava e queria estar em casa. As pessoas que não têm filhos não entenderão, mas se vocês tiverem, entenderão."
Enquanto fez parte do Megadeth, Kiko Loureiro gravou os álbuns "Dystopia" e "The Sick, The Dying…And The Dead!". O guitarrista finlandês Teemu Mäntysaari foi escolhido como o seu substituto.
Saída de Kiko Loureiro do Megadeth
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps