O motivo pelo qual George Harrison odiava o movimento hippie: "Vagabundos hipócritas"
Por André Garcia
Postado em 18 de julho de 2024
Em 1967 o mundo mudou para sempre com álbuns que transformaram o mundo da música popular, como "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" e os álbuns de estreia de Jimi Hendrix, The Doors, Velvet Underground.
Conforme publicado pela Cheat Sheet, no livro "In Here Comes The Sun: The Spiritual And Musical Journey Of George Harrison" o autor Joshua Greene escreveu que astrologicamente todo o planeta passou por uma profunda transformação naquele ano.
Beatles - Mais Novidades
"Conforme os cálculos astrológicos, em 1967 a Terra saiu de mil anos de confusão da era de Peixes (dois peixes nadando em direções opostas) e entrou em uma era de ouro sob o signo de Aquário."
Poucos anos antes, foi George Harrison que havia descoberto o LSD (junto com John Lennon), e foi ele que descobriu a meditação transcendental e a filosofia hindu da Índia. Aquilo teve um grande impacto não só dentro da banda e na Inglaterra, como se difundiu pelo mundo afora. Da ocidentalização de tudo aquilo surgiu o movimento hippie, que nos Estados Unidos fez de São Francisco sua residência.
"Escritores e poetas profetizaram que essa nova era seria de harmonia e compreensão", escreveu Greene, "e os jornais clandestinos descreveram o distrito de Haight-Ashbury, em São Francisco, como seu epicentro: o lar da expansão de consciência do LSD, cheia de pessoas bonitas em roupas coloridas dançando ao som de música psicodélica e vivendo o sonho da Era de Aquário."
Empolgado com aquilo, em 67 Harrison partiu com sua esposa, cunhada e cunhado para conhecer Haight-Ashbury — então incensada como a meca hippie nos Estados Unidos.
"George vestiu calças psicodélicas, mocassins e óculos escuros em forma de coração", contou o escritor, "na expectativa de fazer parte de algo bonito com pessoas descoladas despertando espiritualmente e fazendo arte."
O que George encontrou lá, entretanto, não poderia ser mais diferente do que ele esperava e havia visto nos templos da Índia:
"Era lixo estava espalhado pelas ruas, e os hippies estavam esparramados pelos bancos e calçadas. Os pedintes (ou ''moleques horríveis e maltrapilhos que abandonaram os estudos por causa das drogas', como George os chamava) vagavam pelas ruas pedindo moedas em nome do amor e da paz."
Com a palavra, George Harrison
Anos depois, no documentário George Harrison: Living in the Material World (de Martin Scorsese), o ex-beatle relembrou:
"Fui para Haight-Ashbury esperando que fosse um lugar brilhante. Pensei que seria um monte de gente descolada vivendo como ciganos, com tendas fazendo obras de arte, pinturas e esculturas. Em vez disso, acabou que era só uma cambada de vagabundo. Muitos deles eram só garotos muito jovens, saídos de todo lugar dos Estados Unidos, que tomaram ácido e foram para lá como uma meca do LSD."
"[O LSD não era a resposta para tudo.] Ele até permite que você veja muitas possibilidades que talvez nunca tenha visto antes, mas não é a resposta. Você não simplesmente toma LSD e pronto, fica tudo bem para sempre. Você pode tomar quantas vezes quiser, mas chega a um ponto em que não pode mais avançar a menos que pare de tomar."
"Haight-Ashbury [...] era só gente sentada na calçada pedindo esmolas, 'Nos dê dinheiro para comprar um cobertor'. São uns hipócritas. Ficam tirando sarro dos turistas, mas, ao mesmo tempo, ficam com as mãos estendidas pedindo esmolas a eles. É disso que eu não gosto."
"Não ligo se alguém renuncia a alguma coisa, é a imposição que eu não gosto. No momento em que você renuncia [ao status quo] e depois fica implorando que as pessoas te ajudem… isso não é bom. Acabei me dando conta por meio de muitas coisas que, não importa o que você seja desde que trabalhe", concluiu Harrison.
O movimento hippie ainda está vivo até hoje, mas foi reduzido a algo de nicho desde seu declínio no começo dos anos 70. Para piorar, na segunda metade da década a cultura hippie ainda virou alvo do movimento punk, assim como o rock progressivo. Já George Harrison manteve sua espiritualidade e sua crença no hinduísmo por toda sua vida.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
Membro fundador do Savatage, baixista Keith Collins sofre de demência
As 8 melhores músicas do Iron Maiden com mais de 8 minutos
Andi Deris entrou no Helloween sem avisar o Pink Cream 69, lembra Dennis Ward



A banda que acabou de superar os Beatles em ranking de vendas no Reino Unido
O clássico dos anos sessnta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O músico dos Beatles que Ringo Starr achava que não se encaixava na banda
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
Os 3 artistas que se queimaram com os Beatles, segundo George Harrison
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Oasis quebra marca histórica dos Beatles com álbum de estúdio mais vendido do Reino Unido
A maior voz do rock de todos os tempos, segundo George Harrison dos Beatles
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
A quem pertencem os direitos autorais dos Beatles atualmente?
A opinião sincera de Lemmy Kilmister sobre os Beatles e os Rolling Stones


