O álbum que McCartney queria fazer desde "Sgt. Peppers"; "sensação de que tudo é possível"
Por Bruce William
Postado em 24 de fevereiro de 2025
Paul McCartney sempre teve um olhar nostálgico para a fase psicodélica dos Beatles, mas demorou anos para revisitar essa liberdade criativa de forma plena. Com "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", a banda criou um universo próprio, onde alter egos permitiam experimentar sem amarras. Décadas depois, McCartney encontrou um caminho semelhante com "Electric Arguments", disco lançado em 2008 pelo The Fireman, projeto paralelo com o produtor Youth.
Paul McCartney - Mais Novidades
O conceito do álbum refletia esse espírito de liberdade. Ao contrário de seus discos solo convencionais, "Electric Arguments" foi criado sem pressões comerciais, com sessões espontâneas e improvisadas. McCartney comentou sobre essa sensação de desprendimento em fala resgatada pela Far Out:
"O original do The Fireman era se sentir completamente livre no estúdio, e isso é algo que me interessava desde 'Sgt. Pepper', quando criamos alter egos para alcançar esse efeito. Dá a sensação de que tudo é possível e impede que você leve as coisas muito a sério."
Embora "Sgt. Pepper" tenha sido um marco na experimentação musical, muitos esquecem o quão estranho ele pode soar. A cada faixa, os Beatles testavam novas abordagens, como os loops caóticos de "Being for the Benefit of Mr. Kite!" ou as camadas de efeitos em "Lucy in the Sky with Diamonds". De certa forma, McCartney reviveu essa mentalidade em "Electric Arguments", que trazia uma mistura de psicodelia e improviso que o afastava dos formatos tradicionais de suas composições.
Canções como "Sing the Changes" demonstram esse processo, nascendo de ideias aparentemente desconectadas e se transformando em algo maior. Assim como em "Sgt. Pepper", onde pequenos experimentos se tornaram peças fundamentais do álbum, McCartney usou o The Fireman para expandir sua criatividade sem as limitações de um disco pop convencional, aproveitando o projeto paralelo para explorar novas ideias e abordagens sem a necessidade de seguir um formato convencional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
5 clássicos do rock que chegam ao ápice já na introdução, segundo a Far Out Magazine
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira
Como uma canção pop de 1968 separou o The Smiths no auge do sucesso?
Os 5 melhores álbuns de todos os tempos, segundo Lucas Inutilismo
Steve Harris defende "No Prayer for the Dying", oitavo álbum do Iron Maiden
O primeiro guitarrista que fez Slash se apaixonar pelo instrumento
Vocalista do Sonata Arctica convenceu Tuomas Holopainen a continuar no Nightwish
Angus Young revela qual é sua guitarra favorita: "Nenhuma outra se compara!"
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A melhor música do Van Halen, de acordo com a Classic Rock
Bruce Dickinson finaliza vocais para o seu novo álbum solo
"Não acredite em tudo que você lê", afirma guitarrista do Slipknot
O compositor considerado o maior dos anos 60 tanto por Bob Dylan quanto por Paul Simon
Sid Wilson foi demitido do Slipknot, noticia o TMZ



As 10 melhores músicas do rock lançadas em 2026 até aqui, segundo a Ultimate Classic Rock
Beatles anunciam relançamento de "Rubber Soul" remixado e com faixa inédita de John Lennon
Beatles marca grande anúncio para amanhã com contagem regressiva e mensagem misteriosa
O aspecto em que os Beatles eram muito superiores aos Rolling Stones, segundo Mick Jagger
A canção dos Beatles que John Lennon achava que deveria ter cantado no lugar de Paul
O clássico dos Beatles cuja autoria John Lennon e Paul McCartney disputavam
Ringo Starr relembra a curiosa regra que os Beatles tinham para lidar com peidos na van
Rick Beato e o motivo de Paul McCartney nunca ter ido ao seu canal
A mensagem secreta para Stevie Wonder que Paul McCartney colocou na capa de um disco
Paul McCartney sobre seu hit polêmico: "Eu sabia que ia desagradar. Não gosta? Não compre!"


