A banda que poderia ter unido John Lennon e George Harrison de novo nos anos 1980
Por Gustavo Maiato
Postado em 15 de abril de 2025
Quando os Beatles se separaram, os laços entre os quatro continuaram — ainda que permeados por ressentimentos, silêncios e colaborações pontuais. Era inevitável: mesmo longe do estúdio da Abbey Road, George Harrison, John Lennon, Paul McCartney e Ringo Starr continuaram orbitando uns aos outros, cruzando caminhos em gravações e participações especiais. Mas quando Harrison formou os Traveling Wilburys, parecia finalmente ter traçado um projeto só seu. Só dele.
Beatles - Mais Novidades
Criado quase por acaso em 1988, o supergrupo nasceu de uma jam entre amigos. Harrison e Jeff Lynne estavam trabalhando juntos, precisaram pegar um equipamento emprestado no estúdio de Bob Dylan, esbarraram com Tom Petty, chamaram Roy Orbison — e assim nasceu uma banda espontânea, leve e despretensiosa. "Acho que as pessoas se prenderam demais à ideia do que é a indústria fonográfica, disse Harrison. Com os Wilburys, tudo era muito mais brincadeira. Era tipo: a gente não dá a mínima." A entrevista foi resgatada pela Far Out.
Apesar da independência artística, os Beatles não saíam completamente de cena. Segundo Tom Petty, o assunto surgia com frequência nas conversas do grupo. "Ele dizia: ‘Os Beatles? Nem eram isso tudo [risos]’. Mas ele amava os Beatles. Às vezes reclamava de algum que o irritava, mas eu sabia que ele amava todos eles de verdade."
E entre todos, um nome surgia com um brilho diferente nos olhos de George. Petty lembra com clareza: "Ele admirava muito o John. Disse: ‘Ah, o John seria um Wilbury em um segundo’." O problema é que, em 1988, Lennon já havia sido assassinado há oito anos.
A frase é reveladora. Mostra não apenas o carinho persistente de Harrison por Lennon, mas também um tipo de saudade disfarçada. Talvez George, mesmo buscando autonomia artística, ainda desejasse aquela parceria — ou, ao menos, a sensação de uma nova irmandade musical. Os Wilburys eram, afinal, uma nova banda de irmãos, criada numa fase em que Harrison precisava lidar com o luto, a fama antiga e o desejo de recomeço.
Embora McCartney e Ringo nunca tenham sido convidados a integrar o projeto, a ausência pode ter sido intencional. Ao manter distância dos outros Beatles, Harrison criava espaço para algo que fosse livre das camadas de conflitos e pressões do passado. Ainda assim, John seguia ali, na memória, como o único que — se pudesse — teria entrado "em um segundo".
Quem foi a banda Traveling Wilburys?
O Traveling Wilburys surgiu por acaso, em 1988. George Harrison precisava gravar um lado B para o single "This Is Love", do álbum "Cloud Nine". Junto de Jeff Lynne, Bob Dylan, Tom Petty e Roy Orbison — todos reunidos casualmente no estúdio de Dylan — gravaram a faixa "Handle With Care".
A canção ficou boa demais para ser apenas um lado B. Os executivos da Warner sugeriram um álbum completo. Assim nasceu o grupo, com todos usando pseudônimos e deixando os egos de lado. O nome "Wilbury" veio de uma brincadeira de estúdio entre George e Jeff. Inicialmente, seriam os Trembling Wilburys, mas "Traveling" soava melhor.
George criou o ambiente ideal para uma colaboração entre gigantes do rock, que escreveram, cantaram e produziram juntos, sem competição. O sucesso foi imediato: Volume 1 vendeu mais de 5 milhões de cópias. O segundo disco, lançado após a morte de Orbison, se chamou, com humor típico de Harrison, Volume 3. Nas palavras do produtor Mo Ostin: "Eles já eram Wilburys antes mesmo de saberem o sobrenome."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Os 10 melhores álbuns de death metal lançados em 2025, segundo a Metal Hammer
O melhor álbum de thrash metal lançado em 2025, segundo o Loudwire

Stewart Copeland lembra noite em que pagou mico diante de Paul McCartney
A canção que Bono diz que vem tentando reescrever durante toda a carreira
Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O ex-beatle que Chris Cornell cresceu tendo como uma figura paterna


