A sincera opinião de John Lennon sobre George Harrison e ele mesmo como guitarristas
Por André Garcia
Postado em 15 de dezembro de 2024
Ao longo dos anos 60 a Inglaterra produziu vários dos maiores guitarristas de sua história: Eric Clapton, Pete Townshend, Jeff Beck, Jimmy Page, Ritchie Blackmore, Tony Iommi, Peter Green, Dave Davies, Syd Barrett, David Gilmour, Robert Fripp…
Embora Keith Richards seja sempre lembrado nessas listas dos nomes mais influentes daquela era, a dupla de guitarristas dos Beatles geralmente é deixada de lado. Enquanto Paul McCartney sempre foi colocado entre os maiores baixistas da Inglaterra, John Lennon e George Harrison estavam mais para a lista dos mais subestimados.
Beatles - Mais Novidades
Em trecho de entrevista disponibilizado no YouTube Lennon foi sincero ao avaliar a si mesmo e a seu parceiro Harrison como guitarristas.
"Como guitarrista eu sou ok — posso não ser tecnicamente grande coisa, mas eu consigo fazer a guitarra berrar, consigo conduzir a música. Eu sou um guitarrista base, sabe, é um papel importante. Eu consigo mover a banda."
"George Harrison como guitarrista é muito bom, mas eu sou mais eu, para ser sincero. Tenho vergonha do meu jeito de tocar, por um lado, porque é muito pobre... mas eu consigo fazer a guitarra falar. Parte de mim diz 'Claro que sei tocar!' porque consigo conduzir uma banda de rock... mas tem outra parte de mim que diz 'Quem me dera tocar como um BB King'. Isso pode parecer bobeira... Eu sou um artista! Se você me der, sei lá, uma tuba, alguma coisa eu vou conseguir tirar daquilo."
Ainda na mesma entrevista Lennon falou sobre a transição feita pelos Beatles ao longo dos anos 60 — de banda de clubes para uma banda de estúdio.
"A gente sempre sentia saudades dos dias de tocar em pequenos clubes, porque foi quando a gente estava realmente tocando música. Posteriormente nos tornamos tecnicamente eficientes em gravar música, o que é uma outra coisa totalmente diferente. Só que a gente era competente, sabe? Em qualquer mídia que você nos colocasse, a gente ia sair de lá com alguma coisa que valesse a pena."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
As bandas seminais de rock que Sting abominava; "eu simplesmente odiava"
Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
A banda onde Dave Grohl foi apenas um CLT e com isto ele recuperou o tesão pela música
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
A música que resume o que é o Red Hot Chili Peppers, de acordo com Flea
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Zakk Wylde valoriza trabalhos pré-fama em supermercados e postos de gasolina
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro

O desconhecido que tocou com Ringo Starr, George Harrison, Bob Dylan e Neil Young
Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Sem os Beatles, talvez os Rolling Stones fossem apenas uma banda cover
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
Mick Jagger se irritava com obsessão de Keith Richards pelos Beatles
O segredo do som do ABBA, que os Beatles usaram para salvar álbum que não deu certo


