O artista universal que John Lennon sabia que jamais alcançaria
Por Bruce William
Postado em 17 de maio de 2025
John Lennon pode ter sido um dos maiores nomes da história da música popular, mas isso não o impedia de duvidar do próprio valor. Como tantos outros artistas que chegaram ao topo, ele também enfrentava a sensação incômoda de não estar à altura de tudo aquilo. E, quando olhava para certos nomes do passado, preferia reconhecer seus próprios limites.
John Lennon - Mais Novidades
Em uma entrevista vintage publicada no Beatles Bible, e replicada pela Far Out, Lennon foi direto: "Tenho grandes esperanças para o que faço, meu trabalho. E também tenho um grande desespero de que tudo seja inútil e uma merda... como você vai superar Beethoven, ou seja lá quem for?"
A comparação não era irônica nem forçada. Para ele, por mais que tivesse criado músicas marcantes, ainda havia uma distância intransponível entre sua obra e a de certos compositores clássicos. Mesmo quando músicas como "Give Peace a Chance" viraram hinos, Lennon se via como alguém que ainda tentava alcançar um ideal inalcançável. Ao lembrar de um momento em que viu pessoas cantando a canção em coro, disse: "Esse era o propósito da música. Porque eu sou tímido e agressivo." Era uma tentativa de tocar as pessoas, mas que para ele ainda estava longe do impacto de algo como "Ode à Alegria".
O mais curioso é que, tecnicamente, os Beatles nunca foram músicos formais. Nenhum deles sabia ler partitura, e Lennon dizia com orgulho que não fazia ideia do que estava "quebrando" quando fugia das regras da harmonia tradicional. Foi justamente essa liberdade — aliada ao talento de George Martin — que permitiu criar estruturas como as de "She Loves You", onde ele subverte acordes de forma intuitiva e eficiente.
Ainda assim, Lennon era autocrítico. Mesmo reconhecendo o poder de simplificar onde outros complicavam, sentia que seu trabalho era pequeno diante de compositores como Beethoven. E embora muitos fãs vejam em músicas como "Because", "Eleanor Rigby" e "A Day in the Life" um nível de sofisticação comparável à música erudita, ele mesmo não parecia convencido disso.
É claro que parte disso vinha da personalidade contraditória de Lennon — entre a arrogância e o sentimento de inadequação. Ele era capaz de se vangloriar em um momento e, no seguinte, dizer que tudo era "besteira". Nesse ponto, "Give Peace a Chance" é emblemática: um sucesso espontâneo que, aos olhos dele, ainda soava inferior ao que os "verdadeiros mestres" haviam feito séculos antes.
Se Lennon exagerava em sua modéstia ou não, é uma discussão que o tempo já resolveu. A música clássica levou décadas ou séculos para ser reconhecida como patrimônio da humanidade. No caso dos Beatles, foram necessários apenas alguns anos — e mesmo que ele duvidasse do valor de suas criações, o mundo não duvidou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine explica por que não vai convidar Kiko Loureiro para show com Megadeth
Vinheteiro chama Angra de "fezes puríssima" e ouve resposta de Rafael Bittencourt
Quatro bandas internacionais que fizeram mais de 50 shows no Brasil
As 10 músicas mais emocionantes do Slipknot, segundo a Metal Hammer
O maior cantor de rock de todos os tempos, segundo Axl Rose; "abriu minha mente"
O solo de guitarra mais difícil do Dire Straits, segundo Mark Knopfler
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Thiê rebate Dave Mustaine e diz acreditar em sondagem por Pepeu Gomes no Megadeth
A música do Led Zeppelin que Robert Plant considera perfeita
Baixista do Nazareth opina sobre versão do Guns N' Roses para "Hair of the Dog"
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Novo vocalista foi "presente dos deuses", diz baixista do Nazareth
Judas Priest escondeu por 10 anos que vivia sem dinheiro, segundo K.K. Downing
Tem alguma música do Guns N' Roses que é a mais difícil de tocar? Duff McKagan responde
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
Rapper brasileiro vence Yoko Ono em batalha judicial pelo nome
Max Cavalera conta como filho de John Lennon participou de disco do Soulfly
John Lennon comenta sobre autoconhecimento, LSD e religião
O clássico dos Beatles que John Lennon considerava o maior poema que já escreveu
A linda música que é a "Imagine de Ozzy Osbourne"


