Cinco álbuns que irritaram os fãs antes mesmo de serem lançados
Por Bruce William
Postado em 15 de junho de 2025
Nem toda polêmica no rock surge quando o disco toca na vitrola. Às vezes, o fiasco começa bem antes, com decisões que colocam fãs de cabelo em pé antes de ouvir uma nota sequer. Foi o que aconteceu com os cinco exemplos a seguir, selecionados de uma lista maior publicada pela Far Out. Cada um virou alvo de birra por motivos que vão de capa provocativa a mudanças drásticas de som (ou de estratégia de marketing nada discreta).
Melhores e Maiores - Mais Listas
"Two Virgins", John Lennon/Yoko Ono
Quando Lennon posou nu com Yoko para a capa do álbum, o choque foi imediato. Quem esperava algo minimamente melódico encontrou barulhos experimentais que nem todo beatlemaníaco estava pronto para engolir. Foi o primeiro grande susto da fase solo de John e o começo do ranço de parte do público com a influência de Yoko.
"Chinese Democracy", Guns N' Roses
Demorou tanto para sair que virou piada. Axl Rose gastou uma fortuna, trocou de guitarrista toda semana e alimentou rumores por anos. Quando finalmente chegou, o disco até tinha bons momentos, mas não justificava tanta espera nem tanto drama nos bastidores.
"Load", Metallica
Aqui a polêmica começou com uma tesoura: os cabeludos mais temidos do thrash apareceram de visual repaginado, cabelos curtos e pose de galãs alternativos. O som também ficou mais suave, mais groove e menos peso, o que bastou para muitos fãs berrarem "traidores!" antes mesmo de dar play.
"Dark Side of the Moon Redux" - Roger Waters
Refazer um dos álbuns mais cultuados da história é tarefa delicada, mas Waters decidiu revisitar o clássico do Pink Floyd tirando solos e inserindo falas sobre política. O resultado soou mais como palestra do que como disco, irritando quem só queria reviver a viagem psicodélica original.
"Songs of Innocence", U2
Nem foi o conteúdo que pegou mal: foi o jeito de entregar. A banda meteu o álbum à força na biblioteca de todo mundo que tinha iPhone, sem pedir licença. A invasão digital irritou quem nunca pediu por isso, e ofuscou o fato de que, no fundo, o disco é até bem decente.
No fim, todos esses álbuns ainda têm quem os defenda, mas provam que, no rock, a melhor forma de lançar um disco é deixando o público decidir se quer ou não ouvir. Forçar a barra, mudar de cara sem aviso ou cutucar polêmicas só garante uma coisa: confusão antes mesmo do play.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
"Vocês são idiotas?"; o que Neil Peart acharia da escolha de Anike Nilles para integrar o Rush
Blaze Bayley se apresentará no Eddfest, festival organizado pelo Iron Maiden
Sepultura lança "Beyond the Dream", uma das últimas músicas de sua carreira
Aos 82 anos, Keith Richards conta como dribla limitações para seguir tocando
Com brasileiros e lendas do rock, Eric Clapton anuncia cast do Crossroads Guitar Festival 2026
A surpreendente faixa apontada pelo Loudwire como a melhor do primeiro disco do Guns N' Roses
Angela Gossow rebate Kiko Loureiro: "Triste ler isso de alguém que respeitávamos"
Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Anika Nilles relembra como foi seu primeiro ensaio como baterista do Rush
Veja a estreia da nova formação do Rush durante o Juno Awards 2026
Alissa White-Gluz diz que influenciadores distorceram a questão central do veganismo
O mal-entendido entre Titãs e Renato Russo na audição de "Jesus Não tem Dentes"
Com instrumentistas do King Diamond nos anos 1980, Lex Legion lança primeiro single


O disco que define o metal, na opinião de Cristina Scabbia, do Lacuna Coil
Para Gary Holt, Exodus é melhor que Metallica, mas ele sabe ser minoria
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
A reação de James Hetfield ao ver Cliff Burton após o acidente que matou o baixista
O hit do Metallica que o Frodo do Senhor dos Anéis prefere encarar o Sauron a ouvir
Guitarrista diz que músicos do Avenged Sevenfold se apaixonaram por "St. Anger", do Metallica
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Pra discutir: os 100 melhores discos de rock progressivo de todos os tempos
Heavy Metal: nove ótimas músicas suaves do gênero


