O motivo pelo qual John Lennon odiava um clássico de Neil Young
Por André Garcia
Postado em 22 de outubro de 2022
Na virada dos anos 60 para a década seguinte, a utopia hippie sucumbiu ao choque de realidade provocado por tragédias como o festival de Altamont, a seita de Charles Manson e as mortes de Brian Jones, Janis Joplin, Jimi Hendrix e Jim Morrison, todos aos 27 e em um intervalo de apenas três anos.
Dessa forma, foi consolidada no rock uma tendência à idolatria de figuras que morreram tragicamente como um Ícaro moderno. "Meus heróis morreram de overdose, meus inimigos estão no poder", definiu Cazuza.
Em 1979, inspirado pelo surgimento (e implosão) dos Sex Pistols e pela morte de Elvis Presley, Neil Young escreveu sobre isso na música "Hey Hey My My (Into the Blue)". "'É melhor queimar de uma vez só do que se apagar aos poucos", diz seu verso mais marcante. Entretanto, aquilo incomodou profundamente a John Lennon.

Conforme publicado pela Far Out Magazine, quando perguntado sobre essa letra, o ex-beatle foi curto e grosso: "Eu odeio ela." Após citar (erroneamente) o trecho acima, prosseguiu:
"Eu não admiro essa idolatria ao finado Sid Vicious, ou ao finado James Dean, ou ao finado John Wayne. É a mesma coisa. Fazer do Sid Vicious um herói, isso é um lixo para mim. Eu não quero [meu filho] Sean idolatrando John Wayne ou Sid Vicious. O que eles te ensinam? Nada. A morte."
"Se Neil Young admira tanto esse sentimento, por que não comete [suicídio]? Afinal, ele com certeza já se apagou e ressurgiu várias vezes, assim como todos nós. Não, obrigado. Eu escolho a vida e a prosperidade."
Exceto essa música, Lennon curtia Young, como ele contou em 1970 ao comentar que músicas ele andava ouvindo:
"Eu curto algumas coisas de Neil Young — tem uns sons muito bons. Eu só parei para ouvir Neil Young duas vezes. Dá para reconhecer ele a um quilômetro de distância, tamanho é o estilo. Ele escreve umas músicas muito bacanas."
Neil Young sentiu na pele o que John Lennon quis dizer em 1994, quando Kurt Cobain cometeu suicídio citando em sua carta testamento justamente aquele verso — o que deixou o canadense arrasado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
O lendário vocalista que teve o dedão amputado por um anão de jardim no quintal
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
Sepultura, Titãs e Luiz Caldas levam o peso do rock ao Altas Horas deste sábado
As seis músicas mais importantes do Judas Priest, segundo K.K. Downing
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
O clipe que estragou um dos maiores hits dos anos 80, segundo Humberto Gessinger
A acusação sobre os Titãs que Rick Bonadio rebate: "Isso é a maior besteira"
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)

A música do Oasis que Noel Gallagher considera a sua "Hey Jude"
A música dos Beatles que nasceu de uma viagem de LSD junto com uma banda rival
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
John Lennon sobre o real motivo da separação dos Beatles: "Era inevitável desde o Sgt. Pepper's"
A canção e álbum dos Beatles que eram os favoritos de Kurt Cobain
A regra de vida que Mick Jagger achava que poderia ter mantido os Beatles juntos
Quando o Led Zeppelin tomou dos Beatles o posto de maior banda do mundo
O hit dos Beatles que Paul McCartney mandou um "é ruim, mas é bom"
O que levou George Harrison a lançar um álbum triplo após o fim dos Beatles
A banda moderna que para Paul McCartney superava o que ele e John Lennon faziam nos Beatles
O riff dos Beatles que para Dave Grohl tem mais peso do que Black Sabbath ou Motorhead


