Helloween e Roland Grapow fazem as pazes publicamente
Por João Renato Alves
Postado em 06 de agosto de 2025
O Helloween emitiu um comunicado oficial onde tentou corrigir algumas informações veiculadas em entrevistas sobre a saída do guitarrista Roland Grapow, ocorrida na virada do século. A banda publicou um texto nas redes sociais onde ofereceu sua visão sobre o assunto.
Helloween - Mais Novidades
"Recentemente, Roland Grapow foi mencionado em algumas entrevistas em um contexto incorreto. Gostaríamos de esclarecer: a banda Helloween não tem nenhuma acusação contra Roland. Roland foi demitido da banda em 2001 devido a diferenças musicais e pessoais, embora a separação tenha sido amigável."
De sua parte, o instrumentista também compartilhou uma declaração tentando amenizar o clima e agradecendo aos antigos colegas. "Obrigado ao Helloween por esta publicação. Espero sinceramente que ela ponha fim às muitas especulações sobre os motivos e circunstâncias da minha saída. Como já disse muitas vezes, sou grato ao Weiki e aos outros membros da banda pela oportunidade de fazer parte desta equipe por 12 anos e meio, e tenho orgulho da marca que deixei na jornada criativa da banda.
Mas nossos caminhos simplesmente seguiram direções diferentes, e nenhum de nós se arrepende disso. As várias histórias que tentaram manchar meu nome são falsas, e estou feliz que isso agora esteja claro. Desejo o melhor a todos e lembrem-se de manter o pensamento analítico ativo. Agora, estou de volta ao estúdio para dar os retoques finais na masterização do novo álbum do Masterplan."
No entanto, quem acompanhou o período lembra as acusações e trocas de farpas mútuas através da imprensa quando o rompimento – que também ocasionou a saída do baterista Uli Kusch – aconteceu. Roland voltou a fazer críticas após não ser incluído na atual reunião do grupo, que uniu a formação mais recente a Michael Kiske e Kai Hansen.
"Giants & Monsters", novo álbum do Helloween, sai dia 29 de agosto. O trabalho é o segundo de inéditas com os sete integrantes do momento. Nos próximos meses, a banda embarca em uma turnê celebrando seus 40 anos de carreira. Os shows começam pela Europa e terão o Beast in Black como atração de abertura. Ainda não há datas definidas para a América do Sul.
Já o Masterplan vem ao Brasil para quatro shows em breve. Eles acontecem em Curitiba (30/10, Stage Garden) São Paulo (31/10, Fabrique Club), Brasília (01/11, Toinha) e Porto Alegre (02/11, Bar Opinião). Será a terceira passagem pelo país, dez anos após a mais recente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
As 50 melhores músicas de 2025 segundo a Metal Hammer
Steve Harris reconhece qualidades do primeiro álbum do Iron Maiden
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000

Van Halen serviu de exemplo para reunião do Helloween, revela Andi Deris
Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
Mascotes do Metal: os dez maiores segundo The Gauntlet


