Joe Bonamassa responde puristas que não o consideram um bluesman
Por João Renato Alves
Postado em 06 de agosto de 2025
Fãs radicais do blues costumam tecer críticas a Joe Bonamassa, apesar de ele ser apoiado pela nata do estilo. O vocalista e guitarrista é acusado de não respeitar a "pureza" do estilo, incorporando elementos de rock e música pop, o que o acaba garantindo maior repercussão no mainstream.
Joe Bonamassa - Mais Novidades
À Guitar World, o artista garantiu que isso não lhe tira o sono. "A interpretação que eu faço do blues é diferente da interpretação que as outras pessoas fazem. Já passei da fase de me importar. Não há nada que eu possa fazer para mudar a opinião das pessoas sobre mim, nem desejo fazer isso."
O sucesso faz com que o músico entenda que não precisa ligar para pessoas que não alcançaram a mesma projeção. "Quando olho para os nossos shows e vejo arenas lotadas, penso: ‘Fizemos algo certo, e a música tocou um grande número de pessoas’. Então, apaziguo a minoria ou toco em uma arena com blues que ninguém mais está tocando? Prefiro a segunda opção. Por que eu tenho que impressionar 10 pessoas quando mil estão dizendo: ‘Ei, cara, eu curti isso’?"
Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King. Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.
Sua carreira solo já conta com 17 discos de estúdio. 11 deles chegaram ao número 1 na parada blues da Billboard. Também participa do supergrupo Black Country Communion, com Glenn Hughes, Jason Bonham e Derek Sherinian. Ainda faz parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao jazz/funk e possui uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart. Três álbuns de estúdio e um ao vivo já foram disponibilizados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
"A maior peça do rock progressivo de todos os tempos", segundo Steve Lukather, do Toto
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Site aponta 3 desconhecidos supergrupos dos anos 1970 com membros famosos
O disco do Queensryche que foi muito marcante para Kiko Loureiro e para o Angra
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A melhor banda de rock nacional da história, segundo Ricardo Feghali (Roupa Nova)
O clássico do Mastodon inspirado em incidente que deixou Brent Hinds em coma
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
O único que pode ser tão reconhecível quando B. B. King, segundo Joe Bonamassa
Os melhores guitarristas com os quais Glenn Hughes trabalhou
Joe Bonamassa exalta talento de Ozzy Osbourne para descobrir guitarristas


