Joe Bonamassa responde puristas que não o consideram um bluesman
Por João Renato Alves
Postado em 06 de agosto de 2025
Fãs radicais do blues costumam tecer críticas a Joe Bonamassa, apesar de ele ser apoiado pela nata do estilo. O vocalista e guitarrista é acusado de não respeitar a "pureza" do estilo, incorporando elementos de rock e música pop, o que o acaba garantindo maior repercussão no mainstream.
Joe Bonamassa - Mais Novidades
À Guitar World, o artista garantiu que isso não lhe tira o sono. "A interpretação que eu faço do blues é diferente da interpretação que as outras pessoas fazem. Já passei da fase de me importar. Não há nada que eu possa fazer para mudar a opinião das pessoas sobre mim, nem desejo fazer isso."

O sucesso faz com que o músico entenda que não precisa ligar para pessoas que não alcançaram a mesma projeção. "Quando olho para os nossos shows e vejo arenas lotadas, penso: ‘Fizemos algo certo, e a música tocou um grande número de pessoas’. Então, apaziguo a minoria ou toco em uma arena com blues que ninguém mais está tocando? Prefiro a segunda opção. Por que eu tenho que impressionar 10 pessoas quando mil estão dizendo: ‘Ei, cara, eu curti isso’?"
Nascido em New Hartford, estado americano de Nova York, Joseph Leonard Bonamassa começou a se destacar aos 12 anos. À época, abriu uma turnê de 20 shows de B.B. King. Em 1991, teve a banda Bloodline, com os filhos de Miles Davis, Robby Krieger (The Doors) e Berry Oakley (Allman Brothers Band). Apenas um disco foi lançado.

Sua carreira solo já conta com 17 discos de estúdio. 11 deles chegaram ao número 1 na parada blues da Billboard. Também participa do supergrupo Black Country Communion, com Glenn Hughes, Jason Bonham e Derek Sherinian. Ainda faz parte do Rock Candy Funk Party, voltado ao jazz/funk e possui uma parceria prolífica com a cantora Beth Hart. Três álbuns de estúdio e um ao vivo já foram disponibilizados.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps