Gravação do álbum "Band of Gypsys" foi "um desastre", segundo o próprio Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 31 de outubro de 2025
A banda Jimi Hendrix Experience foi formada por Hendrix assim que ele chegou na Inglaterra em 1966. Da noite para o dia, após fazer um show para os maiores nomes da cena de Londres (como Eric Clapton, Jeff Beck, Pete Townshend, Mick Jagger e Paul McCartney) eles se tornaram uma sensação com sua mistura de rock, blues e psicodelia.
O grande destaque, obviamente, era Jimi Hendrix, que fazia com sua guitarra coisas que os maiores gênios da época nem sonhavam ser possível.
Só que com o passar dos anos o sonho de Hendrix foi se tornando um pesadelo. Com problemas na justiça, crise financeira e burnout, drogas e desilusão com a indústria fonográfica, ele se viu tão atolado em problemas que sua banda acabou implodindo em 1969. A seguir, no mesmo ano, Hendrix formou outra banda na esperança de afastar a zica, a Band of Gyspys, mas o inferno astral persistiu.

Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, no livro Hendrix on Hendrix, o guitar hero confessou frustração com a gravação de seu único álbum, autointitulado, gravado ao vivo.
"Não fiquei muito satisfeito com o álbum 'Band of Gypsys' - se dependesse de mim, nunca teria lançado. Da perspectiva musical, não foi uma boa gravação, e eu estava desafinado em algumas partes. Não teve preparação suficiente e saiu meio 'zoado'. Todos nós nos sentimos inseguros. A questão é que devíamos um álbum à gravadora, e eles estavam nos pressionando… então aqui está."
Para a Rolling Stone, ele disse: "Eu estava muito cansado. Sabe, às vezes tem muita coisa que vai acumulando na sua cabeça e te pega na pior hora, que acabou sendo em uma celebração da paz. Lá estava eu lutando a maior guerra da minha vida, por dentro, sabe? E, tipo, aquele não era o lugar para aquilo. O motivo do disco foi cumprir uma velha cláusula contratual. Nós não vamos mais voltar."
Lançado em 1970, "Band of Gypsys" foi o último lançado por Hendrix em vida, gravado no lendário Fillmore East em Nova Iorque na virada de ano de 1969 para 70. A banda trazia no baixo Billy Cox e na bateria o lendário Buddy Miles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
Baterista do Matanza Ritual e Torture Squad é dopado e roubado após show do AC/DC
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
A cantiga infantil sombria dos anos 1990 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Terra do Black Sabbath, Birmingham quer ser reconhecida como "Cidade da Música"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
A joia cearense que gravou um clássico do rock nos anos 1970, segundo Regis Tadeu
A música do Thin Lizzy que sempre deixa James Hetfield de bom humor
Moonspell anuncia título do próximo álbum de estúdio, que sai em julho
Cinco dicas úteis para quem vai ao Bangers Open Air 2026
Jack Osbourne expõe "banda gigante" que exigiu quantia absurda no último show de Ozzy
Mikael Åkerfeldt (Opeth) fala sobre parceria musical com Mike Portnoy


O músico que era o oposto de Jimi Hendrix e serviu de referência ao The Cure
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
O curioso guitarrista que Neil Young proclamou estar "no mesmo nível" que Jimi Hendrix
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música


