Gravação do álbum "Band of Gypsys" foi "um desastre", segundo o próprio Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 31 de outubro de 2025
A banda Jimi Hendrix Experience foi formada por Hendrix assim que ele chegou na Inglaterra em 1966. Da noite para o dia, após fazer um show para os maiores nomes da cena de Londres (como Eric Clapton, Jeff Beck, Pete Townshend, Mick Jagger e Paul McCartney) eles se tornaram uma sensação com sua mistura de rock, blues e psicodelia.
O grande destaque, obviamente, era Jimi Hendrix, que fazia com sua guitarra coisas que os maiores gênios da época nem sonhavam ser possível.
Só que com o passar dos anos o sonho de Hendrix foi se tornando um pesadelo. Com problemas na justiça, crise financeira e burnout, drogas e desilusão com a indústria fonográfica, ele se viu tão atolado em problemas que sua banda acabou implodindo em 1969. A seguir, no mesmo ano, Hendrix formou outra banda na esperança de afastar a zica, a Band of Gyspys, mas o inferno astral persistiu.

Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, no livro Hendrix on Hendrix, o guitar hero confessou frustração com a gravação de seu único álbum, autointitulado, gravado ao vivo.
"Não fiquei muito satisfeito com o álbum 'Band of Gypsys' - se dependesse de mim, nunca teria lançado. Da perspectiva musical, não foi uma boa gravação, e eu estava desafinado em algumas partes. Não teve preparação suficiente e saiu meio 'zoado'. Todos nós nos sentimos inseguros. A questão é que devíamos um álbum à gravadora, e eles estavam nos pressionando… então aqui está."
Para a Rolling Stone, ele disse: "Eu estava muito cansado. Sabe, às vezes tem muita coisa que vai acumulando na sua cabeça e te pega na pior hora, que acabou sendo em uma celebração da paz. Lá estava eu lutando a maior guerra da minha vida, por dentro, sabe? E, tipo, aquele não era o lugar para aquilo. O motivo do disco foi cumprir uma velha cláusula contratual. Nós não vamos mais voltar."
Lançado em 1970, "Band of Gypsys" foi o último lançado por Hendrix em vida, gravado no lendário Fillmore East em Nova Iorque na virada de ano de 1969 para 70. A banda trazia no baixo Billy Cox e na bateria o lendário Buddy Miles.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Sonata Arctica cancela show no Uruguai em cima da hora
Judas Priest fará turnê sul-americana em 2027, segundo o Summa Inferno
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
Jim Root diz que não tem nada a ver com inclusão de Marilyn Manson em tour do Slipknot
De Megadeth a Bruce Springsteen, as 10 músicas mais sombrias da história do rock
Fernanda Lira explica por que Crypta escolheu Victoria Villarreal e não Helena Nagagata
A letra do AC/DC que Brian Johnson escreveu sem entender o que queria dizer, mas a banda entendeu
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Alice Cooper afirma que vício em crack quase o matou
Por que Tony Iommi acha que grandes músicos não conseguiam tocar Black Sabbath direito
Baterista do Raven é chamado às pressas para substituir Charlie Benante em show do Anthrax
O álbum do Led Zeppelin que Jimmy Page acredita que ninguém conseguiria fazer hoje
Rudy Sarzo acredita que morte de Randy Rhoads não foi acidente: "Piloto sabia que ia fazer"
Após sair do I Am Morbid, Pete Sandoval anuncia que David Vincent deixa o Terrorizer
Como Jimi Hendrix reagiria à tecnologia de show atual, segundo Toni Costa
Cinco fantásticos álbuns ao vivo que não nasceram para ser álbuns ao vivo
Os mestres que moldaram Jimi Hendrix antes de ele se tornar o maior nome da guitarra
O disco de Jimi Hendrix que deixou Robert Smith "ensurdecido" aos 11 anos de idade
A canção onde os Beatles "inventaram" Jimi Hendrix, de acordo com George Harrison
O Rolling Stone que quase estragou uma das maiores gravações de Jimi Hendrix
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
O rockstar que descobriu os Beatles, Rolling Stones e Jimi Hendrix: "Ninguém conhecia eles!"
Heavy Metal: 25 bandas que fizeram o gênero ser o que é


