O grande problema da música de Jimi Hendrix, segundo o lendário Buddy Guy
Por Gustavo Maiato
Postado em 12 de outubro de 2025
Antes de se tornar um dos guitarristas mais influentes da história do blues, Buddy Guy já tinha visto de perto a transformação do gênero nas ruas de Chicago. Hoje, aos 89 anos, o músico é uma das últimas lendas vivas de uma era em que o som era limpo, cru e direto - muito diferente do que surgiria nas mãos de um certo Jimi Hendrix. Em recente entrevista publicada pela Guitar, Guy recordou sua reação ao ouvir o lendário guitarrista pela primeira vez. A resposta? Surpresa - e um pouco de incômodo.
"Você vai rir, mas eu achava que ele tocava alto demais…", contou Buddy, lembrando-se da primeira vez em que ouviu Hendrix. Segundo ele, o volume era algo impensável para os padrões da época. "Quando os britânicos começaram a tocar, eles vinham com pilhas de amplificadores Marshall!", disse o bluesman, observando que a tendência do som alto logo dominaria os palcos do rock.

Buddy Guy e Jimi Hendrix
Naquele tempo, o cenário do blues ainda era marcado por simplicidade e discrição. "Quando comecei, Muddy Waters e os caras tinham duas caixinhas de som em cada canto do clube. Era um som limpo", explicou. A chegada de Hendrix e da invasão britânica mudou tudo - tanto em termos de timbre quanto de atitude.
Buddy contou que o tema do volume virou até piada entre ele e Hendrix, depois que os dois se tornaram amigos. "Quando eu ia vê-lo, dizia: 'Antes de entrar lá, você não vai ouvir nada!'", lembrou, rindo. "Aquele tipo de som simplesmente tomou conta de tudo."
O guitarrista refletiu ainda sobre como as mudanças tecnológicas transformaram a música naquele período. "O som limpo desapareceu porque, com os amplificadores, era uma briga de cachorro. Depois vieram os efeitos especiais - e o Jimi foi um dos maiores em tirar proveito disso. Muita gente passou a usar depois dele", afirmou.
Mesmo com as diferenças estilísticas, o respeito entre Buddy e a nova geração era mútuo. "Os grandes guitarristas britânicos, como Jeff Beck e Jimmy Page, olhavam pra mim e diziam: 'Cara, eu não sabia que dava pra tocar blues assim'", recordou. Com humildade típica, Buddy encerrou: "Eles diziam que eu tinha algo diferente. Eu respondia: 'Não fui eu que fiz, foi o Leo Fender. Eu só ligo o amplificador e toco'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores bandas que Lars Ulrich, do Metallica, assistiu ao vivo
Lenda do thrash metal alemão será o novo guitarrista do The Troops of Doom
O disco ao vivo que define o heavy metal, segundo Max Cavalera
Dee Snider revela quem além de Sebastian Bach poderia tê-lo substituído no Twisted Sister
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Fã de Rita Lee no BBB pede show da cantora, e se espanta ao saber que ela faleceu
A internet já começou a tretar pelo Twisted Sister sem Dee Snider e com Sebastian Bach
Rafael Bittencourt elogia Alírio Netto, novo vocalista do Angra; "Ele é perfeito"
Venom anuncia novo álbum de estúdio, "Into Oblivion"
Por que Roger Waters saiu do Pink Floyd; "força criativa esgotada"
As músicas que o Iron Maiden tocou em mais de mil shows
Ouça Sebastian Bach cantando "You Can't Stop Rock 'N' Roll" com o Twisted Sister
Joe Satriani conta como indicou Bumblefoot ao Guns N' Roses
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
O álbum clássico de heavy metal que Max Cavalera gostaria de ter feito

Buddy Guy conta a história de sua guitarra preta com bolinhas brancas
O guitarrista que foi a ponte entre Jimi Hendrix e Stevie Ray Vaughan
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
O artista que influenciou o Kiss e quase fechou banda com o Jimi Hendrix Experience
A música do Hendrix que fez Angus Young levar a guitarra a sério; "Como é que ele faz isso?"
A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
Ultimate Classic Rock: os 100 maiores clássicos do rock


