Buddy Guy conta a história de sua guitarra preta com bolinhas brancas
Por André Garcia
Postado em 17 de junho de 2023
Muitos ligam automaticamente a imagem de uma Fender Stratocaster preta com bolinhas brancas a Buddy Guy. O que nem todos sabem é que essa pintura foi uma homenagem a sua falecida mãe.

Há músicos que possuem instrumentos que se tornam marcas registradas: a Les Paul com círculos pretos e brancos de Zakk Wylde; o baixo em forma de machado de Gene Simmons; a Mosrite branca de Johnny Ramone… Um dos pioneiros nisso foi Buddy Guy com sua Fender Stratocaster preta com bolinhas brancas — pintura que ficou conhecida como polka dots.
O lendário blues man passou pelo Brasil recentemente em sua turnê de despedida, fazendo duas apresentações no Best of Blues and Rock. Em entrevista exclusiva para a Rolling Stone Brasil, publicada em maio de 2023 na edição 5, exclusivamente dedicada ao festival, ele contou que as polka dots foram uma homenagem à sua mãe, Isabel.
Nascido em 1936 em uma família pobre na minúscula cidade Lettsworth, Buddy construiu ele mesmo sua primeira guitarra: com apenas duas cordas, presas com um pregador de cabelo da mãe.
"Minha mãe sofreu um AVC e estava às voltas com seus cinco filhos", relembrou. "Quando fui para Chicago [aconselhado por Muddy Waters], eu disse que mandaria dinheiro para eles e que voltaria em um Polka Dots Cadillac. Eu sabia que não era verdade, mas não tive tempo de dizer isso para ela."
Isabel morreu antes de ter a chance de ver o filho tocando ao vivo.
"Por causa disso", prosseguiu "pensei que precisava criar algo que fosse uma homenagem a ela. Então, veio a Fender Strat com as polka dots. Com o tempo, as pessoas começaram a aparecer nos shows com camisetas, camisas, bonés e chapéus pretos com bolinhas brancas."
As polka dots fizeram sucesso no começo dos anos 80 por outro guitarrista: Randy Rhoads. No período em que tocou com Ozzy Osbourne, ele chamava atenção por sua Flying V com aquela pintura, um contraste para alguém que tocava heavy metal.
Amplamente considerado um dos maiores e mais influentes de todos os guitarristas de blues, Guy foi o mestre do mestres. Eric Clapton certa vez disse que "Buddy Guy foi para mim o que Elvis representou para muitos outros"; Jimi Hendrix já disse que "O paraíso é se deitar aos pés de Buddy Guy e ficar ouvindo ele tocar guitarra".
Apesar de ser idolatrado por figuras tão lendárias, ele jamais deixou de ser humilde: "Não posso aceitar que sou o melhor de todos. Eu me inspiro em Muddy Waters, B.B. King, T-Bone Walker… Eles estavam fazendo isso muito antes de eu saber o que era uma guitarra."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal




Para o lendário bluesman Buddy Guy, "Gravadoras são como os políticos"


