Metal para iniciantes: cinco discos perfeitos para começar a ouvir Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de dezembro de 2022
Chegou a hora de escrever sobre uma das maiores bandas de todos os tempos, que atende por um nome que até mesmo quem não é headbanger já ouviu muitas vezes. É claro que estou falando do Metallica, grupo que "furou a bolha" do metal e se tornou mundialmente famoso dentro e fora do universo da música pesada.
A trajetória do Metallica começou no início dos anos 1980, quando um jovem dinamarquês chamado Lars Ulrich chegou aos Estados Unidos. Lars conheceu James Hetfield e o resto da história todos nós conhecemos: a dupla formou o Metallica, um dos maiores representantes da história do metal.
O grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich lançou excelentes trabalhos, que ajudaram o thrash e o heavy metal a se consolidarem como estilos duradouros. A lista a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, apresenta alguns destes trabalhos.
Aperte o play e confira cinco discos perfeitos para começar a ouvir Metallica, em mais um capítulo da série "Metal para iniciantes". Boa diversão.
"Kill 'Em All"
Lançado em julho de 1983, o primeiro trabalho do Metallica é um chute na cara, como todo disco de thrash metal deveria ser. "Kill 'Em All" é um festival de músicas rápidas, empolgantes e pesadas, que mostram todo o potencial daqueles jovens garotos.
"Hit The Lights", "The Four Horsemen", "Whiplash" e "Seek & Destroy" são alguns dos destaques de um disco que choca o ouvinte desde a capa até os segundos finais da insana "Metal Militia".
Vale lembrar que algumas das faixas de "Kill 'Em All" contaram com a colaboração de um guitarrista chamado Dave Mustaine (sim, esse mesmo que você pensou).
"Ride The Lightning"
O mundo mal havia se recuperado do impacto causado por "Kill 'Em All" e o Metallica lançou "Ride The Lightning". Em seu segundo disco, James Hetfield e seus camaradas mostraram uma significativa evolução musical. A sonoridade "inconsequente" e rebelde do debut continuava presente, mas foi bem lapidada e passou a apresentar mais melodia.
Logo de cara, "Ride The Lightning" mostra a que veio, com a potente "Fight Fire With Fire", uma das composições mais rápidas e pesadas de toda a carreira do Metallica. Tudo o que se ouve na sequência beira a perfeição, como pode ser conferido em "Fade To Black", "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death".
"Master Of Puppets"
Não é exagero nenhum afirmar que "Master Of Puppets" é um dos maiores trabalhos gravados por uma banda de heavy metal. Pesado, rápido e muito técnico, o terceiro disco de estúdio do Metallica é absolutamente perfeito.
É difícil escolher apenas uma faixa como destaque, já que todas as músicas são magníficas. Sendo assim, o ideal é ouvir o play todo em uma tacada só, de "Battery" até "Damage, Inc", duas senhoras porradas. Entre a primeira e a última música, há outras maravilhas, como "Master Of Puppets", "Welcome Home (Sanitarium)" e "Disposable Heroes".
Um clássico, obrigatório na coleção de qualquer headbanger.
"...And Justice For All"
Os músicos do Metallica passaram por um terrível trauma em setembro de 1986, quando o baixista Cliff Burton morreu enquanto a banda fazia uma turnê pela Escandinávia. Jason Newsted, que tocava na banda Flotsam And Jetsam, foi escolhido para assumir as quatro cordas.
O primeiro trabalho de Jason com o Metallica é "...And Justice For All", disco que mostra uma pequena mudança no direcionamento musical do quarteto. As músicas ficaram mais intrincadas, "obscuras" e longas.
Embora "...And Justice For All" seja diferente de seus antecessores, trata-se de um dos melhores discos do Metallica. A faixa-título, a explosiva "Blackened", a clássica "One" e "Harvester Of Sorrow" são os destaques do álbum, que tem apenas um defeito: o baixo inaudível, cortesia de Lars Ulrich e James Hetfield.
"Metallica"
Para finalizar, o trabalho que fez muita gente virar as costas para o Metallica. Também conhecido como "Black Album" (por conta de sua capa), o quinto disco da banda liderada por Lars e James deixou o thrash metal dos primeiros registros de lado para dar lugar a uma sonoridade mais acessível.
Se por um lado o Metallica perdeu alguns fãs, por outro, começou a chamar a atenção de pessoas que não ligavam muito para o heavy metal. Músicas como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" fizeram o Metallica se tornar um fenômeno de popularidade.
"Metallica" vendeu milhões de cópias e é um dos maiores sucessos da história da música. Com razão, afinal de contas, é um ótimo disco, que pode mudar a sua vida, assim como mudou a deste humilde redator.
Agora que você já sabe quais discos ouvir, confira na playlist abaixo cinco músicas de cada um. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Metal para Iniciantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps