Metal para iniciantes: cinco discos perfeitos para começar a ouvir Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de dezembro de 2022
Chegou a hora de escrever sobre uma das maiores bandas de todos os tempos, que atende por um nome que até mesmo quem não é headbanger já ouviu muitas vezes. É claro que estou falando do Metallica, grupo que "furou a bolha" do metal e se tornou mundialmente famoso dentro e fora do universo da música pesada.
A trajetória do Metallica começou no início dos anos 1980, quando um jovem dinamarquês chamado Lars Ulrich chegou aos Estados Unidos. Lars conheceu James Hetfield e o resto da história todos nós conhecemos: a dupla formou o Metallica, um dos maiores representantes da história do metal.
O grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich lançou excelentes trabalhos, que ajudaram o thrash e o heavy metal a se consolidarem como estilos duradouros. A lista a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, apresenta alguns destes trabalhos.
Aperte o play e confira cinco discos perfeitos para começar a ouvir Metallica, em mais um capítulo da série "Metal para iniciantes". Boa diversão.
"Kill 'Em All"
Lançado em julho de 1983, o primeiro trabalho do Metallica é um chute na cara, como todo disco de thrash metal deveria ser. "Kill 'Em All" é um festival de músicas rápidas, empolgantes e pesadas, que mostram todo o potencial daqueles jovens garotos.
"Hit The Lights", "The Four Horsemen", "Whiplash" e "Seek & Destroy" são alguns dos destaques de um disco que choca o ouvinte desde a capa até os segundos finais da insana "Metal Militia".
Vale lembrar que algumas das faixas de "Kill 'Em All" contaram com a colaboração de um guitarrista chamado Dave Mustaine (sim, esse mesmo que você pensou).

"Ride The Lightning"
O mundo mal havia se recuperado do impacto causado por "Kill 'Em All" e o Metallica lançou "Ride The Lightning". Em seu segundo disco, James Hetfield e seus camaradas mostraram uma significativa evolução musical. A sonoridade "inconsequente" e rebelde do debut continuava presente, mas foi bem lapidada e passou a apresentar mais melodia.
Logo de cara, "Ride The Lightning" mostra a que veio, com a potente "Fight Fire With Fire", uma das composições mais rápidas e pesadas de toda a carreira do Metallica. Tudo o que se ouve na sequência beira a perfeição, como pode ser conferido em "Fade To Black", "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death".
"Master Of Puppets"
Não é exagero nenhum afirmar que "Master Of Puppets" é um dos maiores trabalhos gravados por uma banda de heavy metal. Pesado, rápido e muito técnico, o terceiro disco de estúdio do Metallica é absolutamente perfeito.
É difícil escolher apenas uma faixa como destaque, já que todas as músicas são magníficas. Sendo assim, o ideal é ouvir o play todo em uma tacada só, de "Battery" até "Damage, Inc", duas senhoras porradas. Entre a primeira e a última música, há outras maravilhas, como "Master Of Puppets", "Welcome Home (Sanitarium)" e "Disposable Heroes".
Um clássico, obrigatório na coleção de qualquer headbanger.
"...And Justice For All"
Os músicos do Metallica passaram por um terrível trauma em setembro de 1986, quando o baixista Cliff Burton morreu enquanto a banda fazia uma turnê pela Escandinávia. Jason Newsted, que tocava na banda Flotsam And Jetsam, foi escolhido para assumir as quatro cordas.
O primeiro trabalho de Jason com o Metallica é "...And Justice For All", disco que mostra uma pequena mudança no direcionamento musical do quarteto. As músicas ficaram mais intrincadas, "obscuras" e longas.
Embora "...And Justice For All" seja diferente de seus antecessores, trata-se de um dos melhores discos do Metallica. A faixa-título, a explosiva "Blackened", a clássica "One" e "Harvester Of Sorrow" são os destaques do álbum, que tem apenas um defeito: o baixo inaudível, cortesia de Lars Ulrich e James Hetfield.
"Metallica"
Para finalizar, o trabalho que fez muita gente virar as costas para o Metallica. Também conhecido como "Black Album" (por conta de sua capa), o quinto disco da banda liderada por Lars e James deixou o thrash metal dos primeiros registros de lado para dar lugar a uma sonoridade mais acessível.
Se por um lado o Metallica perdeu alguns fãs, por outro, começou a chamar a atenção de pessoas que não ligavam muito para o heavy metal. Músicas como "Enter Sandman", "Sad But True", "The Unforgiven" e "Nothing Else Matters" fizeram o Metallica se tornar um fenômeno de popularidade.
"Metallica" vendeu milhões de cópias e é um dos maiores sucessos da história da música. Com razão, afinal de contas, é um ótimo disco, que pode mudar a sua vida, assim como mudou a deste humilde redator.
Agora que você já sabe quais discos ouvir, confira na playlist abaixo cinco músicas de cada um. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Metal para Iniciantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Marcello Pompeu lança tributo ao Slayer e abre agenda para shows em 2026
A música "mais idiota de todos os tempos" que foi eleita por revista como a melhor do século XXI
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Rafael Bittencourt desabafa sobre receios e "confiança rompida" com Edu Falaschi
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Novo álbum do Kreator, "Krushers of the World" é elogiado em resenha do Blabbermouth
Os três gigantes do rock que Eddie Van Halen nunca ouviu; preferia "o som do motor" do carro
Festival SP From Hell confirma edição em abril com atrações nacionais e internacionais do metal
Regis Tadeu revela qual lado está errado na treta do Sepultura com Eloy Casagrande
Suposta filha secreta de Freddie Mercury morre aos 48 anos, diz família

Álbuns que mudaram a minha vida: Metallica, o disco que me fez gostar de heavy metal
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Slayer
Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Machine Head
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Anthrax
Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir In Flames
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
O dia em que Lars Ulrich exaltou o Iron Maiden durante conversa com Steve Harris
A música caótica do Sepultura que foi escrita na casa de Jason Newsted
O polêmico álbum de Metal que Geezer Butler gostaria de ter escrito
Cinco discos de heavy metal que são essenciais, segundo Prika Amaral
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire


