Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir In Flames
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de janeiro de 2023
A série "Metal para iniciantes" chegou até a Suécia, país onde surgiu um dos grandes nomes do metal europeu, o In Flames. O grupo foi fundado no início dos anos 1990 pelo multi-instrumentista Jesper Strömblad e se notabilizou como um dos maiores representantes do melodic death metal.
A carreira do In Flames é repleta de mudanças na sonoridade e na formação, tanto que o grupo não conta mais com nenhum membro original. Apesar de todas as turbulências e trocas de integrantes, a banda sempre fez um trabalho de qualidade, seja tocando death metal melódico, seja tocando metal alternativo.
Durante seus mais de 30 anos de carreira, o In Flames lançou 13 álbuns de estúdio e o lançamento do décimo quarto trabalho está programado para fevereiro de 2023. Enquanto Anders Friden e seus camaradas não lançam mais uma obra, você pode conferir o guia a seguir, que apresenta cinco discos perfeitos para começar a ouvir In Flames.
"The Jester Race"
Um dos maiores clássicos da história do melodic death metal, "The Jester Race" é um prato cheio para quem gosta de melodia, agressividade e técnica. Lançado em 1996, o disco marca a estreia do vocalista Anders Fridén e é fundamental para qualquer fã de In Flames e de metal sueco.
Os principais destaques ficam com a faixa-título, "Artifacts Of The Black Rain" e "Moonshield".
"Whoracle"
A fórmula utilizada em "The Jester Race" deu muito certo, tanto que foi usada em seu sucessor, o maravilhoso "Whoracle", que viu a luz do dia no segundo semestre de 1997.
"Whoracle" apresenta em seu tracklist músicas que alternam peso e passagens cheias de melodia. "Gyroscope", "The Hive", "Jotun" e a estupenda "Episode 666" são os destaques de um trabalho memorável.
"Clayman"
O quinto trabalho do In Flames figura entre os maiores clássicos do grupo e marca o fim de uma fase, pois a partir de "Reroute To Remain", o death metal melódico foi cedendo espaço para vertentes mais alternativas da música pesada.
Lançado em julho de 2000, "Clayman" é um trabalho pesado e moderno (para a época), que presenteou os fãs com hinos como "Pinball Map", "Bullet Ride", "Satellites And Astronauts" e o maior hit do In Flames, "Only For The Weak".
"Come Clarity"
Após dois álbuns que dividiram opiniões, em 2006 o In Flames resolveu unir o que havia feito no passado com o que estava fazendo na época. Essa junção resultou em um disco fantástico, chamado "Come Clarity".
A "volta às raízes" foi traduzida em músicas que fazem muito sucesso até hoje, como as intensas "Take This Life", "Vacuum" e "Crawling Through Knives". Outro grande destaque do álbum é a sua faixa-título, uma balada capaz de arrancar lágrimas até das pessoas mais insensíveis.
"Sounds Of A Playground Fading"
Para finalizar a seleção, o primeiro trabalho do In Flames sem a presença de Jesper Strömblad, que saiu da banda para tratar de seus problemas com o alcoolismo.
Embora não seja um disco tão pesado, "Sounds Of A Playground Fading" é um dos trabalhos mais profundos e emotivos do In Flames. A sonoridade apresentada no disco passa longe do melodic death metal de outrora, mas nem de longe é desagradável. A não ser que o ouvinte seja um xarope que não consiga admirar boas melodias.
A faixa-título, "Deliver Us" e "Where The Dead Ships Dwell" mostram que existe vida sem Jesper Strömblad. Uma vida mais melódica e menos agressiva.
Para ouvir cinco músicas de cada disco, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Metal para Iniciantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps