Em 27/09/1986: Morria de forma trágica o baixista Cliff Burton
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2021
O dia 27 de setembro de 1986 é uma das datas mais tristes da história do heavy metal. Foi no referido dia que Cliff Burton, baixista do Metallica, morreu em um terrível acidente, esmagado pelo ônibus que a banda viajava. A tragédia aconteceu no sul da Suécia, durante a tour do álbum "Master Of Puppets".
Clifford Lee Burton nasceu em 10 de fevereiro de 1962, em Castro Valley (Califórnia, EUA). Quando criança, seu pai (Ray Burton) lhe apresentou música clássica. Com o passar dos anos, Cliff começou a se interessar por música pesada e aos 13 anos, após a morte de seu irmão, começou a tocar baixo.
Cliff, que tocava na banda Trauma, chamou a atenção de Lars Ulrich e James Hetfield, que procuraram por um baixista. O jovem Cliff aceitou o convite e o Metallica fechou a formação que gravou os primeiros álbuns e se tornou dos maiores quartetos de todos os tempos: James Hetfield (guitarra/vocal), Kirk Hammett (guitarra), Cliff Burton (baixo) e Lars Ulrich (bateria).
O talento e criatividade gigantescos de Cliff podem ser ouvidos em "Kill 'Em All", primeiro disco da banda, lançado em 1983. O destaque especial vai para a excelente e insana "(Anesthesia) Pulling Teeth", um grande solo de baixo que impressiona até hoje.
No segundo álbum, o excelente "Ride The Lightning", além de tocar muito, Cliff também participou da composição de cinco músicas do disco: a faixa-título, "For Whom The Bell Tolls", "Fade To Black", "Creeping Death" e a instrumental "The Call Of Ktulu".
A maior obra do Metallica, "Master Of Puppets", foi lançada em 1986. Cliff ajudou a escrever a faixa que dá nome ao disco, "Damage, Inc." e "Orion", sendo que esta última se tornou uma de suas marcas registradas.
Naquelas alturas, o Metallica estava se tornando uma banda gigantesca e parecia que nada poderia parar aqueles rapazes. Infelizmente, nem tudo correu como o planejado e no dia 27 de setembro de 1986, o ônibus que levava a banda derrapou e capotou, caindo em cima do corpo de Cliff Burton. O músico, que tinha 24 anos, morreu na hora.
A morte de Cliff é uma das páginas mais tristes da história do metal e completa 35 anos nesta segunda-feira (27).
Apesar do pouco tempo que viveu no mesmo plano que os meros mortais, Cliff Burton conseguiu encantar o mundo com seu talento e sua maneira selvagem de tocar o instrumento de quatro cordas.
Cliff se foi deste mundo, mas sua obra e seu legado são eternos. Cliff se tornou um ídolo imortal, que merece ser reverenciado hoje, amanhã e para sempre.
Nome: Clifford Lee Burton (baixista do Metallica)
Data de nascimento: 10 de fevereiro de 1962
Data da morte: 27 de setembro de 1986
Discografia com o Metallica
"Kill 'Em All" (1983)
"Ride The Lightning" (1984)
"Master Of Puppets" (1986)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Frank Beard, baterista do ZZ Top, morre aos 77 anos de idade
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
"O Savatage nunca devia ter parado", admite guitarrista Chris Caffery
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Frank Beard, baterista do ZZ Top, se afasta devido a problemas de saúde

Ídolos imortais: Cliff Burton, o gênio das quatro cordas

Floor Jansen canta Metallica com a Banda de Fuzileiros Navais da Marinha Holandesa
A canção "nada a ver" que o Metallica gravou por parecer ser feita para eles; "somos nós"
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
10 discos essenciais do thrash metal oitentista, segundo a Metal Hammer
O baterista que James Hetfield achou "terrível" na primeira vez em que ouviu tocar
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
5 músicas que os próprios compositores consideram as piores que já escreveram
As 5 bandas mais importantes da história do heavy metal, na opinião de Mateus Ribeiro


