Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de dezembro de 2022
A série Metal para iniciantes está de volta e dessa vez, fala sobre a banda que pavimentou o caminho para o heavy metal se transformar no fenômeno de popularidade que é até hoje. É claro, óbvio e evidente que estou falando do Black Sabbath.
Melhores e Maiores - Mais Listas
O grupo fundado pelo mestre Tony Iommi é considerado um dos criadores do heavy metal e lançou álbuns que mudaram para sempre a história do estilo. Por se tratar de um nome tão importante, o capítulo do Black Sabbath conta com cinco álbuns, ao contrário das primeiras matérias desta coluna.
Agora que todas as apresentações foram feitas, é hora de apertar o play e conferir cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir Black Sabbath.
"Paranoid"
O primeiro disco do Black Sabbath, que leva o nome do quarteto, é o início de tudo. Mas com "Paranoid", Tony Iommi e seus camaradas mostraram ao mundo que o heavy metal havia chegado para ficar.
A faixa-título, maior hit da história da música pesada, é o carro chefe de um disco que ainda tem em seu tracklist outros clássicos imortais, como "War Pigs", "Iron Man" e "Electric Funeral".
"Paranoid" é um dos maiores registros da história do metal e deve ser ouvido ao menos uma vez na vida.
"Vol. 4"
O quarto trabalho de estúdio do Black Sabbath é uma obra-prima do início ao fim e apresenta uma das melhores músicas da banda, a magnífica "Snowblind". Aliás, o álbum inicialmente seria chamado de "Snowblind", em uma clara alusão ao pó branco que os integrantes da banda gostavam de usar.
"O disco custou, eu acho, 65 mil dólares, e a conta da cocaína foi de 75 mil dólares. Tínhamos um traficante que costumava aparecer de vez em quando. Ele costumava ter essas caixas de sabão em pó, onde na verdade, havia cocaína. E ele literalmente esvaziou essas caixas de cocaína no meio da mesa. Era uma pequena montanha (...). Era cocaína 100% pura e isso era muito bom", afirmou o baixista Geezer Butler durante entrevista concedida à Rolling Stone.
Apesar do alto consumo de cocaína, Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward gravaram um disco memorável, que além de "Snowblind", tem como destaque a balada "Changes", "Supernaut" e "Wheels Of Confusion".

"Sabotage"
Lançado em julho de 1975, o sexto disco do Sabbath é pesado e "viajado" ao mesmo tempo. A porrada "Symptom Of The Universe" (que tem um dos riffs mais marcantes escritos por Tony Iommi) contrasta com o experimentalismo presente na épica "Megalomania". Até mesmo o pop dá as caras em "Sabotage", como pode ser ouvido na curiosa e cativante "Am I Going Insane (Radio)".
Além das três faixas acima citadas, outra música que merece ser lembrada é "Holy In The Sky", que abre "Sabotage" com maestria.

"Heaven And Hell"
Após oito álbuns, o casamento entre Ozzy e Black Sabbath acabou. O genial Ronnie James Dio, que fez parte do Rainbow, foi escolhido como o substituto do Madman. A troca de vocalista afetou a sonoridade da banda, que ficou mais melódica, enquanto as letras passaram a abordar temas fantasiosos.
"Heaven And Hell", "Children Of The Sea", "Neon Knights", "Die Young" e "Lonely Is The Word" mostraram outro lado do Sabbath e transformaram o nono disco da banda em um clássico absoluto do heavy metal.

"Dehumanizer"
A segunda passagem de Dio pelo Black Sabbath foi curta, mas durou tempo suficiente para o grupo gravar um dos discos mais pesados de sua gloriosa carreira, o afiadíssimo "Dehumanizer". É impossível ouvir as pedradas "TV Crimes", "Computer God", "I" e "Buried Alive" e não sair por aí batendo cabeça instantaneamente.
Tony Iommi e seus parceiros mostraram com "Dehumanizer" que mesmo após 20 anos de carreira, o Sabbath sabia dar aulas de heavy metal.

Para ouvir cinco músicas de cada disco, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Metal para Iniciantes
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Yes anuncia detalhes do seu novo álbum de estúdio, "Aurora"
Dave Mustaine afirma que setlists dos shows do Megadeth são decididos em equipe
As três bandas de prog que mudaram para sobreviver ao punk, segundo o Ultimate Guitar
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Andreas Kisser fala sobre planos para o pós-Sepultura e novo EP
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
Rolling Stones lançam amanhã música sob nome falso e segue o mistério sobre novo álbum
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Slayer
Metal para iniciantes: cinco discos perfeitos para começar a ouvir Metallica
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Machine Head
Metal para iniciantes: três discos perfeitos para começar a ouvir Anthrax
Metal para iniciantes: cinco álbuns perfeitos para começar a ouvir In Flames
As 11 melhores músicas lançadas em 1973, de acordo com a Classic Rock
Como Ronnie James Dio entrou no Black Sabbath mesmo sem querer, segundo canal
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
2/4 do Black Sabbath original vai participar de convenção de horror nos EUA
O disco que define o heavy metal, segundo Lzzy Hale, vocalista do Halestorm
A opinião contundente de Vernon Reid sobre "War Pigs", clássico do Black Sabbath
O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
O motivo que fez Ozzy achar que membros do Metallica tiravam uma com a cara dele
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
O produtor que decepcionou o Black Sabbath: "Iommi ficou incrivelmente desapontado"


