Marcos de Ros: "A corrupção sempre existiu, não só no Brasil!"
Por Thiago Sarkis
Postado em 13 de setembro de 2005
Sentimento / Observação
Na verdade, esse momento político é muito interessante! Se por um lado estamos talvez perdendo um dos últimos resquícios de termos vivido como ditadura durante muitos anos, quando finalmente a esquerda, a eterna oposição, chega no poder, me parece que também perdemos aquela ingenuidade de achar que os outros partidos são cheios de corruptos, mas o PT não, o PT é um partido formado apenas por idealistas que querem um futuro melhor.
Marcos de Ros - Mais Novidades
A perda dessas duas coisas é muito importante para a maturidade política do país. Um povo que não confia cegamente, mas quer ver seu país melhorar é um povo que tem muito mais consciência na hora de votar.
Uma outra análise que não posso deixar passar é que a corrupção sempre existiu, não só no Brasil, mas em qualquer país do mundo e, se agora ela invade nossos jornais dessa maneira, é porque a liberdade de imprensa é uma realidade nacional.
Lula sabia?
Bom, essa é uma pergunta muito difícil. Eu acho que o presidente sabia de algumas coisas, mas estava com as mãos atadas para tomar qualquer tipo de providência e que, para não estar nessa situação, preferia não saber de maiores detalhes. Logicamente se ele admitisse isso seria um prato cheio para seus opositores, então ele deve manter a posição de "Não sabia de nada" para que o governo não saia tão prejudicado. Mas eu realmente acredito que ele não podia tomar nenhuma atitude, ou seja, ele ainda tem meu voto de confiança.
O que fazer?
O processo democrático é lento, mas acho realmente o mais adequado. As apurações vão levar pessoas muito poderosas para a cadeia. Toda essa situação vai servir para que o país passe por um período de "limpeza de casa" que vai ser muito saudável. Acho que está tudo indo muito bem! Qualquer tipo de medida radical seria, ao meu ver, uma perda muito grande nesse amadurecimento democrático que estamos passando.
Ainda te resta esperança ou sobrou apenas o medo?
Esse momento é de grande expectativa. Não acredito muito nessa coisa de esperança, pois está no radical da palavra uma relação com a "espera". Não gosto de esperar, acho importante agir. Não gostaria que o povo tivesse "esperança" mas sim uma vontade grande de trabalhar com fé. Por outro lado o medo paralisa, o medo não traz nada de bom, o medo é a ditadura e o silêncio. Qualquer opção é melhor que o medo.
Mas se é para escolher entre as duas, que seja a esperança sem espera. A esperança com atitude de vitória e sorriso no rosto, pois me parece que rompendo esses vínculos com o passado o país vai entrar numa era de crescimento e de relações mais transparentes entre políticos e povo.
Website – http://www.deros.com.br
Pela Ordem
Andreas Kisser: "Tudo isso é muito triste e decepcionante!"
Tropa de Shock: "O país gasta muito para averiguar a corrupção!"
Pela Ordem: Hugo Mariutti opina sobre a corrupção no Brasil
Vitão Bonesso: "Desisti de acreditar em qualquer candidato!"
Fabrizio Di Sarno: "O PT teve que se unir com pessoas pouco confiáveis
Marcello Pompeu: "Eu sempre votei no PT e estou me sentindo um otário!"
Amílcar: "Quanto mais mexe, mais coisa errada vai aparecer!"
Pela ordem: Renato Tribuzy é a favor de mudanças no sistema político
Pela ordem: Carlos Lopes vê revanchismo na política
Pela Ordem: Sabrina Carrión diz que Lula fez vista grossa
Adagio: Na França, Monsanto também não perdoa o PT
Pela Ordem: Cara-de-pau e jeitinho brasileiro irritam tecladista do Angra
DragonHeart: Marco Caporasso quer limpa no Congresso Nacional
Pela Ordem: Aquiles Priester vê educação e cultura como caminhos
Todas as matérias sobre "Pela Ordem"Siga e receba novidades do Whiplash.Net:
Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps