Geddy Lee e a música do Led Zeppelin que mostra a genialidade de John Paul Jones
Por Bruce William
Postado em 11 de novembro de 2024
Geddy Lee é um fã declarado do Led Zeppelin. Volta e meia ele cita a banda e comenta como foi influenciado pelo quarteto britânico, embora sejam contemporâneos do Rush, inclusive ambas foram formadas em 1968, mas a ascensão do Led foi quase imediata, ao contrário da banda canadense que levou alguns anos para atingir o estrelato.
"Assim que o primeiro álbum deles foi lançado, corremos para Sam the Record Man, apenas para descobrir que a notícia estava se espalhando rapidamente e já estava esgotado. Quando o novo pedido finalmente chegou, pegamos um, voltamos para casa e o colocamos no meu toca-discos. Ainda me lembro de nós três sentados na cama, totalmente maravilhados, ouvindo o peso de 'Good Times Bad Times', o fogo de 'Communication Breakdown' e, ah, aquele som de bateria!", disse Lee ao se relembrar de quando conheceu o Led, em 1969.
Sobre essa ocasião, ele comentou ainda: "O Zep reformulou o Blues em um estilo explosivo e muito inglês que falaria com nossa geração de músicos como nenhum outro. Para nós, havia o Rock antes do surgimento do Zep, e havia o rock depois. Esse era o nosso novo paradigma. O Zeppelin desafiou a maneira como nos sentíamos em relação ao nosso próprio som. Se não era pesado agora, parecia simplesmente fraco."
Geddy achava, inclusive, que taxar o Led Zeppelin como uma banda de "Heavy Metal" é limitar a obra da banda a somente um gênero: "Eles eram muito mais do que uma banda de Heavy Metal. Sim, eles tinham um som que surpreendia constantemente. Eles usavam influências e arriscavam-se de uma forma que outras bandas de Heavy Metal simplesmente não conseguiriam conceber, talvez provocados pelas letras de Robert Plant. Adoro as imagens que ele usa. E é a combinação da forma como o violão de Jimmy é usado e a presença desse fundo de blues. Isso dá à música deles muito mais profundidade do que a de uma banda de Heavy Metal comum."
E dentre as músicas da banda, Geddy chegou a declarar que "Rock And Roll", segunda faixa do quarto álbum de estúdio do Led Zeppelin de 1971, é sua música menos favorita da banda: "Essa pode ser minha música menos favorita do Zeppelin. É simples demais para mim, muito comercial. Eu simplesmente nunca curti."
Já durante depoimento de 2009 para a Guitar World sobre as músicas que ajudaram a formar a sonoridade do Rush, Geddy não somente enumerou outra música que para ele é uma das melhores do Led, mas ainda por cima serve para comprovar a genialidade de John Paul Jones no baixo: "How Many More Times", do álbum de estreia da banda, de 1969.
"Eu vi os caras em Toronto, em um lugarzinho chamado Rockpile. Estávamos na segunda fileira, e quando eles tocaram essa música, fiquei impressionado. Reafirmou para mim todo o potencial criativo de misturar Hard Rock com música progressiva. John Paul Jones era o herói anônimo daquela banda. Qual baixista daquela época não sabia tocar aquele riff? Ainda toco isso de vez em quando nas passagens de som", disse Geddy.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps