Pela Ordem: Sabrina Carrión diz que Lula fez vista grossa
Por Thiago Sarkis
Postado em 29 de novembro de 2005
Sentimento / Observação
Acho um momento bastante confuso para todos nós, e nos resta uma sensação de vazio, sem saber em que ou quem acreditar. Afinal, se a própria oposição é corrupta, então quem não é? Mas, ao mesmo tempo, eu vejo tudo isso como uma grande oportunidade para o país amadurecer e perceber que não existe mágica para transformar 500 anos de colonialismo numa democracia de fato. Demos o primeiro passo nessa direção e a ascensão de Lula ao poder é algo único, mas a corrupção não. Ela sempre existiu, e sempre existirá, o problema é que depositamos muita esperança numa só pessoa e, ingenuamente, acreditamos que o Lula iria mudar o Brasil e até o mundo. Compramos essa idéia e agora pagamos o preço por esse ingênuo idealismo.
Lula sabia?
Se ele sabia ou não, acho que não faz muita diferença. Até mesmo porque, não é o presidente que faz o governo e sim o contrário. Mas, acho que ele sabia onde estava se metendo e se ele não sabia, fez "vistas grossas".
O que fazer?
Acho que em curto prazo, as CPIs devem continuar. Apesar de sabermos que tudo acaba fazendo parte de um jogo político, não tem outro jeito senão acompanharmos as investigações e a mídia fazer a sua parte em divulgar cada detalhe. Já em longo prazo, sou a favor de uma Reforma Política total, acabando de vez com toda essa supervalorização dos cargos políticos, as regalias e altos salários, pois só assim seria possível filtrar os "bem intencionados" dos "carreiristas". Muita gente ia pular fora e dar espaço pra quem realmente quer fazer algo pelo país e não penas "mamar nas tetas" do governo.
Ainda te resta esperança ou sobrou apenas o medo?
Esperança sempre! Nós elegemos nossos líderes por voto direto, escolhemos nossos representantes no Senado e na Câmara, portanto o grande problema é a falta de maturidade política de nossa sociedade, que acha que tudo se resume ao presidente eleito, quando na verdade a máquina política que está por trás é que governa de fato. Por isso é mais do que importante aprendermos a exercer nossa cidadania, a cobrar de nossos políticos e lutar por nossos direitos sempre. Senão será sempre a mesma velha história: o governo rouba, a oposição reclama e o povo paga.
Pela Ordem
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps