Special Providence: quinto álbum mostra banda totalmente em forma
Resenha - Will - Special Providence
Por Victor de Andrade Lopes
Fonte: Sinfonia de Ideias
Postado em 30 de dezembro de 2017
Nota: 8
O quarteto húngaro Special Providence, sem dúvidas um dos melhores grupos instrumentais de metal progressivo desde o Liquid Tension Experiment, chega ao seu quinto álbum, Will, totalmente em forma.
O trabalho soa extremamente coeso, como se fosse uma única faixa de 50 minutos dividida em várias seções. E como manda o manual de metal progressivo instrumental, as faixas abusam de ritmos complexos, variações constantes de andamentos e frases intrincadas, dando espaço para todos os membros exibirem suas habilidades.
Mas temos também alguns momentos de relativa calmaria e simplicidade, como as passagens meio bossa nova de "Irrelevant Connotations", o longo solo sem base de guitarra de "A Magnetic Moment", ou a segunda mais longa "The Rainmaker", que, grosso modo, vê a banda modulando e variando sobre um mesmo fraseado não tão agressivo por quase sete minutos.
Os destaques ficam por conta de "Slow Spin" e "Mos Eisley", nas quais o tecladista Zsolt Kaltenecker preenche o som com elementos eletrônicos na melhor escola Rush de oitentização do rock progressivo; e a mais longa, "The Ancient Cosmic Bubble", que vê a banda condensar todas as suas facetas em quase sete minutos e meio do mais refinado progressivo instrumental.
Até pela complexidade do som, pode ser um disco um tanto indigesto e pouco acessível, especialmente para quem não aprecia o gênero. Talvez por isso também o álbum pareça desprovido do chamado "fator uau". Mas ainda assim é merecedor de constar nas listas de melhores lançamentos progressivos de 2017.
Perfeito para os fãs do gênero, Will reafirma o Special Providence como uma potência instrumental da década, no mesmo nível de Animals as Leaders e afins. Pode comprar sem medo - exceto se você não tiver estômago para música deste naipe.
Abaixo, o vídeo de "Irrelevant Connotations":
Track-list:
1. "Akshaya Tritiya"
2. "Irrelevant Connotations"
3. "A Magnetic Moment"
4. "Will"
5. "Neptunian Pyramid Chill"
6. "Slow Spin"
7. "The Rainmaker"
8. "Mos Eisley"
9. "The Ancient Cosmic Bubble"
10. "Distant Knowledge"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps