Special Providence: quinto álbum mostra banda totalmente em forma

Resenha - Will - Special Providence

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Victor de Andrade Lopes, Fonte: Sinfonia de Ideias
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8

O quarteto húngaro Special Providence, sem dúvidas um dos melhores grupos instrumentais de metal progressivo desde o Liquid Tension Experiment, chega ao seu quinto álbum, Will, totalmente em forma.

Rockstars: as esposas mais lindas do rock - 1ª parteHeavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O trabalho soa extremamente coeso, como se fosse uma única faixa de 50 minutos dividida em várias seções. E como manda o manual de metal progressivo instrumental, as faixas abusam de ritmos complexos, variações constantes de andamentos e frases intrincadas, dando espaço para todos os membros exibirem suas habilidades.

Mas temos também alguns momentos de relativa calmaria e simplicidade, como as passagens meio bossa nova de "Irrelevant Connotations", o longo solo sem base de guitarra de "A Magnetic Moment", ou a segunda mais longa "The Rainmaker", que, grosso modo, vê a banda modulando e variando sobre um mesmo fraseado não tão agressivo por quase sete minutos.

Os destaques ficam por conta de "Slow Spin" e "Mos Eisley", nas quais o tecladista Zsolt Kaltenecker preenche o som com elementos eletrônicos na melhor escola Rush de oitentização do rock progressivo; e a mais longa, "The Ancient Cosmic Bubble", que vê a banda condensar todas as suas facetas em quase sete minutos e meio do mais refinado progressivo instrumental.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Até pela complexidade do som, pode ser um disco um tanto indigesto e pouco acessível, especialmente para quem não aprecia o gênero. Talvez por isso também o álbum pareça desprovido do chamado "fator uau". Mas ainda assim é merecedor de constar nas listas de melhores lançamentos progressivos de 2017.

Perfeito para os fãs do gênero, Will reafirma o Special Providence como uma potência instrumental da década, no mesmo nível de Animals as Leaders e afins. Pode comprar sem medo - exceto se você não tiver estômago para música deste naipe.

Abaixo, o vídeo de "Irrelevant Connotations":

Track-list:
1. "Akshaya Tritiya"
2. "Irrelevant Connotations"
3. "A Magnetic Moment"
4. "Will"
5. "Neptunian Pyramid Chill"
6. "Slow Spin"
7. "The Rainmaker"
8. "Mos Eisley"
9. "The Ancient Cosmic Bubble"
10. "Distant Knowledge"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Special Providence"


Rockstars: as esposas mais lindas do rock - 1ª parteRockstars
As esposas mais lindas do rock - 1ª parte

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1992Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1992


Sobre Victor de Andrade Lopes

Victor de Andrade Lopes é jornalista (Mtb 77507/SP) formado pela PUC-SP com extensões em Introdução à História da Música e Arte Como Interpretação do Brasil, ambas pela FESPSP, e estudante de Sistemas para Internet na FATEC de Carapicuíba, onde mora. É também membro do Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e responsável pelo blog Sinfonia de Ideias. Apaixonado por livros, ciências, cultura pop, games, viagens, ufologia, e, é claro, música: rock, metal, pop, dance, folk, erudito e todos os derivados e misturas. Toca piano e teclado nas horas livres.

Mais matérias de Victor de Andrade Lopes no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280