Lobão: Titãs é uma "bandinha chechelenta"
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Facebook
Postado em 11 de novembro de 2014
Em 2014 o cantor LOBÃO publicou em sua página oficial no Facebook uma "carta aberta" ao Titã Tony Belloto.
O guitarrista tinha escrito anteriormente no jornal O Globo uma coluna na qual criticava a manifestação em São Paulo contra a presidente reeleita Dilma Rousseff, sem isentar o partido da presidenta da culpa pela situação atual. Na coluna, intitulada "O kaos nosso de cada dia", Belloto diz: "Não dá para respeitar — ou deixar passar batido — jovens brandindo faixas pela avenida Paulista em que se reivindica intervenção militar no governo e se expressam saudades dos tempos da ditadura militar (tempos, ressalte-se, que os jovens protestantes não viveram, devido à evidente pouca idade). Além dos protestos, esse pessoal junta a seus bordões constrangedoras ofensas a nordestinos. Deprimente. Pior ainda ter de aguentar colegas roqueiros velhos de guerra apoiando convictos tais sandices. Eu também estou de saco cheio do populismo, ineficiência, bravatas e corrupção do atual governo, mas daí a apoiar golpes antidemocráticos e declarações xenófobas vai uma INFINITA distância. Ainda que haja muita gente no governo determinada a cercear a liberdade e a autonomia de nosso sistema político, vivemos numa democracia e temos de estar preparados para ser governados por aqueles de quem discordamos e para conviver com aqueles de quem diferimos".
Belloto ainda completa: "É certo que o PT tem sua parcela de culpa nessa situação, depois de tantos anos incitando povo contra elite, pobres contra ricos, nós contra eles, isso contra aquilo e outras estratégias idiotas de confrontamento e secessão social. Cutucaram a tenebrosa Zelite e agora têm de lidar com o indigesto omelete de ovos de serpente que ajudaram a preparar. O lado bom da bomba: pelo menos agora temos uma oposição. E sem oposição não existe democracia. Ao contrário do que pregam os manifestantes sectários da semana passada, precisamos de uma oposição atenta, que, dentro das regras democráticas, exerça uma vigilância dura e constante aos movimentos sorrateiros de algumas alas do governo em sua indisfarçável sedução pelo totalitarismo".
Leia a íntegra da coluna no site abaixo:
http://oglobo.globo.com/cultura/o-kaos-nosso-de-cada-dia-14509637
Lobão, um dos maiores críticos do Partido dos Trabalhadores no meio musical, participara ativamente do evento e não tardou a responder.
"RÉPLICA A TONY BELLOTO
O KAOS DA DESINFORMAÇÃO,DA COVARDIA E DO OPORTUNISMO
Ao chegar ontem em casa me deparo com inúmeras mensagens no tuiter me alertando que o roqueiro/escritor/colunista Tony Belloto estaria fazendo alusões pouco lisonjeiras e bastante inverdadeiras à minha pessoa em sua coluna semanal no jornal carioca O Globo.
Serei curto e grosso:
Se o nosso roqueiro/escritor está querendo saber sobre o que ando fazendo e declarando,será melhor se ater a fatos concretos e não fazer especulações levianas e caluniosas.
Eu sempre me declarei peremptoriamente contra qualquer tipo de ditadura.
Sempre fui um incansável batalhador da liberdade. E essa luta confunde-se com a minha biografia.
Repetirei pela enésima vez:Toda e qualquer ditadura é injustificável.
A passeata do dia primeiro de novembro foi pacífica, genuína, democrática e teve como foco a recontagem dos votos e o impeachment de Dilma.
E irá se repetir esplendorosamente magnificada no próximo dia 15.
Se houve infiltrados clamando por intervenção militar, não fomos nós, a grande maioria que se deslocou para as ruas. Ali se encontrava o cidadão comum de todos os credos,grupos socias,etnias, e sexos. Era o povo em estado real, sem maquiagem ideológica nem recrutamento subvencionado por qualquer partido. Era o povo manifestando pacificamente seu anseio mais profundo: A reconquista da sua liberdade.
Não hove baderna, quebra-quebra nem vandalismo.
Quando subi no carro de som, todos que estavam lá em cima bradaram no microfone contra a intevenção mititar e o separatismo por toda a extensão do trajeto. Está tudo registrado.
Se o nosso roqueiro/escritor tivesse um pouco mais de cuidado e transparência,iria pesquisar na minha TL do Tuiter e nas minhas páginas do FaceBook constatando que todas elas estão lotadas de alertas contra grupos a favor de intervenção militar e advertências quanto a cretinice do separatismo.Isso com uma semana de antecedência.
Se quiser se aprofundar e ler meus livros ,terá uma visão ainda mais nítida sobre a minha postura política.
Portanto,só posso concluir que quem quer que esteja insistindo em colocar nos meus ombros a pecha de filhote da ditadura e na minha boca palavras que não proferi ou coisa que o valha, só pode estar mal intencionado e jogando para uma determinada platéia de forma pusilânime e caluniosa.
Dá a nítida sensação que o nosso roqueiro/escritor nutre rusgas à minha pessoa com décadas de enrustimento e ,de repente, se mostra valente e semi-explícito (continua claudicante ao não pronunciar meu nome diretamente) fazendo-se entusiasmar por uma situação forjada e postiça para que assim possa acreditar estar chutando um cachorro morto.
Engana-se retumbantemente.
Estou mais vivo e articulado do que nunca.
Me dá uma certa vontade de rir imaginando duas bandinhas chechelentas como os Titãs e o Capital tirando onda de roqueiros rebeldes e transgressores. (e jovens!) E logo pra cima de quem!
E para concluir essa mensagem,aconselho ao nosso roqueiro/escritor/colunista 3 coisas:
1 Aprenda a escrever direito
2 Aprenda a tocar seu instrumento direito
3 Aprenda a não ser covarde".
Continua...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Regis Tadeu esculhamba "Atlas" e "Nothin", as duas músicas "novas" do Guns N' Roses
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival


Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
Lobão comenta sobre o "abuso de poder" na MPB
A inacreditável forma que Lobão soube da morte do presidente Tancredo Neves
A façanha mercadológica que Legião Urbana conseguiu emplacar, segundo Lobão


