O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
Por Bruce William
Postado em 07 de dezembro de 2025
Nos últimos anos em que falou publicamente sobre música, George Harrison já não se mostrava muito empolgado com "novidades". O ex-Beatle tinha outros interesses, se envolvia com cinema, valorizava a vida em casa e olhava para o show business com desconfiança. Mesmo assim, havia um álbum de rock da época que ele colocava um degrau acima, um disco que, segundo ele, era simplesmente boa música bem tocada, sem nenhum enfeite desnecessário.
Esse distanciamento começou a ser construído ainda na segunda metade dos anos 1970. Em 1977, Harrison resolveu se afastar do ambiente da música para preservar a própria sanidade e chegou a dizer que tinha se "desligado totalmente do ramo musical", preferindo viver como homem de família. A volta ao estúdio veio em 1979, com o álbum "George Harrison", mas a relação com a indústria já estava desgastada, em parte por causa do processo de plágio envolvendo "My Sweet Lord", que o deixou ainda mais desconfortável com o lado burocrático e jurídico do negócio.
George Harrison - Mais Novidades

Anos depois, em 1992, conversando com a revista Guitar World, Harrison admitiu que quase nada do que ouvia de novo despertava a mesma sensação de quando era jovem. "Não posso dizer que realmente tenha ouvido algo que me dê uma empolgação como algumas daquelas coisas que fizemos nos anos 50 e 60", afirmou, em fala resgatada pela Far Out. Em seguida, porém, abriu uma exceção: "A última banda de que eu realmente gostei foi o Dire Straits, no álbum 'Brothers in Arms'. Para mim, aquilo era boa música bem tocada, sem nenhuma besteira".
Lançado em 1985, "Brothers in Arms" colocou o Dire Straits entre as maiores bandas do planeta, com faixas como "Money for Nothing" dominando rádios e paradas. O disco vendeu milhões, virou referência de som de estúdio e ajudou a popularizar o CD, mas o elogio de Harrison ia além dos números: ele enxergava ali um raro caso em que um álbum gigantesco de rock ainda mantinha o foco em composição, execução e arranjo, sem os excessos que ele criticava na produção oitentista.
Na mesma época em que elogiava o Dire Straits, Harrison também retomava a vontade de criar por conta própria, em grande parte graças à parceria com Jeff Lynne, que acabaria desaguando no Traveling Wilburys. Mesmo assim, ele deixava claro que já não tinha o hábito de ficar "maravilhado" com discos novos como fazia na juventude.
Justamente por isso, o fato de destacar "Brothers in Arms" tantos anos depois do lançamento mostra o quanto aquele álbum, para George Harrison, se destacava como um dos poucos trabalhos de rock novos (para a época) que ainda preservavam a qualidade que ele associava à geração que formou o seu ouvido.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço no novo álbum autointitulado
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
O riff escrito nos anos 2000 que causou inveja em Jimmy Page
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
As músicas "das antigas" do Metallica que Lars Ulrich gostaria que o Deep Purple tocasse
A contundente opinião de Anders Fridén, vocalista do In Flames, sobre religião


O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70


