Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
Por Bruce William
Postado em 07 de dezembro de 2025
Falar de Emerson, Lake & Palmer quase sempre leva àquela curva clássica: início dos anos 70 com o trio em alta, e depois um período em que a banda passou a parecer menos alinhada com o clima do rock. A mudança de gosto do público e da imprensa deixou bem menos espaço para excessos e ambições gigantescas.
O ELP tentou se movimentar nesse cenário, mas algumas decisões acabaram sendo vistas como passos em falso. O tempo não foi gentil com tudo que eles lançaram, e ninguém resumiu isso de forma tão crua quanto Carl Palmer. Relembrando a discografia em entrevista à Prog (via Far Out), o baterista reconheceu que a banda também teve seus tropeços. Ele disse: "Fizemos álbuns ruins." E então veio a frase que virou manchete para qualquer fã do trio quando, falando sobre dois títulos específicos, Palmer afirmou: "'In the Hot Seat' e 'Love Beach' deveriam ser derretidos e transformados em vasos de flores."
Emerson Lake And Palmer - Mais...

É uma imagem forte e bem objetiva do tamanho do incômodo dele com esses trabalhos. "Love Beach" surgiu num período em que o grupo buscava um caminho mais acessível e menos pesado no imaginário progressivo clássico. A tentativa de soar mais "ensolarado" e comercial não convenceu muita gente e ficou marcada como um capítulo desconfortável da história da banda. Já "In the Hot Seat" veio bem mais tarde, quando o ELP tentava encerrar a trajetória em um mundo que já não era o mesmo das grandes arenas do auge. O álbum não teve o impacto que a volta exigia, e acabou servindo como porta de saída sem grande brilho.
Mesmo com essa sinceridade bruta, Palmer não jogou fora o saldo de tudo que construíram. Ele relativizou o tamanho do estrago ao lembrar que a carreira de qualquer grupo tem picos e quedas. E resumiu sua medida de legado com outra pergunta bem simples: "Mas quantas grandes obras de arte você vai conseguir criar na sua carreira?" Ou seja, ele não negou os deslizes. Só deixou claro que, para ele, eles não apagam os discos que ainda sustentam o nome do Emerson, Lake & Palmer entre quem continua voltando à fase mais inspirada do trio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Assista o trailer de "Burning Ambition", documentário oficial do Iron Maiden
Sepultura não tocará seus maiores clássicos no show do Rock in Rio
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
Pela primeira vez, Dave Grohl fala abertamente sobre morte de Taylor Hawkins
Com câncer raro e agressivo, Ginger Wildheart anuncia que não fará tratamento
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
A opinião de John Petrucci sobre "Live After Death", clássico do Iron Maiden
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Liquidação do Banco Master adiou quase 50 shows de produtora especializada em metal

"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A lendária banda de rock progressivo que quase anunciou Jimi Hendrix como guitarrista
Jimi Hendrix quase entrou numa banda que viraria o Emerson, Lake & Palmer?
Os dois discos do ELP que Carl Palmer disse que deveriam virar vasos
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta


