Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de dezembro de 2025
Assumir o posto de guitarrista do Deep Purple após a saída de Ritchie Blackmore sempre pareceu uma missão impossível. Blackmore era imprevisível, explosivo, genial - um músico de personalidade tão forte quanto sua técnica. Mas quando a banda recrutou Steve Morse, então conhecido especialmente pelo trabalho virtuoso no Dixie Dregs, ele acabou se tornando não apenas o substituto temporário, mas o guitarrista mais longevo da história do grupo, com 28 anos de serviços prestados.
Deep Purple - Mais Novidades
Em entrevista ao Music Radar, Morse explicou o que sentiu ao entrar na banda e como encarou a tarefa de honrar Blackmore mantendo sua própria identidade. O guitarrista contou que, já no começo, havia uma atmosfera de liberdade criativa dentro do Purple: "O primeiro álbum foi mágico porque, na banda, ninguém sabia o que esperar, então todo mundo estava aberto a ideias e a experimentar, e isso foi o melhor. Foi simplesmente incrível."
Morse também deixou claro que sempre admirou o espírito aventureiro de Blackmore no palco - justamente o que inspirou sua própria abordagem: "O que eu ouvi do Ritchie tocando ao vivo era ele experimentando. Ele saía, saía, levava aquilo adiante… e depois trazia tudo de volta. Ele abriu caminho para isso."
Mas se a banda o recebeu de braços abertos, parte dos fãs não teve a mesma generosidade. "Quando eu tocava as músicas do Purple e levava aquilo além, uns 30% dos fãs simplesmente me odiavam - e permaneceram assim até 28 anos depois!", brincou Morse.
Mesmo assim, o guitarrista afirma que essa liberdade inicial permitiu que ele evoluísse e encontrasse uma forma de equilibrar reverência e personalidade. "Eu tentei incorporar minha mistura estilística com respeito ao que o Ritchie fez, mas também colocando um pouco da minha própria personalidade."
Segundo ele, essa combinação ajudou a apresentar uma nova fase da banda para públicos que jamais haviam visto o Deep Purple ao vivo: "As pessoas que estavam lá e nunca tinham nos ouvido ao vivo tinham, claro, os discos antigos - é por isso que compraram ingressos - mas acabaram se acostumando comigo sendo eu mesmo, e isso era algo novo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
Guns N' Roses encerra turnê no Brasil com multidões, shows extensos e aposta em novos mercados
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
O motivo por trás da decisão de Aquiles Priester de vender baquetas do Angra no Bangers
Belo Horizonte entra na rota do rock internacional e recebe shows de Men At Work, Dire Straits Legac
O melhor solo de guitarra de todos os tempos, segundo Eric Clapton
A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
A opinião de Fernanda Lira sobre Jessica Falchi como nova guitarrista do Korzus
Dave Grohl redescobriu o Alice in Chains graças às filhas
Por que a turnê de reunião original do Kiss fracassou, segundo Gene Simmons
Para Adrian Smith, Iron Maiden jamais acabará enquanto Steve Harris existir
Baixista lamenta que letras do Bad Religion ainda sejam relevantes
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Steve Morse admite ter ficado magoado com o Deep Purple
As maldades que os fãs fizeram com Steve Morse no Deep Purple, segundo o próprio
O elogio inesperado que Jimmy Page fez a Ritchie Blackmore num encontro em Hollywood
Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
Ritchie Blackmore fala sobre saúde e atual relação com membros do Deep Purple
Os cinco maiores solos de guitarra de Ritchie Blackmore, que completa 81 anos
A versão do Kid Abelha para "Smoke on the Water", do Deep Purple
As músicas "melancólicas" e "épicas" que inspiraram "Fade to Black", do Metallica
Quando David Coverdale usou a voz para expulsar um urso de casa
Steve Morse revela como Ritchie Blackmore reagiu à sua saída do Deep Purple
Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"
Rick Wakeman comenta suas músicas favoritas do Pink Floyd, Deep Purple, Rolling Stones


