Sepultura: "Roots", ambivalente na forma, polivalente no conteúdo
Resenha - Roots - Sepultura
Por Ricardo Cunha
Postado em 24 de novembro de 2017
Ao idealizar o disco Roots, os caras do Sepultura imergiram no universo dos nossos ancestrais mais diretos, os índios. A proposta era resgatar às origens brasileiras mediante a experiência dos nossos ascendentes, através de um processo de sociabilização que ocorreu na tribo dos Xavantes, localizada no estado do Mato Grosso/BRA.
Tomando esta, como a principal etapa do projeto, o processo criacional do disco na aldeia consistiu de uma breve, mas produtiva interação entre indígenas e músicos, que compartilharam durante três dias, de alguns costumes e ritos da tribo.
Nesse contexto, a incorporação dos elementos percussivo-tribais pela banda, constituiu-se de um processo para além da dinâmica musical. Realizaram uma fusão dos elementos peculiares do estilo Heavy Metal com os sons da terra, resultando numa estética imanente de sons e de imagens.
Roots é um disco experimental. Lookaway, com Mike Patton (Faith No More), é um bom exemplo disto. Mas não é experimental apenas na engenharia do estúdio. Permeado de uma atmosfera sombria e orgânica, as imagens produzidas pelos sons engendram na mente um ambiente que remete a uma existência selvagem, onde a natureza reivindica a supremacia pela terra.
Roots também é conceitual. Suas letras privilegiam os aspectos da cultura do Brasil. Num apanhado geral, pode-se dizer que Roots Blood Roots proclama, num misto de angústia e alegria, o orgulho pelo "dom" de se reconhecer brasileiro; Endangered Species trata da espécie humana como refém de si mesma, e mais do que isto, como uma espécie ameaçada de extinção; Dictatorshit brada contra o golpe de 1964 e da ditadura instalada, que torturou e matou em nome da uma falsa liberdade; Ambush é um manifesto em defesa da Amazônia.
Contrapondo-se ao lado pesado do disco, tem-se dois momentos de suavidade e - porque não dizer - de delicadeza: as instrumentais Jasco, que evoca sentimentos que podem significar uma pausa na destruição das florestas, e, Itsári, que mostra os anfitriões em primeiro plano, contribuindo para um momento de expressiva musicalidade.
Roots, em sua totalidade, é uma miscelânea de sons, cores e formas que levam aos sentimentos mais diversos. Ambivalente na forma, polivalente no conteúdo. Uma obra que, sem dúvida, ressignificou o Heavy Metal enquanto gênero musical, dentro de um projeto de expressão artística universal, no qual a música continua a nos convidar à reflexão sobre a condição humana e sua relação com a natureza.
Outras resenhas de Roots - Sepultura
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
Alex Skolnick (Testament) lembra audição para o Spin Doctors
O melhor álbum solo de cada membro do Guns N' Roses, segundo o Loudwire
Bill Hudson: "Qualquer coisa que não são essas duas bandas é percebida pelo público como amador"
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token
Dois anos após lançamento, guitarrista reflete sobre álbum mais recente do Pearl Jam
Arch Enemy posta vídeo em colaboração com Angela Gossow e fãs especulam retorno
Citando "João 2: 16", Ghost lança videoclipe para a música "Umbra"
Andreas Kisser: "Essa coisa de roqueiro ter que ser de esquerda é uma grande besteira"
"Danem-se Elvis e Keith Richards", diz Dave Grohl, ao apontar o "verdadeiro rei do Rock'n'Roll"
Serj Tankian, do System Of A Down, elege o maior álbum de Nu-Metal de todos os tempos

Há 25 anos: Sepultura lançava "Roots", um dos discos mais emblemáticos do metal
Angra, Helloween e Arch Enemy puxaram a fila: 5 bandas que ganhariam com retornos
O hábito dos jogadores de futebol modernos que Andreas Kisser não acha nada legal
A curiosa história de um deputado de SP - "Virei político pra liberar show do Sepultura"
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Quem pode salvar o Bangers? 4 bandas que poderiam assumir o lugar do Twisted Sister
A melhor banda de metal de cada estado do Brasil e do Distrito Federal segundo Gustavo Maiato
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Os dois membros do Sepultura que estarão presentes no novo álbum de Bruce Dickinson
O melhor álbum de metal nacional lançado em cada ano entre 1990 e 2025
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



