Resenha - Eleventh Hour! (Expanded Edition) - Magnum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Tendo a difícil tarefa de repetir e até suplantar o sucesso do disco "Chase The Dragon", a banda britânica Magnum entrou em 1983 em estúdio para gravar o que viria a ser "The Eleventh Hour!", seu quarto - e último - álbum de estúdio pela Jet Records. Agora relançado em versão expandida e remasterizada pela Sanctuary, que detém os direitos sobre todo o seu catálogo gravado nos tempos da Jet.

Cornos do Rock: a dor e o peso do chifre em três belas cançõesCovers: alguns dos mais legais feitos por bandas de Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mantendo a mesma formação do disco anterior, no Magnum estavam os membros originais Bob Catley nos vocais, Tony Clarkin na guitarra, Kex Gorin na bateria, Colin Lowe no baixo, e ainda o tecladista Mark Stanway, que havia se juntado ao grupo justamente a tempo de participar do trabalho anterior. Dessa vez, por questões de economia, a Jet Records resolveu que a banda iria se auto-produzir, e para tal tarefa foi escalado o guitarrista Tony Clarkin, que afinal era quem compunha todas as músicas do conjunto, e que havia co-produzido o disco anterior. A arte da capa foi mais uma vez desenhada pelo mestre Rodney Matthews, que já havia sido responsável pela belíssima capa de "Chase The Dragon".

O disco segue basicamente a mesma linha de seu predecessor, em termos do estilo das composições e arranjos, sendo ao mesmo tempo comercial e pesado na medida certa. Teoricamente, a fórmula certa para fazer sucesso nas rádios norte-americanas de rock, o que acabou eventualmente não ocorrendo, para desapontamento tanto do grupo quanto da gravadora. Se o LP não era do mesmo nível de "Chase The Dragon", era decerto um bom disco, de qualquer forma.

Da abertura com as grandiosas "The Prize" e "Breakdown" (lembrando um pouco os norte-americanos Kansas e Styx); passando por "The Great Disaster", que lembra os primeiros discos da própria banda assim como o Queen (certamente uma das influências do grupo); pelas antêmicas "So Far Away" e "One Night Of Passion"; pela brilhante balada "The Word" (excepcional trabalho vocal de Catley); pela cavalgada de "Young And Precious Souls"; chegando finalmente ao final com a ótima e emblemática "Road To Paradise".

Para completar o CD, na prática eventualmente dobrando sua duração original, estão várias faixas-bônus bem interessantes. Uma versão de "The Word" com adição da London Philharmonic Orchestra (conduzida por Louis Clark, o mesmo da Electric Light Orchestra), gravada nos estúdios de Abbey Road, mais versões acústicas de "The Prize" e "One Night Of Passion" (esta, numa versão um tanto quanto jazzística, uma grata surpresa), e ainda sobras de estúdio. A "cereja do bolo", entretanto, é a gravação de 4 músicas para o programa "Friday Rock Show", veiculado pela rádio BBC londrina (no caso, em 27/05/1983).

A edição luxuosa em CD inclui mais uma vez encarte de 12 páginas com entrevista, letras das músicas, e várias fotos e imagens variadas. Para dar o toque de classe adicional, a capa externa ("slipcase") foi incluída novamente.

Após este disco, a banda acabaria por deixar a Jet Records, com um grande desgaste de relacionamento, algo que vinha se desenrolando desde o primeiro disco. Acabaram por entrar no cast da FM Records, lançando em 1985 o altamente aclamado "On A Storyteller's Night". Mas essa já é outra estória...

Tracklist:

1. The Prize
2. Breakdown
3. The Great Disaster
4. Vicious Companions
5. So Far Away
6. Hit And Run
7. One Night Of Passion
8. The Word
9. Young And Precious Souls
10. Road To Paradise

Bonus Tracks:

11. The Word (alternative orchestral version)
12. True Fine Love (outtake)

BBC Friday Rock Show Session:

13. The Prize
14. Breakdown
15. Vicious Companions
16. Road To Paradise
17. The Prize (acoustic version)
18. One Night Of Passion (acoustic version)

Site: www.hard-rain.demon.co.uk




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Magnum"


Cornos do Rock: a dor e o peso do chifre em três belas cançõesCornos do Rock
A dor e o peso do chifre em três belas canções

Covers: alguns dos mais legais feitos por bandas de MetalCovers
Alguns dos mais legais feitos por bandas de Metal


Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336