Resenha - Feedback - Rush
Por Álcio Villalobos (Planeta Stoner)
Postado em 25 de outubro de 2004
Quais são as maiores características do Rush conhecidas? O vocal anasalado de Geddy Lee, a técnica musical apurada e o fato de sempre dividir opiniões. O velho clichê se aplica (e talvez tenha sido inventado para o Rush): ou você os ama, ou os odeia. Porém, sempre existem exceções às regras, eu posso dizer que sou uma. Sempre achei o Rush uma banda legal, tecnicamente irrepreensível e inconstante, pois não são todas as fases e músicas que aprecio do trio canadense. Nos últimos anos, a rapaziada tem apostado nas sonoridades mais pesadas, com ênfase na guitarra, ao invés dos sintetizadores, teclados e outras parafernálias dos anos 80.

E agora? Lá vem eles com um EPzão de oito covers de bandas do final dos anos 60: Summertime Blues, de Eddie Cochran, ganhou uma versão com base naquela feita pelo Blue Cheer (conforme o próprio Geddy Lee declarou em entrevista, antes do Blue Cheer tocá-la, ele sequer conhecia a original) que a tornou bem interessante e pesada; Heart Full Of Soul e Shapes Of Things dos Yardbirds, ganharam arranjos de muita personalidade e garra; For What It’s Worth e Mr. Soul, do Buffalo Springfield, a primeira um verdadeiro hino hippie, ganharam versões fiéis às originais, mas com alguns toques modernos e guitarras distorcidas (aliás, Alex Lifeson está que é um "guri", criando boas soluções harmônicas e arranjos para a guitarra); The Seeker (The Who) e Seven And Seven Is (Love), apesar de soarem bem, ficaram meio sem sal no final das contas, ao menos perto das demais, não trazendo nada de muito novo e interessante; e o petisco final, Crossroads (Robert Johnson, mas aqui lembrando a versão que o Cream fez) fecha o disquinho com muita classe e surpreendendo quem não conhece Rush direito, com feeling bluesy e guitarras saturadas.
Resumo da ópera toda: Nada como uma banda que viveu a época para tocar essas músicas e não soar forçado. Apesar de faltar um pouco mais de malvadeza e sujeira nas versões, este disco pode deixar muitos "não fãs" de Rush na condição de dar mais uma chance ao trio. E eu, onde me coloco desta vez? Eu fico com o trio e abraço o disco. Vale a pena!
Gravadora: Atlantic
Ano: 2004
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
John Bush realiza primeiro show solo tocando material do Anthrax
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
Os deslizes que Jimi Hendrix cometia nos show, segundo seu roadie Lemmy Kilmister
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
A artimanha de David Bowie no auge da fama para sair pelas ruas sem ser reconhecido
Dave Mustaine: Não há solos no Nü Metal porque os guitarristas não sabem tocar
A melhor banda de Death Metal de todos os tempos, de acordo com o vocalista do Opeth


Ex-presidente do Grêmio diz ter proposta para show do Rush em Porto Alegre
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A melhor banda de rock progressivo de todos os tempos, segundo Geddy Lee
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"



