Resenha - Feedback - Rush
Por Raphael Crespo
Postado em 14 de setembro de 2004
O Rush é a banda mais paradoxal da história do rock. Ao mesmo tempo em que é simples, por dispor de apenas três membros, faz um som complexo, intrincado, magistral. E a comemoração dos 30 anos de carreira da banda canadense não poderia deixar de ser cercada de paradoxos.
Numa data tão importante, para uma banda cujos últimos álbuns ao vivo são triplos, nenhum grande grande lançamento comemorativo. O Rush decidiu lembrar suas três décadas na estrada com o simples EP de covers Feedback, com apenas oito faixas.
Mas tudo que é simples o Rush pode complicar. E não há nada de pejorativo nessa afirmação. Para as covers, o trio escolheu músicas que fizeram parte de sua formação, com temas de rock n' roll básico, que, nas mãos dos canadenses, acabam ganhando em sofisticação e complexidade, graças ao virtuosismo de Alex Lifeson (guitarra), Neil Peart (bateria) e Geddy Lee (baixo/vocal).
Feedback abre e fecha com covers de covers. Exatamente isso. Versões de músicas que já foram ''coverizadas''. Na primeira faixa do álbum, o Rush faz um novo arranjo para a regravação do Blue Cheer de Summertime Blues, de Eddie Cochran, com destaque para o incidental riff inicial, que lembra muito Foxy Lady, de Jimi Hendrix. O mesmo acontece na última, com a versão da versão do Cream para Crossroads, do mito Robert Johnson.
Heart full of soul e Shapes of things, duas do Yardbirds, ganham uma roupagem fantástica, com destaque para o vocal de Lee na primeira e a monstruosa bateria de Peart na segunda.
Originalmente gravada pelo The Who, The Seeker aparece numa versão bem pesada, em meio a duas mais calmas: For what is worth e Mr. Soul, ambas do Buffalo Springfield. Seven and seven is, do Love, completa a lista de Feedback, com mais um show do melhor baterista do mundo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A música do HammerFall que ajudou a seleção sueca de curling a ganhar o ouro olímpico



O desconhecido baterista que jamais será esquecido, segundo Neil Peart do Rush
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
A música do Rush que mudou a forma como Kirk Hammett toca guitarra
O baixista que, para Geddy Lee, está acima de Paul McCartney - e que o próprio Paul não nega
O "músico mais talentoso" com quem Geddy Lee do Rush já trabalhou: "Teimosamente determinado"
O baterista que Neil Peart disse que "não veremos outro igual"
O pior momento do Rush, segundo Neil Peart; "não dava nem pra pagar a equipe"
A banda mais influente do rock progressivo, de acordo com Geddy Lee
A música do Rush que Geddy Lee diz ser "dolorosa" de ouvir
Metallica: em 1998, livrando a cara com um disco de covers
Whitesnake: Em 1989, o sobrenatural álbum com Steve Vai


