Cribs: incrivelmente pop, punk e rock and roll
Por Sergio Godoy
Fonte: Wikipédia
Postado em 05 de outubro de 2009
Muito mais que bonitinho: The Cribs é a banda que toca justamente aquilo que você procura sem cair nos clichês e, mais, com muita elegância.
Em tempos de revivals e simplicidade quase-punk – e quase dez anos disso já -, não é fácil chamar a atenção dos ouvintes. Quando se tem megaproduções, o que não é sinônimo de qualidade, as possibilidades se tornam relativamente maiores. Entretanto, com uma produção simples, Cribs vai contra e vence o paradigma atual - cheio de mesmices e reciclagens baratas. Como uma boa banda de rock, a banda encanta com formação clássica: baixo, guitarra e bateria; e, claro, muita criatividade.
Misturando elementos do moderno, como Strokes e Death Cab for Cutie, e do antigo, como o grupo escocês pós-punk Orange Juice, o quarteto inglês não apresenta grandes novidades técnicas pra quem já está acostumado com o som da década. O grande feito da banda é saber aproveitar, e muito, aquilo que tem nas mãos. Seu ponto mais forte, assim dizendo, já que todos os outros o são, está nas melodias: simples – porém bem trabalhadas -, rápidas e principalmente contagiantes. Tal aspecto lembra vagamente o mito Johnny Marr, guitarrista dos Smiths. Não é a toa que este faz parte do grupo atualmente. As longas melodias nas guitarras lembram também o grupo britânico Television, que impressionou nos anos 70 e ainda é uma das grandes influências para o rock. Soma-se a tudo isso um forte tom heróico - característico das bandas pop punk da década de 90 - nas vozes da banda, sempre reforçadas com um belo trabalho nos backing vocals. Para além do aspecto técnico, a banda encanta por sua beleza, reflexo do grande senso melódico dos músicos e da sonoridade extremamente fluida e dinâmica por eles criada. Em suas músicas, a alternância entre atmosferas alegres, soturnas e coléricas faz com que a banda não caia na monotonia, sendo esta uma das suas principais qualidades ao longo da carreira.
O grupo - considerado em 2008 a maior banda Cult do Reino Unido pela revista Q - foi formado em 2001 pelos irmãos Gary, Ryan e Ross Jarman e já lançou quatro discos desde então. Um dos aspectos que mais chama a atenção são as longas turnês, nas quais já liderou grandes festivais como o Leeds e Reading e recebeu convites para abrir os shows da turnê comemorativa dos trinta anos dos Sex Pistols. Ao longo da carreira, conta com contribuições de famosos nomes do rock como Edwyn Collins (Orange Juice), Alex Kapranos (Franz Ferdinand), Lee Ranaldo (Sonic Youth) e o mais famoso deles - e atual membro oficial do grupo - Johnny Marr (Smiths).
Em poucas palavras, The Cribs é incrivelmente pop, punk e rock and roll ao mesmo tempo. Sem dúvida, um dos melhores e mais inspiradores grupos dessa década.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps