O Havaí e o Steel Guitar
Por Marcio Ribeiro
Postado em 27 de abril de 2009
Um dos instrumento mais característicos do Havaí é o ukelele. Aquele instrumento que mais parece uma miniatura de um violão com quatro cordas. Saiba você que este instrumento, nada mais é do que uma variação do cavaquinho, trazido à ilha havaiana pelos portugueses em 1879; quase 100 anos antes dos Estados Unidos aportar nas ilhas e mais tarde, faze-la um estado do país.
Em Agosto de 1879, três portugueses de Madeira, que chegaram à Ilha do Hawai, passam a tocar cavaquinho em luaus para o encanto dos nativos. São eles, Manuel Nunes, José do Espírito Santo, e Augusto Dias. Foi só uma questão de tempo para os nativos passaram a construir e tocar seus próprios cavaquinhos.
Segundo se conta, o músico havaiano que popularizou o instrumento na ilha foi apelidado de ‘pulga pulante’ ou na língua nativa, ukelele; o instrumento logo sendo associado a ele. Outros sugerem que ukelele significa ‘o presente trazido de longe’ juntando a palavra uke = presente ou dadiva, e a palavra lele = de distante vinda ou de chegada longínqua. Os havaianos passaram a fabricar sua própria variação do cavaquinho madeirense, e quando os americanos lá chegaram, os nativos já passaram a referir-se ao instrumento pelo nome Ukelele. O instrumento foi tocado pela primeira vez dentro do continente americano em 1915, quando Jonah Kekuku, como também o George E. K. Awai And His Royal Hawaiian Quartette fizeram um numero de apresentações em San Francisco. O instrumento foi ganhando maior popularidade entre os americanos apesar de ser geralmente visto como uma novidade curiosa.
O steel guitar é também oriundo do Hawai. Mas este, como o surf, é natural da terra, mesmo. Steel guitar é a técnica de tocar um violão ou guitarra utilizando um cilindro nas cordas o que gera um som, na época descrito como sendo calmante. Por volta de 1888, Jonah Kekuku, um havaiano de O'ahu, então com 14 anos e estudando em Honolulu, acha um cilindro de metal enferrujado no chão. Ele passa a usá-lo pra tocar seu violão acústico e assim nasceu a concepção que hoje reconhecemos como slide guitar, que é chamado por ele de steel guitar. O steel (aço) é uma referencia ao cilindro metálico utilizado para tirar o som. Tocado com o violão deitado no colo, o estilo passaria depois a ser identificado como lap steel, a palavra lap em inglês significa colo. Kekuku cresce, vira músico, populariza o estilo na ilha e, através do radio, divulga sua música para fora da ilha. Ele excursiona EUA a partir de 1904 e depois, em 1919, a Europa.
O principal problema do instrumento que se notava era a dificuldade de ouví-lo quando acompanhado por outros instrumentos. Tentando resolver este problema, o imigrante da Slovakia John Dophyera criou em 1927 o violão ressonante, ao colocar cones metálicos onde as cordas fazem ressonância. Junto com seu irmão, ele criou vários modelos, que depois passariam a ser chamados de Dobro. O nome vem da junção Dophyera Brothers como também da palavra ‘bom’ em sua língua nativa. O slogan para promover o instrumento era ‘Dobro significa bom em qualquer língua’.
Apesar de produzir um som mais alto do que um violão comum, o problema de poder ouvir o steel guitar em uma banda persistia quando o ensamble continha um naipe de sopros. A solução derradeira de se tocar instrumento de corda junto com naipes de sopros aconteceu com o surgimento da guitarra elétrica.
Nos anos 30 eletrifica-se a concepção original de Kelulu, quando a Rickenbaker cria seu modelo Frying Pan em 1931 especificamente com intuito de fazer um instrumento elétrico para tocar steel guitar, que já passara a ser chamado de Hawaiian Steel Guitar. O Frying Pan torna-se a primeira guitarra elétrica de corpo solido na história. Com o sucesso do instrumento (e do estilo), outros fabricantes passaram a fazer os seus modelos de steel guitar.
A Gibson no inicio dos Anos 40 criou o conceito do console, criando fundamentalmente o que reconhecemos como o Pedal Steel Guitar, que vemos hoje em dia. Completando a evolução do instrumento, foi a Bigsby que bolou o sistema de pedais em 1950. O instrumento é muito mais ligado ao country music do que rock n roll. Contudo, no rock, o músico mais notório a tocar o pedal steel guitar seria Peter Kleinow, que primeiro apareceu tocando com os Ventures em 1965, mas que é mais lembrando como integrante do The Flying Burrito Brothers. Sneaky Pete, como aparece em certos créditos, também fez sessões com todo uma gama de artistas, de Neil Young a Frank Zappa.
Enquanto as fábricas de instrumentos passaram a desenhar e fabricar o que hoje chamamos de Pedal Steel Guitar, o inventor do conceito, o havaiano Jonah Kekuku, morreu em 1932; nunca chegou a ver o instrumento a que ele deu nome. Mas ele decididamente é responsável pela popularização da música havaiana e de dois de seus instrumentos mais conhecidos. O ukelele e o steel guitar.
Pé de Página
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps