O Havaí e o Steel Guitar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Marcio Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

Um dos instrumento mais característicos do Havaí é o ukelele. Aquele instrumento que mais parece uma miniatura de um violão com quatro cordas. Saiba você que este instrumento, nada mais é do que uma variação do cavaquinho, trazido à ilha havaiana pelos portugueses em 1879; quase 100 anos antes dos Estados Unidos aportar nas ilhas e mais tarde, faze-la um estado do país.

5000 acessosFotos de Infância: Dave Mustaine, do Megadeth5000 acessosBret Michaels: reveja os maiores constrangimentos do vocalista

Em Agosto de 1879, três portugueses de Madeira, que chegaram à Ilha do Hawai, passam a tocar cavaquinho em luaus para o encanto dos nativos. São eles, Manuel Nunes, José do Espírito Santo, e Augusto Dias. Foi só uma questão de tempo para os nativos passaram a construir e tocar seus próprios cavaquinhos.

Segundo se conta, o músico havaiano que popularizou o instrumento na ilha foi apelidado de ‘pulga pulante’ ou na língua nativa, ukelele; o instrumento logo sendo associado a ele. Outros sugerem que ukelele significa ‘o presente trazido de longe’ juntando a palavra uke = presente ou dadiva, e a palavra lele = de distante vinda ou de chegada longínqua. Os havaianos passaram a fabricar sua própria variação do cavaquinho madeirense, e quando os americanos lá chegaram, os nativos já passaram a referir-se ao instrumento pelo nome Ukelele. O instrumento foi tocado pela primeira vez dentro do continente americano em 1915, quando Jonah Kekuku, como também o George E. K. Awai And His Royal Hawaiian Quartette fizeram um numero de apresentações em San Francisco. O instrumento foi ganhando maior popularidade entre os americanos apesar de ser geralmente visto como uma novidade curiosa.

O steel guitar é também oriundo do Hawai. Mas este, como o surf, é natural da terra, mesmo. Steel guitar é a técnica de tocar um violão ou guitarra utilizando um cilindro nas cordas o que gera um som, na época descrito como sendo calmante. Por volta de 1888, Jonah Kekuku, um havaiano de O'ahu, então com 14 anos e estudando em Honolulu, acha um cilindro de metal enferrujado no chão. Ele passa a usá-lo pra tocar seu violão acústico e assim nasceu a concepção que hoje reconhecemos como slide guitar, que é chamado por ele de steel guitar. O steel (aço) é uma referencia ao cilindro metálico utilizado para tirar o som. Tocado com o violão deitado no colo, o estilo passaria depois a ser identificado como lap steel, a palavra lap em inglês significa colo. Kekuku cresce, vira músico, populariza o estilo na ilha e, através do radio, divulga sua música para fora da ilha. Ele excursiona EUA a partir de 1904 e depois, em 1919, a Europa.

Violão ressonante tocado em estilo Lap Steel
Violão ressonante tocado em estilo Lap Steel

O principal problema do instrumento que se notava era a dificuldade de ouví-lo quando acompanhado por outros instrumentos. Tentando resolver este problema, o imigrante da Slovakia John Dophyera criou em 1927 o violão ressonante, ao colocar cones metálicos onde as cordas fazem ressonância. Junto com seu irmão, ele criou vários modelos, que depois passariam a ser chamados de Dobro. O nome vem da junção Dophyera Brothers como também da palavra ‘bom’ em sua língua nativa. O slogan para promover o instrumento era ‘Dobro significa bom em qualquer língua’.

Apesar de produzir um som mais alto do que um violão comum, o problema de poder ouvir o steel guitar em uma banda persistia quando o ensamble continha um naipe de sopros. A solução derradeira de se tocar instrumento de corda junto com naipes de sopros aconteceu com o surgimento da guitarra elétrica.

Nos anos 30 eletrifica-se a concepção original de Kelulu, quando a Rickenbaker cria seu modelo Frying Pan em 1931 especificamente com intuito de fazer um instrumento elétrico para tocar steel guitar, que já passara a ser chamado de Hawaiian Steel Guitar. O Frying Pan torna-se a primeira guitarra elétrica de corpo solido na história. Com o sucesso do instrumento (e do estilo), outros fabricantes passaram a fazer os seus modelos de steel guitar.

Pedal Steel Guitar
Pedal Steel Guitar

A Gibson no inicio dos Anos 40 criou o conceito do console, criando fundamentalmente o que reconhecemos como o Pedal Steel Guitar, que vemos hoje em dia. Completando a evolução do instrumento, foi a Bigsby que bolou o sistema de pedais em 1950. O instrumento é muito mais ligado ao country music do que rock n roll. Contudo, no rock, o músico mais notório a tocar o pedal steel guitar seria Peter Kleinow, que primeiro apareceu tocando com os Ventures em 1965, mas que é mais lembrando como integrante do The Flying Burrito Brothers. Sneaky Pete, como aparece em certos créditos, também fez sessões com todo uma gama de artistas, de Neil Young a Frank Zappa.

Enquanto as fábricas de instrumentos passaram a desenhar e fabricar o que hoje chamamos de Pedal Steel Guitar, o inventor do conceito, o havaiano Jonah Kekuku, morreu em 1932; nunca chegou a ver o instrumento a que ele deu nome. Mas ele decididamente é responsável pela popularização da música havaiana e de dois de seus instrumentos mais conhecidos. O ukelele e o steel guitar.

5000 acessosQuer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Pé de Página

5000 acessosJackie Brenston e seu Foguete 885000 acessosMuito antes do Led Zeppelin: A origem da guitarra gêmea1734 acessosQuem Foi Johnny Ace?5000 acessosBeatles: como surgiu o clássico "Get Back"?5000 acessosLed Zeppelin e o Mud Shark369 acessosThe Rising Sons5000 acessosFreedom of Expression: o tema do Globo Repórter1212 acessosTomorrow3580 acessosThe Mothers of Invention: Três Marinheiros e as Mães604 acessosNeil Christian & the Crusaders326 acessosGeléia da Pesada5000 acessosThe Police: uma idéia criada e visionada por Stewart Copeland5000 acessosVida de rockstar: sexo, drogas e mau comportamento5000 acessosLed Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda257 acessosThe Prime Movers832 acessosBobby 'Woodman' Clarke4395 acessosEu Sou O Maior!5000 acessos200 Motels ou a vida na estrada1749 acessosExtrapolando - Número 25000 acessosA origem do termo "Rock'N'Roll"5000 acessosRichard Berry: se uma música pudesse definir o rock de garagem, seria "Louie, Louie"5000 acessosThe Kinks: Em 1964, o lançamento de "You Really Got Me"1832 acessosWynonie Harris - O Pai de Elvis Presley5000 acessosBob Dylan & The Band em Woodstock0 acessosTodas as matérias sobre "Pé de Página"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Pé de Página"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Dave Mustaine, do Megadeth, muito antes da fama

Bret MichaelsBret Michaels
Reveja os maiores constrangimentos do vocalista

KissKiss
Vinnie Vincent é o maior filho da puta da história do rock?

5000 acessosPaula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black Metal5000 acessosFoo Fighters: "sósia" de Dave Grohl canta com a banda em BH5000 acessosAs tatuagens de Rob Halford2846 acessosKiss: as dez piores músicas da banda5000 acessosDave Mustaine: James Hetfield e eu éramos uma excelente dupla de guitarristas5000 acessosHeavy Metal: dez álbuns que você deveria ter ouvido em 2016

Sobre Marcio Ribeiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online