O Havaí e o Steel Guitar

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcio Ribeiro
Enviar correções  |  Comentários  | 

Um dos instrumento mais característicos do Havaí é o ukelele. Aquele instrumento que mais parece uma miniatura de um violão com quatro cordas. Saiba você que este instrumento, nada mais é do que uma variação do cavaquinho, trazido à ilha havaiana pelos portugueses em 1879; quase 100 anos antes dos Estados Unidos aportar nas ilhas e mais tarde, faze-la um estado do país.

5000 acessosKing Diamond: Alguém já o viu sem a maquiagem?5000 acessosAxl Rose: Um dos vocalistas com maior alcance

Em Agosto de 1879, três portugueses de Madeira, que chegaram à Ilha do Hawai, passam a tocar cavaquinho em luaus para o encanto dos nativos. São eles, Manuel Nunes, José do Espírito Santo, e Augusto Dias. Foi só uma questão de tempo para os nativos passaram a construir e tocar seus próprios cavaquinhos.

Segundo se conta, o músico havaiano que popularizou o instrumento na ilha foi apelidado de ‘pulga pulante’ ou na língua nativa, ukelele; o instrumento logo sendo associado a ele. Outros sugerem que ukelele significa ‘o presente trazido de longe’ juntando a palavra uke = presente ou dadiva, e a palavra lele = de distante vinda ou de chegada longínqua. Os havaianos passaram a fabricar sua própria variação do cavaquinho madeirense, e quando os americanos lá chegaram, os nativos já passaram a referir-se ao instrumento pelo nome Ukelele. O instrumento foi tocado pela primeira vez dentro do continente americano em 1915, quando Jonah Kekuku, como também o George E. K. Awai And His Royal Hawaiian Quartette fizeram um numero de apresentações em San Francisco. O instrumento foi ganhando maior popularidade entre os americanos apesar de ser geralmente visto como uma novidade curiosa.

O steel guitar é também oriundo do Hawai. Mas este, como o surf, é natural da terra, mesmo. Steel guitar é a técnica de tocar um violão ou guitarra utilizando um cilindro nas cordas o que gera um som, na época descrito como sendo calmante. Por volta de 1888, Jonah Kekuku, um havaiano de O'ahu, então com 14 anos e estudando em Honolulu, acha um cilindro de metal enferrujado no chão. Ele passa a usá-lo pra tocar seu violão acústico e assim nasceu a concepção que hoje reconhecemos como slide guitar, que é chamado por ele de steel guitar. O steel (aço) é uma referencia ao cilindro metálico utilizado para tirar o som. Tocado com o violão deitado no colo, o estilo passaria depois a ser identificado como lap steel, a palavra lap em inglês significa colo. Kekuku cresce, vira músico, populariza o estilo na ilha e, através do radio, divulga sua música para fora da ilha. Ele excursiona EUA a partir de 1904 e depois, em 1919, a Europa.

Violão ressonante tocado em estilo Lap Steel
Violão ressonante tocado em estilo Lap Steel

O principal problema do instrumento que se notava era a dificuldade de ouví-lo quando acompanhado por outros instrumentos. Tentando resolver este problema, o imigrante da Slovakia John Dophyera criou em 1927 o violão ressonante, ao colocar cones metálicos onde as cordas fazem ressonância. Junto com seu irmão, ele criou vários modelos, que depois passariam a ser chamados de Dobro. O nome vem da junção Dophyera Brothers como também da palavra ‘bom’ em sua língua nativa. O slogan para promover o instrumento era ‘Dobro significa bom em qualquer língua’.

Apesar de produzir um som mais alto do que um violão comum, o problema de poder ouvir o steel guitar em uma banda persistia quando o ensamble continha um naipe de sopros. A solução derradeira de se tocar instrumento de corda junto com naipes de sopros aconteceu com o surgimento da guitarra elétrica.

Nos anos 30 eletrifica-se a concepção original de Kelulu, quando a Rickenbaker cria seu modelo Frying Pan em 1931 especificamente com intuito de fazer um instrumento elétrico para tocar steel guitar, que já passara a ser chamado de Hawaiian Steel Guitar. O Frying Pan torna-se a primeira guitarra elétrica de corpo solido na história. Com o sucesso do instrumento (e do estilo), outros fabricantes passaram a fazer os seus modelos de steel guitar.

Pedal Steel Guitar
Pedal Steel Guitar

A Gibson no inicio dos Anos 40 criou o conceito do console, criando fundamentalmente o que reconhecemos como o Pedal Steel Guitar, que vemos hoje em dia. Completando a evolução do instrumento, foi a Bigsby que bolou o sistema de pedais em 1950. O instrumento é muito mais ligado ao country music do que rock n roll. Contudo, no rock, o músico mais notório a tocar o pedal steel guitar seria Peter Kleinow, que primeiro apareceu tocando com os Ventures em 1965, mas que é mais lembrando como integrante do The Flying Burrito Brothers. Sneaky Pete, como aparece em certos créditos, também fez sessões com todo uma gama de artistas, de Neil Young a Frank Zappa.

Enquanto as fábricas de instrumentos passaram a desenhar e fabricar o que hoje chamamos de Pedal Steel Guitar, o inventor do conceito, o havaiano Jonah Kekuku, morreu em 1932; nunca chegou a ver o instrumento a que ele deu nome. Mas ele decididamente é responsável pela popularização da música havaiana e de dois de seus instrumentos mais conhecidos. O ukelele e o steel guitar.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Pé de Página

5000 acessosJackie Brenston e seu Foguete 885000 acessosMuito antes do Led Zeppelin: A origem da guitarra gêmea1756 acessosQuem Foi Johnny Ace?5000 acessosBeatles: como surgiu o clássico "Get Back"?5000 acessosLed Zeppelin e o Mud Shark376 acessosThe Rising Sons5000 acessosFreedom of Expression: o tema do Globo Repórter1224 acessosTomorrow3596 acessosThe Mothers of Invention: Três Marinheiros e as Mães612 acessosNeil Christian & the Crusaders333 acessosGeléia da Pesada5000 acessosThe Police: uma idéia criada e visionada por Stewart Copeland5000 acessosVida de rockstar: sexo, drogas e mau comportamento5000 acessosLed Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda270 acessosThe Prime Movers837 acessosBobby 'Woodman' Clarke4412 acessosEu Sou O Maior!5000 acessos200 Motels ou a vida na estrada1763 acessosExtrapolando - Número 25000 acessosA origem do termo "Rock'N'Roll"5000 acessosRichard Berry: se uma música pudesse definir o rock de garagem, seria "Louie, Louie"5000 acessosThe Kinks: Em 1964, o lançamento de "You Really Got Me"1843 acessosWynonie Harris - O Pai de Elvis Presley5000 acessosBob Dylan & The Band em Woodstock0 acessosTodas as matérias sobre "Pé de Página"

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Pé de Página"

King DiamondKing Diamond
Alguém já viu Kim Petersen sem a maquiagem?

Axl RoseAxl Rose
Um dos vocalistas com maior alcance

Death MetalDeath Metal
Menina de 6 anos detona no America's Got Talent

5000 acessosDinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos5000 acessosFotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith5000 acessosSlayer: Tom Araya revela seus ídolos do baixo3694 acessosVídeo: A mais brutal bateria natalina do ano5000 acessosLed Zeppelin: sexo explícito na entrega de discos de ouro em 19735000 acessosEddie Van Halen: "Eruption foi um acidente"

Sobre Marcio Ribeiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online