A lenda do rock cuja guitarra é inspirada em Jimmy Page e raça de cavalos rara holandesa
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de maio de 2026
O guitarrista Joe Perry, do Aerosmith, revelou que sua guitarra Gibson Les Paul Black Burst nasceu de duas inspirações pouco óbvias: Jimmy Page, do Led Zeppelin, e uma raça rara de cavalos holandeses. Em entrevista à Guitar World, publicada em 27 de abril, Perry contou que queria criar um modelo signature que não fosse apenas "mais uma Les Paul comum". É possível ver a guitarra em questão na matéria da Guitar World.
Aerosmith - Mais Novidades
A primeira ideia veio dos cavalos da raça Friesian, conhecidos pela pelagem preta e pelas crinas longas e cacheadas. Perry disse que viu os animais em exposições e ficou impressionado com a aparência deles. "O que se destacava neles era que eles têm crinas longas, e as crinas são cacheadas e simplesmente lindas", afirmou.
O guitarrista contou que mantinha cavalos em uma fazenda em Vermont quando se encantou pela raça. A imagem dos Friesian serviu de base para o visual da guitarra. Perry queria um acabamento escuro, elegante e com um tampo de maple capaz de lembrar o brilho e o movimento das crinas dos animais.
A outra influência veio de Jimmy Page. Perry disse que Page havia lançado uma Les Paul signature com fiação diferente, o que o levou a pensar em um instrumento com recursos próprios. "Qual é o sentido de lançar apenas mais uma Les Paul comum e sem graça?", disse, em transcrição do Ultimate Guitar.
A busca por algo diferente levou Perry à Chandler Guitars, empresa de São Francisco conhecida por trabalhar com materiais incomuns e soluções criativas. O guitarrista se interessou por um controle de tom com sistema push/pull (botão que pode ser puxado para ativar outra função). Ao ser acionado, ele ativava um efeito de wah, usado para dar uma variação expressiva ao som da guitarra.
Segundo Perry, o recurso era "um tempero a mais". O músico podia sustentar uma nota, fazer um bend e acionar o efeito durante o solo. A Gibson tentou reproduzir o sistema para a guitarra signature, mas não conseguiu chegar ao mesmo resultado da Chandler.
A solução foi comprar as unidades que a Chandler ainda tinha em estoque. Perry estima que eram entre 100 e 250 peças. Por isso, as primeiras guitarras signature do músico se tornaram itens de colecionador. Segundo ele, quem encontra uma unidade com o componente Tonex, o push/pull usado para o wah, tem nas mãos algo raro. "Isso vale ouro", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Kirk Hammett era um "ótimo aluno", segundo Joe Satriani
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
"O Savatage nunca devia ter parado", admite guitarrista Chris Caffery
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone



5 clássicos do rock que acabaram virando vítimas do próprio sucesso
O músico que Steven Tyler chamou de sua alma gêmea; "Não sou gay, mas eu o amo"
10 álbuns dos anos 70 abriram caminho para o heavy metal nos anos 80
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
Os 50 melhores álbuns ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock
Two and a Half Men: Participações de astros do rock


