O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2026
Fundado em 1968, o Black Sabbath é reverenciado como o criador do heavy metal. A formação original do quarteto - Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) - ajudou a definir os rumos do estilo, por meio de trabalhos que se tornaram clássicos absolutos.
Black Sabbath - Mais Novidades
A discografia inicial do Black Sabbath reúne álbuns praticamente obrigatórios para qualquer fã de música pesada. Do debut autointitulado até "Sabotage" (1975), os seis primeiros registros de estúdio consolidaram o grupo como uma lenda e influenciaram bandas que surgiram posteriormente, como Metallica, Megadeth e Anthrax.
Por outro lado, os dois últimos discos assinados pela formação clássica não são lembrados com o mesmo entusiasmo. "Technical Ecstasy" (1976) e "Never Say Die!" (1978) são marcados por experimentações e ainda hoje dividem opiniões, com parte do público apreciando a proposta e outra mantendo certa resistência.
"Never Say Die!" foi gravado em Toronto, no Canadá, durante um período turbulento para o Black Sabbath. Na época, os integrantes enfrentavam problemas distintos, em grande parte relacionados ao consumo de drogas. Geezer Butler também lidava com uma dificuldade adicional, conforme relatou durante entrevista à Classic Rock.
"Foi horrendo. Estávamos em Toronto, sem dinheiro, miseráveis e congelando. A temperatura estava em torno de 18 graus negativos, e eu tive uma infecção no ouvido que me deixou completamente surdo. Então, tudo o que eu tocava soava como se estivesse debaixo d'água."
Na mesma entrevista, Geezer Butler afirmou que, apesar das circunstâncias adversas, aprecia uma das faixas do álbum. Ainda assim, o trabalho como um todo desperta lembranças negativas.
"Eu gosto de 'Air Dance'. Era uma faixa ótima e totalmente diferente do que costumávamos fazer. Mas, mesmo que fossem as melhores músicas que já fizemos, eu ainda teria uma sensação ruim ao ouvir aquele álbum."
Ozzy Osbourne deixou o Black Sabbath no ano seguinte ao lançamento de "Never Say Die!" e iniciou carreira solo. O cantor também já demonstrou não ter grande apreço pelo disco em questão. Clique na nota a seguir para ler mais:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Rush inicia novo capítulo de uma carreira baseada em fortes convicções
Mike Mangini assume a bateria do Godsmack em nova etapa de turnê
A origem de "Por Quem os Sinos Dobram", que une Raul Seixas e Metallica
Edu Falaschi diz que "Mi'raj" pode ser seu último álbum de estúdio
Os roqueiros da Seleção Brasileira na História das Copas do Mundo
O pioneiro do rock que Elton John passou a considerar "patético"
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Vocalista do Moonspell sobre tradução literária: "É mal pago, mas adoro"
Angra confirma primeiro show da carreira na China
Rodrigo Constantino toca clássico do Iron Maiden na bateria e ganha elogios
O álbum que todo músico conhece mas quase ninguém ouviu, de acordo com Alice Cooper
Tarja Turunen diz que mal participou da biografia oficial do Nightwish
A banda dos anos 80 que Kurt Cobain dizia ter envelhecido rápido demais
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades

O álbum do Black Sabbath que Ozzy Osbourne teve vergonha de gravar

De "N.I.B." a MBE; Tony Iommi recebe condecoração por serviços à música e à caridade
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Quem inventou os chifrinhos do metal? Segundo Wendy Dio, ninguém
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
Bill Ward diz que nunca tocou "Paranoid" do mesmo jeito ao vivo por duas vezes
Ozzy e Geezer divergiam sobre qual foi o auge do Black Sabbath? Zakk Wylde explica
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Geezer Butler revela porque o Kiss foi "banido" de abrir show para o Black Sabbath


