O disco do Black Sabbath que causa sensação ruim em Geezer Butler
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de maio de 2026
Fundado em 1968, o Black Sabbath é reverenciado como o criador do heavy metal. A formação original do quarteto - Ozzy Osbourne (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) - ajudou a definir os rumos do estilo, por meio de trabalhos que se tornaram clássicos absolutos.
Black Sabbath - Mais Novidades
A discografia inicial do Black Sabbath reúne álbuns praticamente obrigatórios para qualquer fã de música pesada. Do debut autointitulado até "Sabotage" (1975), os seis primeiros registros de estúdio consolidaram o grupo como uma lenda e influenciaram bandas que surgiram posteriormente, como Metallica, Megadeth e Anthrax.
Por outro lado, os dois últimos discos assinados pela formação clássica não são lembrados com o mesmo entusiasmo. "Technical Ecstasy" (1976) e "Never Say Die!" (1978) são marcados por experimentações e ainda hoje dividem opiniões, com parte do público apreciando a proposta e outra mantendo certa resistência.
"Never Say Die!" foi gravado em Toronto, no Canadá, durante um período turbulento para o Black Sabbath. Na época, os integrantes enfrentavam problemas distintos, em grande parte relacionados ao consumo de drogas. Geezer Butler também lidava com uma dificuldade adicional, conforme relatou durante entrevista à Classic Rock.
"Foi horrendo. Estávamos em Toronto, sem dinheiro, miseráveis e congelando. A temperatura estava em torno de 18 graus negativos, e eu tive uma infecção no ouvido que me deixou completamente surdo. Então, tudo o que eu tocava soava como se estivesse debaixo d'água."
Na mesma entrevista, Geezer Butler afirmou que, apesar das circunstâncias adversas, aprecia uma das faixas do álbum. Ainda assim, o trabalho como um todo desperta lembranças negativas.
"Eu gosto de 'Air Dance'. Era uma faixa ótima e totalmente diferente do que costumávamos fazer. Mas, mesmo que fossem as melhores músicas que já fizemos, eu ainda teria uma sensação ruim ao ouvir aquele álbum."
Ozzy Osbourne deixou o Black Sabbath no ano seguinte ao lançamento de "Never Say Die!" e iniciou carreira solo. O cantor também já demonstrou não ter grande apreço pelo disco em questão. Clique na nota a seguir para ler mais:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Graham Bonnet Band lança "The Fifth Force Of Nature", que traz participação de Bruce Dickinson
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
A exigência de Tom Parker que impediu Elvis de gravar um dos maiores hits da história
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Dregen nega que saída do Hellacopters tenha ocorrido em comum acordo
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Até 44% de descontos em ofertas selecionadas na Amazon de vinil, CDs, celulares e acessórios

O álbum do Black Sabbath que Ozzy Osbourne teve vergonha de gravar

A origem satânica de "War Pigs", clássico anti-guerra do Black Sabbath
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Registro perdido do Black Sabbath de 1970 reaparece com versão impressionante de clássico
Último álbum do Black Sabbath não rolou por conta de Bill Ward, diz produtor
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again


