Após onze anos os ingleses do Uriah Heep e a sua "nova" formação voltaram ao Canecão para tocar clássicos de sua época inicial e músicas mais recentes. Apesar do último álbum "Sonic Origami" ser de 98, ainda não havíamos visto em terras tupiniquins uma performance contendo faixas deste grande disco.
O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash! ou de seus editores.





Infelizmente por causa do trânsito cheguei ao final da performance da banda Apocalypse, perdendo a apresentação do King Bird. Recebi do público muitos elogios ao King Bird. Quanto ao Apocalypse, do pouco que vi, soando bem parecido, com Rush, não foi dos shows mais agradáveis; as músicas não empolgaram.
Todos acomodados em seus lugares e os que compraram ingressos de "pista-lateral" (sim! no Canecão isso existe!) também acomodados, mas com cara de total frustração, viram exatamente às 23h10 soar a introdução para um clássico nos PAs: "So Tired", do disco "Wonderworld" fez os presentes se animarem. A banda estava completamente solta e visivelmente feliz por estar ali. Ao final desta foi executada uma música da fase de Bernie Shaw e Phil Lanzon, a excelente "Cry Freedom", do primeiro álbum dos mesmos na banda, com uma pegada bem hard; até os mais conservadores agitaram bastante. Vale ressaltar a engraçadíssima roupa de Mr. Shaw, como vocês podem ver nas fotos, uma camisa laranja com uma calça espalhafatosa. O Uriah não fez com que o tempo deixasse eles se vestirem como tiozinhos; o show não é só música.
"Falling In Love", da fase de uma das maiores vozes do rock, John Lawton, foi uma surpresa. Sempre me perguntava porque esse “line-up” não tocava nenhuma música desta fase em especial... acabei por saciar a minha vontade e vi uma canção muito bem executada, tanto pela banda quanto pela voz de Bernie, que indiscutívelmente fez um excelente arranjo vocal, respeitando perfeitamente a melodia que John criou.
Durante a música, visivelmente incomodado em ver as pessoas sentadas, Bernie Shaw manda todos se levantarem e ficarem perto dele, colados no palco. Era visível a felicidade dos presentes, que fizeram do show um dos mais divertidos entre os que presenciei. A fisionomia da banda mudou depois que os presentes se levantaram e fizeram jus àquele show de rock.
Continuando com as músicas, mais uma da fase atual é tocada, "Words In The Distance", do melhor álbum da banda, na minha opinião, "Sea Of Light". O início de "Stealin'" era tocada quando ocorreu um problema nos teclados de Phil Lanzon. A banda pediu desculpas aos presentes, resolveu o problema e aquele corinho inicial foi feito em uníssono pelo público, causando algum espanto à banda. O show seguiu só com músicas da fase inicial, como "If I Had The Time" e "A Year Or A Day".
Do último e excelente álbum só a "Between Two Worlds", o que me causou certa frustração, pois também era a última deste line-up a ser tocada. É claro que o Uriah Heep vai preferir tocar todos os clássicos da fase de David Byron, pois não é o tipo da banda que vem ao Brasil de dois em dois anos como um Iron Maiden, por exemplo. Mas eu acho que uma formação que existe por mais de 20 anos e com quatro discos de estúdio lançados não pode ser lembrada com somente três músicas. Me desculpem os puristas. Reconheço e respeito, apesar de não gostar, da fase de Lord Byron; sei da importância que ele teve na história do Uriah e acho que muitos dos presentes não têm interesse em ouvir a atual fase e preferem ficar vivendo do passado. Toda banda tem clássicos, mas todos nós temos que continuar acompanhando o que a banda faz e não ir ao show somente pelo nome e pra ouvir os clássicos. Único ponto fraco do show na minha opinão.
Por falar em clássico, mais um era tocado, "The Wizard", para deleite de todos. Outra surpresa da fase de John Lawton, "Free Me", uma das baladas mais lindas de toda a carreira do grupo com grande interação do público nesse momento, onde Bernie pediu para os presentes fazerem os vocais contrapostos ao dele.
Após isso estávamos nos aproximando do meio-final do show e o já esperado aconteceu, só clássicos: "Sunrise", "Gypsy" (que peso ganhou essa música ao vivo!), e "Look At Yourself" fecharam a primeira parte do show.
A banda volta para o bis e executa "Bird of Prey", "Easy Livin'" e "Lady in Black". Pouco mais de 1h30 de show. A resposta do público foi excelente. Banda e presentes saíram totalmente satisfeitos. Prometeram uma volta breve com, quem sabe, um disco novo.
Show sensacional de uma banda com uma vitalidade absurda. Arrisco dizer que o Uriah Heep não perdeu força em sua performance atual como fez o Deep Purple de uns tempos pra cá.
Up the Heep's!
www.diaderock.com.br: Veja as fotos de quem foi no show e compartilhe as suas.
Todas as matérias da seção Resenhas de Shows
Todas as matérias sobre Uriah Heep
Maiores e Melhores - A Ilha do Metal: site elege os 20 melhores álbuns de 20...
Resenhas de CDs e DVDs - Into The Wild - Uriah Heep
Resenhas de CDs e DVDs - Into the Wild - Uriah Heep
Uriah Heep: trailer do novo DVD que sairá em setembro [21/07/11]
Uriah Heep: "Into the Wild" é lançado no Brasil [20/07/11]
Uriah Heep: Melhor posição nas paradas alemãs [28/04/11]
Resenhas de CDs e DVDs - Into The Wild - Uriah Heep
Curiosidades - Rio de Janeiro: letras de rock citam a cidade maravilhosa
Uriah Heep: capa, trechos e video de "Into The Wild" [10/04/11]
Uriah Heep: videoclipe da inédita "Nail on the Head" [07/04/11]
Mais matérias sobre Uriah Heep
Poste usando login do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO. O cadastro leva poucos minutos.
Os comentários são postados usando logins e scripts do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema. Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os posts a reclamantes se solicitados.
As matérias publicadas nesta seção refletem apenas as opiniões dos autores.
Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsAutor sem foto e descrição cadastrados.
Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.
Mais matérias de Rodrigo Scelza no Whiplash!
QUEM SOMOS | SEGUIR | APPS | ANUNCIAR | COLABORAR | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será analisado e retirado do site caso confirmado o problema.
Em outubro de 2011 Whiplash.Net teve 1.055.391 visitantes únicos, 2.726.006 visitas e 9.379.407 pageviews. Ver stats.
A Ilha do Metal: site elege os 20 melhores álbuns de 2011
Review de CD
Into The Wild - Uriah Heep
Review de CD
Into the Wild - Uriah Heep
Uriah Heep: trailer do novo DVD que sairá em setembro
Uriah Heep: "Into the Wild" é lançado no Brasil
Uriah Heep: Melhor posição nas paradas alemãs
Uriah Heep
O único adjetivo possível é "Surpreendente!"
Rio de Janeiro: letras de rock citam a cidade maravilhosa
Uriah Heep: capa, trechos e video de "Into The Wild"
Uriah Heep: videoclipe da inédita "Nail on the Head"
Japão
Judas Priest, Kiss, Aerosmith e outros prestam apoio
Clique aqui para mais notícias e matérias sobre 'Uriah Heep'.
Sepultura
Max diz que Paulo Jr. não era tão bom
Beatles
Como surgiu a clássica faixa "Get Back"?
Boatos no rock
Auto-felação, satanismo, sexo bizarro, supositórios?
Guitarristas
Revista elege os 100 maiores de todos os tempos
Além do Maiden
A História da New Wave Of British Heavy Metal
Metallica
Versões insanas de Master Of Puppets no baixo
Metallica
Kirk Hammet mete o pé no filho de James Hetfield
Sonho de Consumo
Os 10 palcos de shows mais desejados