Rick Wakeman toca a bola na defesa e garante os três pontos de goleada em Curitiba
Resenha - Rick Wakeman (Ópera de Arame, Curitiba, 15/04/2024)
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de abril de 2024
A turnê mundial de despedida de Rick Wakeman (até que se prove ao contrário) passou em Curitiba no belíssimo Ópera de Arame na última segunda-feira, 15 de abril. Do alto de seus 74 anos – sendo desses o maior bocado de carreira -, o mago dos teclados fez o clássico feijão com arroz bem temperado e levou para casa os três pontos. É o que os aplausos sinceros de pé do público denotaram.

A parte do feijão com arroz ganha boas doses de literalidade pelo fato de Wakeman ter se despido dos adereços pomposos de banda, orquestra e coral para se apresentar vestindo o look básico. "Hoje sou apenas eu", disse ele ao explicar o formato do show. Oficialmente são apenas sete músicas. Na prática, o set é composto por verdadeiros megazords aglutinados. O maior deles, chamado "Yesssonata", une umas 30 faixas de sua época no Yes numa canção que avançãa as duas dezenas de minutos.

Munido apenas de teclados e piano, o início do show já deixou todo mundo de olho vidrado. "Jane Seymour" e "Catherine Howard" soaram belíssimas na versão clean – com Wakeman esmirilhando as teclas na velocidade característica de suas composições. O mais legal foi o timbre que ele tirou de seus instrumentos, que soavam como verdadeiras orquestras.

A dobradinha bowística "Space Oddity" e "Life on Mars?" prestou justo louvor ao seus tempos colaborando com David Bowie. O combinadão "Arthur", "Guinevere", "The Last Battle" e "Merlin the Magician" foi provavelmente o ponto alto na categoria épico da noite. Um justo aceno aos Beatles com "Help!’ e "Elanor Rigby" e o final com "The Journey" e "Recollection" foi pensado para deixar saudade no coração de todos ali.
Rick Wakeman se aposentará após a turnê? Nem Merlin pode prever ao certo. A verdade incontestável, no entanto, é que os fãs tiveram a sensação de ver um excelente artilheiro fazendo o que sabe – sem precisar se lançar ao ataque. Mesmo no formato básico, suas músicas encantam. O jogo já estava ganho mesmo antes da apresentação.








Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Morre Clarence Carter, intérprete de música que virou hit em tradução do Titãs
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O disco que fez Derrick Green perder o interesse pelo Rush
A música do Led Zeppelin que começa com um erro; "Vai assim mesmo"
Edu Falaschi lança "Mi'raj", novo single com participação de Veronica Bordacchini
A música sobre John Lennon que Paul McCartney ainda acha difícil cantar ao vivo
Com câncer em estágio 4, fã raspa a cabeça de Randy Blythe (Lamb of God)
O disco do Pink Floyd que foi a gota d'água para Roger Waters; "é simplesmente um lixo"
Os álbuns dos anos 1970 que já foram considerados heavy metal, segundo a Loudwire
Anthrax divulga trecho de sua música nova "It's for the Kids"
Anthrax lança primeira música inédita em uma década e anuncia o disco "Cursum Perficio"
O homem que ajudou a mudar as vidas de Zakk Wylde e Sebastian Bach
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"

Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Dream Theater - uma obra de arte em movimento em São Paulo
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Nevermore - O retorno da banda que nunca saiu da mente dos brasileiros
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
Bangers Open Air 2026 - uma experiência para a posteridade
Megadeth - no apagar das luzes da banda, uma apresentação incrível em São Paulo
Bad Religion - uma apresentação clássica e bastante consistente em São Paulo
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente
Maximus Festival: Marilyn Manson, a idade é implacável!


