Marido de Tarja responde a 150 perguntas dos fãs

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Marido de Tarja responde a 150 perguntas dos fãs


  | Comentários:

Imagem

Mais de 100 páginas de texto e respostas a 150 perguntas... o marido de Tarja, Marcelo Cabuli, pode ser acusado de muita coisa, mas não de escrever pouco. Em junho de 2006, quando da saída de Tarja Turunen do Nightwish, foi postado no site oficial da cantora um imenso texto com as prometidas respostas a perguntas enviadas pelos fãs.

Ele deixa claro que as respostas NÃO SÃO DE TARJA e que as opiniões dela podem diferir. Em um único trecho a própria Tarja deixa claro que virou uma página em sua vida e não pretende discutir o passado a não ser que sejam necessárias respostas após a publicação da controversa biografia da banda ainda por ser publicada.

Algumas das perguntas e respostas estão traduzidas a seguir em versão RESUMIDA. Recomendamos que você leia a versão original do texto para muito mais respostas e detalhes.

Por que você tentou impedir a publicação da biografia do Nightwish?

Nunca tentei evitar que o livro fosse publicado. O editor do livro me ofereceu a publicação do mesmo em espanhol e português. Assim que a versão original, em inglês, estivesse pronta, uma cópia me seria enviada para que eu fizesse a tradução para espanhol e português. De minha parte nada mudou até agora e eu estou apenas aguardando a versão em inglês para começar o trabalho de tradução. Nunca falei o contrário publicamente nem em privado.

É verdade que você e Tarja pretendem lançar um livro sobre vocês?

Eu não diria um livro sobre nós. Um livro sobre Tarja, talvez, assim como há planos para a participação dela em um filme ou mesmo em uma ópera. Nenhuma destas coisas foi ao menos planejada. São planos para o futuro, apenas. Pode levar dois anos, cinco anos, dez anos, ou nunca acontecer.

Você tem medo que Tuomas escreva coisas ruins sobre Tarja?

Eu não sei se ele prentende escrever algo ruim sobre Tarja [no livro]. O que sei é que o que ele declarou em entrevistas a diferentes veículos e o que ele escreveu na carta aberta não foram boas palavras sobre Tarja ou sobre mim. Eu não tenho medo do que ele venha a dizer, mas me sinto triste que ele aja desta forma em público.

Por que você exige a permissão de Tarja para que o nome dela seja usado no livro?

Eu nunca requisitei a permissão para que o nome dela fosse usado no livro.

Por que você ameaçou o Nightwish de não deixar publicar o DVD a não ser que desistissem da publicação do livro?

Eu nunca requisitei, em público ou em privado, ao Nightwish, nem ao autor do livro, nem à gravadora, nem à editora, nem a ninguém, que o livro deixasse de ser publicado. Tarja também não fez isso. Nunca houve nada parecido com isso; longe de mim ameaçar o Nightwish sobre este ou qualquer outro assunto.

O que consta no DVD que o fez tentar impedir o seu lançamento?

Nada que consta no DVD me faria tentar evitar que ele fosse lançado. Não pensava nisso quando ele estava sendo planejado, não pensei nisso quando Tarja foi demitida, e não penso nisso agora.

É verdade que Tarja e os outros membros do Nightwish nunca tiveram uma relação de amizade, e que, desde o início, eram tudo apenas negócios?

Não eram amigos em minha opinião. Isso não significa que era apenas uma relação comercial todo o tempo. Existe um meio termo, que é companheirismo. Algo que você pode encontrar em um time de hockey ou de futebol. Pessoas que precisam compartilhar algum tempo juntos por algum motivo. Com companheiros de esporte ou de banda, ou de trabalho, você não precisa necessariamente confiar e compartilhar a sua vida pessoal, mas não precisa se ater a discutir negócios.

Eles eram amigos antes. Você acha que o dinheiro mudou Tarja ou Toumas?

O dinheiro não mudou Tarja. Eu não posso responder por Tuomas.

Quando você percebeu que os membros da banda não gostavam de você?

Eles nunca me trataram mal. Nunca agiram de forma errada ou foram mal-educados. Mas não havia uma relação. Quando comecei a namorar Tarja, ela ouviu comentários negativos sobre mim, vindos da banda, mas nada que eles tenham dito diretamente a ela ou a mim. Apesar disso eu nunca senti que eles me rejeitassem desde o início. Eles foram convidados a nosso casamento e fomos convidados a casamentos deles. Tarja chegou a cantar no casamento de Marco a pedido dos noivos.

Tarja se sentia desconfortável na banda?

O sentimento, principalmente nos últimos anos, não era dos melhores. Tarja encarava isso de maneira diferente do resto da banda: ela nunca escondeu isso. Ela explicou suas razões e pediu a eles que tentassem encontrar uma maneira, todos juntos, de melhorar aqueles sentimentos. É óbvio, hoje, que ela não conseguiu.

Você acha que se não fosse a sua relação com Tarja o rompimento dela com a banda poderia não ter ocorrido?

Conheci Tarja e a banda em 2000. Os problemas internos existiam muito antes de eu me envolver. Na tour sul-americana em 2000 um amigo brasileiro que trabalhava nos shows da banda, antes de eu os conhecer, me contou que Tarja estava sozinha e que ninguém cuidava dela. Tarja ficou doente em São Paulo e eu tive de levá-la ao hospital. Nenhum membro da banda ou empresário a acompanhou. Ela não participava das festas da banda e apenas aparecia nos almoços ou confraternizações em que sua presença era exigida pelos promotores.

Muitos acreditam que tudo aconteceu porque Tuomas sentia algo mais por Tarja... você pode falar sobre isso?

Eu prometi que responderia a qualquer pergunta. Em outubro de 2004 eu convidei Tuomas a conversar comigo e Tarja, em um quarto de hotel. Apesar de conhecer Tarja muitos anos antes de mim, ele nunca conseguiu seus objetivos. Neste encontro deixei claro a ele que suas chances com Tarja eram nulas. Eu tinha de deixar claro a ele que não adiantava insistir, pois eu havia me casado com ela. Como sempre ele não falou muito, mas deixou claro que ninguém seria capaz de impedir o seu amor por Tarja. Depois deste encontro infeliz, tudo mudou. O cara que dizia em entrevistas que sem Tarja o Nightwish acabaria, mudou o seu discurso para: o Nightwish é minha banda, minhas letras, um reflexo de minha alma. Confiram as entrevistas concedidas antes e depois deste momento no final de 2004. As letras do Nightwish são um diário da vida de Tuomas, como ele próprio disse. Com esta informação que passo agora a vocês, verifiquem novamente todas as letras.

Tarja teve um romance com Tuomas?

Tarja nunca teve um romance com ele nem o amou.

Você acha que a reação de Tuomas, a demissão, a carta, e etc, foram causados por ciúmes?

Eu não posso justificar um comportamento infantil de um grupo de homens ter sido motivado por ciúmes. Um homem tem de agir como um homem. Para mim o ciúme é uma parede muito frágil para proteger alguém.

Você chegou a conversar com todo o grupo sobre o futuro da banda e sobre o que estava errado?

Eu não participava de reuniões com a banda. Tarja fazia isso. Não havia empresários, apenas membros da banda. Tarja tentou falar a Tuomas em várias ocasiões sobre o futuro da banda e os problemas. Apenas uma vez em anos a banda pediu a ela que se juntasse a eles no backstage para uma rápida reunião: uma reunião sem palavras em que deram a ela a carta em um envelope, sem dizer de que se tratava.

Tarja ou você conversaram com algum outros membro da banda desde 23/10?

Não houveram conversas desde então. Estive em contato com Jukka e Emppu por e-mail apenas sobre negócios. Tarja apenas esteve em contato com Emppu por e-mail no ano passado e com Marco também no ano passado via SMS. Não falamos com nenhum deles pessoalmente desde que postaram a carta.

Como você se sentiu quando Tuomas o citou na carta aberta?

Quando li a carta pela primeira vez, eu lembro que conclui, apesar das acusações, que ao menos eles estavam, finalmente, sendo capazes de expressar o que tinham em suas mentes e seus corações. Também achei que foi gentileza deles darem a Tarja uma tradução em inglês da cart; teriam levado em conta o fato de eu não falar Finlandês... Acordei da ilusão quando li a última linha que explicava se tratar de uma carta aberta ao público.

Depois da demissão, Tarja ligou para Liv Kristine para desejar a ela sorte com o Nightwish. Por que Tarja ligou para Liv?

No meio de toda a confusão, alguns jornais colocaram Liv em suas capas na Finlândia como a nova vocalista do Nightwish, baseados em apenas alguns rumores. Como Tarja conhece Liv, assim como eu, imaginamos a situação estranha em que ela estaria, e decidimos ligar para Alex e Liv, apenas para dar nosso apoio e dizer a eles que não haveria problema se as notícias fossem verdadeiras. Mas Alex se mostrou muito surpreso com tudo o que estava sendo dito, pois ninguém havia oficialmente os contactado sobre o convite. E eu não acredito que o Nightwish escolheria uma cantora profissional com um marido como empresário.

Por que Tarja, influenciada por você (segundo Tuomas), se recusava a ensaiar com o resto da banda?

Tarja não se recusava a ensaiar com a banda. Apenas não precisava fazer isso o tempo todo. Era a maneira como a banda trabalhava por muito tempo. Durante tours você não precisa de muitos ensaios, já que a banda já está tocando e ajustada. Quando o Nightwish começava uma tour de um novo álbum, Tarja se juntava ao respo da banda para ensaios. Após intervalos grandes isso também acontecia. Quando havia uma nova música no set-list ou uma música que não executavam a muito tempo, Tarja se juntava a eles no sound-check. Tarja é uma musicista profissional que não precisa de muito mais do que isso. Durante longas tours, para os vocalistas, o melhor é ficar sem cantar o maior tempo possível.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Nightwish"

Anette Olzon: entrevista para fã clube brasileiro
Separadas no nascimento: Floor Jansen e Fernanda Lima
Revamp: Floor Jansen mostrando sua faceta maléfica
Revamp: ingressos à venda para show em São Paulo
Nightwish: Anette Olzon diz que foi demitida por e-mail
Soilwork: Floor Jansen participará de apresentação na Finlândia
Nightwish: Floor comenta sobre o passado e presente da banda
Tarja Turunen: nova versão do clipe de "Victim Of Ritual"
Nightwish: Floor não participará da composição do próximo álbum
Nightwish: Anette quer conhecer Tarja Turunen pessoalmente
Nightwish: Floor estuda finlandês para intensificar união
Nightwish: banda realiza sonho de fã polonês com doença terminal
Tuomas Holopainen: segundo trailer de Life And Times Of Scrooge
Liv Moon: um incrível cover de "Phantom Of The Opera"
Nightwish: "Vendemos mais na minha época que na anterior"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas