Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de setembro de 2026
Frequentemente apontado como o criador do heavy metal, o Black Sabbath foi e é referência para nomes das mais diversas vertentes da música pesada. Naturalmente, o Slayer, um verdadeiro titã do thrash, está incluído no enorme catálogo de grupos que buscaram inspiração na banda britânica fundada pelo guitarrista Tony Iommi.
Black Sabbath - Mais Novidades
No entanto, para um dos integrantes originais do Slayer, o Sabbath não exerceu tanta influência no som da banda. Trata-se do baterista Dave Lombardo, que falou sobre o assunto durante uma entrevista concedida à The Quietus, na qual revelou quais são seus discos preferidos.
Um dos trabalhos escolhidos por ele foi "We Sold Our Soul For Rock & Roll" (1975), coletânea do Sabbath. Ao falar sobre a obra, Lombardo reconheceu a importância do grupo para o Slayer, mas afirmou que outras bandas tiveram um papel "mais decisivo" na formação da sonoridade do conjunto.
"Eu conhecia o Black Sabbath, mas havia algumas músicas [da coletânea] que eu ainda não tinha ouvido, e quando ouvi faixas como 'The Wizard' ou 'N.I.B.', fiquei impressionado com o quão pesadas e sombrias elas eram."
"Então, imagine o que aconteceria se você pegasse essa energia que mencionei antes, essa energia rápida e energética, e adicionasse o timbre do Black Sabbath a uma banda... Talvez você tivesse o Slayer! Mais ou menos."
"Mas, na verdade, não acho que o Sabbath tenha tido muita influência direta no Slayer. No que diz respeito àquela iconografia sombria, acho que Venom e Mercyful Fate tiveram uma influência um pouco maior do que o Black Sabbath."
A trajetória do Black Sabbath chegou ao fim em 5 de julho de 2025, quando o grupo fez seu último show. Dezessete dias depois, Ozzy Osbourne, vocalista da formação original, faleceu.
Lombardo, que faz parte do Mr. Bungle e do Misfits, entre outros projetos, deixou o Slayer em 2013. A exemplo do que havia acontecido em 1992, Paul Bostaph assumiu as baquetas após a saída do baterista.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Os 5 melhores shows do Rock in Rio dos últimos 15 anos, segundo o G1
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Angra não tem planos para criar músicas novas no momento, afirma Rafael Bittencourt
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A música que Malcolm Young colocou entre os clássicos eternos do AC/DC
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
As músicas do Sepultura que Andreas Kisser não sabia que sumiram do streaming
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
Ozzy Osbourne morre aos 76 anos
Dave Lombardo acha que o Black Sabbath não foi uma influência direta para o Slayer
O curioso álbum que une músico brasileiro com Geezer Butler e Josh Homme
Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
O clássico do Black Sabbath cuja letra Dio escreveu sobre Ritchie Blackmore
Roberto Carlos, Black Sabbath e a curiosa canção que eles têm em comum


