Escarnium: entrevista com vocal da banda de death metal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Escarnium: entrevista com vocal da banda de death metal

Postado por Christiano K.O.D.A. | Fonte: Som Extremo

  | Comentários:

Imagem
A ESCARNIUM surgiu por volta de 2007/2008 apostando em um death metal simples e direto, sem modernidades e técnicas exageradas. E a proposta se encaixou tão bem, que os baianos chamaram a atenção por se destacar entre tantas outras bandas brasileiras do gênero. Lançaram uma demo, um split, e agora estão prestes a soltar o nervoso EP “Rex Verminorum” (ver resenha neste link. O blog Som Extremo (http://somextremo.blogspot.com) entrevistou por e-mail o vocalista/guitarrista Victor Elian, abordando a cena underground baiana, os downloads via internet e claro, o vindouro EP. Completam a banda Eucini Santy (guitarra), Gabriel Dantas (baixo/vocal) e Nestor Carrera (bateria).

Imagem
Som Extremo: Como está a expectativa para o lançamento do EP “Rex Verminorum”? O que significa exatamente esse nome? O que mais pode detalhar em relação ao novo trabalho? Como conseguiram fechar contrato com os selos poloneses?

Victor Elian: Fala, Christiano! Primeiramente, obrigado pela oportunidade de divulgar nosso trampo e nossas ideias aqui no seu blog. Vamos lá... cara, a expectativa sempre é grande. Temos consciência de que é um bom material e as críticas são sempre muito positivas. Uma pequena tiragem que fizemos no intuito de divulgar o material entre selos e distribuidoras acabou muito rapidamente. A maior dificuldade que estamos tendo é aqui no Brasil, pois não estamos achando um selo sério que tope lançar nosso material em parceria com os selos poloneses. No caso dos selos gringos (HELLTHRASHER PRODS/ TILL YOU FUKKIN BLEED), a verdade é que foram eles que nos acharam e ficaram muito empolgados com o material. Inclusive uma parte das mil cópias em CD serão no formato digipack (500), e estarão chegando entre julho e agosto aqui para mim. “REX VERMINORUM” está em latim e significa “REI DOS VERMES”. Ainda esperamos que este EP nos renda mais alguns frutos. Temos muitas coisas engatilhadas, e uma das conquistas foi o fechamento do contrato para o lançamento do nosso full-length, também pelo selo polonês HELLTHRASHER PRODS.

Som Extremo: O material sairá também em fita cassete, certo? Seria esse um resgate dos velhos tempos em que bandas e fãs trocavam esse tipo de material?

Elian: Sim, a TILL YOU FUKKIN BLEED lançará o material em tape. Será o segundo lançamento da ESCARNIUM através deles: o primeiro foi o split com a INSIDE HATRED. Acredito que a ideia de lançar material em tape hoje em dia, na era digital, é mesmo para relembrar esse momento, ainda mais vendo que as coisas se tornam cada vez mais plásticas e comerciais a cada dia que passa.

Imagem
Som Extremo: O death metal de vocês é bastante tradicional, mas consegue se sobressair a muitas bandas que executam o mesmo estilo. Existem dificuldades em fazer esse som tão comum, mas ao mesmo tempo conciso e seguro?

Elian: Obrigado pelas palavras, meu velho. Então, Christiano, eu discordo de você um pouco. Realmente não acho que o death metal tradicional esteja tão comum ultimamente. Talvez até esteja rolando agora algumas bandas fazendo esse som, que por algum tempo ficou meio apagado ou saturado... Repare que com o KRISIUN, muitas, mas muitas bandas mesmo quiseram seguir o mesmo caminho, enquanto outras muitas seguiram o caminho do CANNIBAL CORPSE, com temáticas mais splatter e riffs mais entruncadões, e tal. Então hoje, a minha maior preocupação é que a ESCARNIUM não repita o que já foi feito um dia. E isto sim é difícil, tendo em vista que o death metal é um estilo que foi muito bem consolidado. Mas acredito que conseguimos fazer isso bem: ser tradicional sem soar retrô (nada contra) ou uma cópia da cópia.

Som Extremo: A ESCARNIUM é da Bahia, um estado onde a última coisa que se espera é haver uma boa banda de metal extremo. Como é a cena underground aí? Que outras bandas você destacaria?

Elian: Olha, tem muita banda aqui... O problema é que no Brasil é muito comum aquele bairrismo típico onde as pessoas voltam muito os olhos para o Sul e Sudeste. Nada contra estes estados e as suas cenas - eu mesmo sou de BH - mas, “Ei, vamos olhar aqui para cima?”. Tipo, tocamos no estado de São Paulo algumas vezes e em alguns momentos, uns e outros nos faziam essas perguntas. Nada contra, mas, quando percebi que algumas pessoas pensam que Salvador, Fortaleza e Recife são uma ao lado da outra, complica. Prova que muitas pessoas estão totalmente por fora a respeito da região, entende? Criou-se uma cultura errada onde acreditam que no Nordeste não existe metal ou rock que seja... Isso é muito errado. É o mesmo que pensar que no Rio de Janeiro só existe funk. Acredito que falta mesmo um pouco de interesse do resto do Brasil pelo Nordeste. O heavy metal alcançou lugares inóspitos mundo afora e não iria alcançar uma região como o Nordeste do Brasil? Infelizmente essa ideia ficou muito bem difundida.

Mas o fato é: existem muitas bandas boas aqui pra cima... basta dar uma conferida. Bandas que tenho escutado bastante: INSIDE HATRED, RxCxEx, DEFORMITY BR, NECROBSCURE. Citei essas porque são as que mais têm me chamado a atenção no momento, mas existem várias e várias outras não só no death, mas também no thrash, black, grind, heavy... tem muita banda aqui por cima. Só citei algumas de Salvador e Vitória da Conquista, mas ainda temos todos os outros estados e é banda que não acaba mais. Eu te falo com a maior certeza do mundo que, se você parar para pesquisar, vai ficar de cara. E não é de hoje que isso vem acontecendo. Há tempos tem bandas fazendo som extremo por aqui, vide MYSTIFIER, HHDC, MALKUTH, DECOMPOSED GOD, SANCTYFIER, CRUCIFICATOR, enfim... uma pá de bandas com mais de década fazendo som... Então, meu conselho geral para todos que pensam isso é: CONFIRAM as bandas do Nordeste. Vale a pena.

Agora prosseguindo com a resposta, o cenário aqui é como outro qualquer. Digo isso pois tenho contato com gente do mundo inteiro e sempre reclamam das mesmas coisas salvo algumas exceções. No Brasil e América do Sul, a reclamação em geral vai muito em direção às estruturas, espaços, panelas, conchavos de selos, bandas e produtores, organizações mercenárias que só visam lucro, etc. Ando bastante descontente com a cena local... é uma cena boa sim, mas com muita gente querendo te ver pelas costas. Isso é ridículo. Tem camarada que anda com você hoje, e no final do ano, o filho da puta já fez o inferno com o seu nome. E depois isso passa, e o mesmo carinha faz inferno na vida de outro e por aí vai. Nós da ESCARNIUM nos fechamos totalmente, e temos seguido somente nosso caminho sem olhar pro lado. Quem quiser vir junto seja bem-vindo. Se não, um foda-se bem grande.

Imagem
Som Extremo: Além do lançamento do EP, existe mais alguma novidade? Quais os planos futuros da ESCARNIUM?

Elian: Full-length no final do ano ou ínicio de 2012, e mais um monte de coisas ainda que estão por vir, mas ainda é cedo para falar com muita precisão.

Som Extremo: A demo “Covered in Decadence”, que virá no EP, está disponível para download na internet. Qual a sua opinião sobre esse recurso?

Elian: Eu relutei muito em disponibilizar a demo... Muita gente lança demo e sai divulgando por aí o link. Sei lá, parece que estão tentando empurrar a banda a qualquer custo goela abaixo de todo mundo, o que banaliza o material. E a intenção da ESCARNIUM não é essa. Não visamos o mainstream. Visamos aqueles que curtem o tipo de som que fazemos e basta. O mainstream é uma consequência (boa ou ruim). Só disponibilizamos a demo quando vimos que não estávamos mais alcançando certos lugares. No geral não tenho nada contra, mas sou a favor de que, se você faz download, quando puder, compre o material original. Se gostou, divulgue. Se não fez nem um, nem outro, vá ao show. Tipo, faça algo em troco disso, entendeu? Nada mais justo. É importante que as pessoas tenham consciência de que a internet tem dois lados da moeda.

Som Extremo: Hoje o Brasil tem muitas bandas de metal extremo de qualidade, mas que injustamente não têm o reconhecimento merecido. O que acha que falta para que a cena underground daqui levante vôo de vez e coloque essas bandas no merecido topo do metal, e por que não, do rock nacional?

Elian: Cara, não sei... Acho que me faço essa pergunta todos os dias. E sempre volto na ideia que isto é uma consequência de vivermos no terceiro mundo. As coisas são mais difíceis pra gente, velho. Pra fazer uma tour, um show, gravar um disco, é tudo muito complicado, mas no final dá um gosto especial.

Imagem
Som Extremo: O blog Som Extremo agradece a entrevista. Mais algumas palavras?

Elian: Eu que agradeço em nome da ESCARNIUM a você e a todos que acompanharam a entrevista! Mais informação da banda no www.myspace.com/escarniumdm. E lembrando que em julho estará disponível nosso EP. Boa sorte com seu blog e com o PREY OF CHAOS (boa banda) (Nota do redaror: é a minha banda! Eheh)! Valeu!!! HAIL!!! REX VERMINORUM!!!

E para não deixarem os curiosos na mão, vale relembrar que o link para download da demo “Covered in Decadence” está disponível na resenha do CD da ESCARNIUM (ver a resenha no link lá em cima, bem no começo!). E para finalizar, eis um vídeo de ensaio de uma das músicas do EP – “Dark Clouds Above Hell's Fire”:


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Entrevistas
Todas as matérias sobre "Escarnium"

Escarnium: Demo será relançada em versão tape na Europa
Escarnium: confirmado no tributo ao Headhunter D.C.
Escarnium: confirmado lançamento de material raro no Brasil
Escarnium: adquira a versão em vinil do debut álbum
Escarnium: baterista do grupo em destaque no site Sick Drummer
Escarnium: grupo já está na Europa para o início de sua turnê
Escarnium: grupo já está na Europa para o início de sua turnê
Escarnium: confirmadas todas as datas da nova turnê europeia
Incarceration: videoclipe e turnê europeia
Escarnium: um dos maiores representantes do Death Metal baiano
Escarnium: feito por apaixonados pelo underground
Escarnium: preparando novo álbum em paralelo ao show com o Vader
Escarnium: confirmada nova turnê na Europa em 2013
Escarnium: lançamento do 'debut' no Brasil
Escarnium: primeira demo será relançada em Tape

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas