O seleto grupo de álbuns de rock nacional considerados como obras‑primas por Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de julho de 2025
Morre Phil Campbell, guitarrista que integrou o Motörhead por mais de 30 anos
Conhecido por opiniões contundentes e análises criteriosas, o crítico musical Regis Tadeu voltou a chamar atenção durante uma de suas lives, resgatada pelo canal CortesCrimson, ao listar os álbuns do rock brasileiro que, em sua visão, podem ser considerados obras-primas. Com sua costumeira franqueza, ele iniciou descartando uma banda popular entre o público jovem: "Do Charlie Brown Jr. nenhum álbum é obra-prima".
Regis Tadeu - Mais Novidades
Logo em seguida, Regis apontou quais trabalhos, para ele, alcançaram esse status elevado dentro da produção nacional. "Já que estamos entrando na seara nacional do rock, diria que uma obra-prima é o ‘Cabeça Dinossauro’ dos Titãs. ‘Selvagem?’, dos Paralamas. Outra deles é o ‘Passo do Lui’, disco anterior." A menção a esses clássicos dos anos 1980 demonstra sua admiração por obras que aliaram inventividade musical e relevância cultural em um momento de efervescência do rock nacional.
O crítico também não hesitou em incluir os Raimundos na discussão, mesmo prevendo reações contrárias: "Sei que isso vai causar polêmica, mas os dois primeiros dos Raimundos são obras-primas, cara!" Segundo ele, os discos lançados em 1994 e 1995 trouxeram uma energia única, com uma mistura irreverente de punk, hardcore e ritmos nordestinos.
Regis Tadeu e rock nacional
Entre os nomes menos lembrados do grande público, Regis destacou um artista de nicho com entusiasmo evidente: "Tem um disco de um artista que pouca gente conhece, que sempre falo dele, que é o ‘Sol no Escuro’, do Fábio Góes, que é um dos discos mais sensacionais de todos os tempos da música brasileira. É inacreditável de espetacular."
Outro trabalho mencionado com ênfase foi o disco "Canções Dentro da Noite Escura", de Lobão, que marcou uma fase mais introspectiva e atmosférica do músico. Regis ainda resgatou duas obras marcantes da fase solo de Rita Lee: "‘Fruto Proibido’ e ‘Entradas e Bandeiras’, da Rita Lee. Eu colocaria." Ambas lançadas nos anos 1970, essas obras são frequentemente apontadas como marcos do rock feminino no Brasil.
Encerrando sua lista, Regis fez questão de citar dois discos cultuados entre os fãs de rock progressivo: "‘Criaturas da Noite’, do Terço. Os dois únicos álbuns do Terreno Baldio em estúdio. Eles são considerados o Gentle Giant brasileiro." A comparação com a lendária banda inglesa ressalta o valor técnico e estético dessas obras, que seguem como joias escondidas no catálogo do rock nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A melhor faixa de "Powerslave", clássico do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A diferença entre Bruce Dickinson e Paul Di'Anno, segundo Adrian Smith
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
"Se Michael Kiske entrasse no Iron Maiden, Bruce Dickinson não teria voltado", diz Regis
A opinião de vocal do Depeche Mode sobre versão do Lacuna Coil para "Enjoy the Silence"
Ouça Phil Campbell tocando "TNT", do AC/DC, com o Anthrax
Quinze bandas brasileiras de Rock e Metal com mulheres na formação que merecem sua atenção
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
A banda de metal extremo brasileira que teve camarim no Rock in Rio invadido por Thiago Lacerda
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Organização do Monsters of Rock divulga horários dos shows

Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
Regis Tadeu explica o que está acontecendo com a voz de Brian Johnson
Quem é maior no Brasil: Kiss ou AC/DC? Regis Tadeu responde e explica por quê
Regis Tadeu aponta a banda nacional onde os projetos solo superam a discografia "oficial"
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A banda que é muito melhor ao vivo do que no estúdio, segundo Regis Tadeu
A opinião de Regis Tadeu sobre teoria de que Mayara Puertas assumiria vocal do Arch Enemy
5 discos do Iron Maiden que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
James Hetfield comenta seu top 10 de maiores canções de todos os tempos


