O seleto grupo de álbuns de rock nacional considerados como obras‑primas por Regis Tadeu
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de julho de 2025
Conhecido por opiniões contundentes e análises criteriosas, o crítico musical Regis Tadeu voltou a chamar atenção durante uma de suas lives, resgatada pelo canal CortesCrimson, ao listar os álbuns do rock brasileiro que, em sua visão, podem ser considerados obras-primas. Com sua costumeira franqueza, ele iniciou descartando uma banda popular entre o público jovem: "Do Charlie Brown Jr. nenhum álbum é obra-prima".
Regis Tadeu - Mais Novidades
Logo em seguida, Regis apontou quais trabalhos, para ele, alcançaram esse status elevado dentro da produção nacional. "Já que estamos entrando na seara nacional do rock, diria que uma obra-prima é o ‘Cabeça Dinossauro’ dos Titãs. ‘Selvagem?’, dos Paralamas. Outra deles é o ‘Passo do Lui’, disco anterior." A menção a esses clássicos dos anos 1980 demonstra sua admiração por obras que aliaram inventividade musical e relevância cultural em um momento de efervescência do rock nacional.
O crítico também não hesitou em incluir os Raimundos na discussão, mesmo prevendo reações contrárias: "Sei que isso vai causar polêmica, mas os dois primeiros dos Raimundos são obras-primas, cara!" Segundo ele, os discos lançados em 1994 e 1995 trouxeram uma energia única, com uma mistura irreverente de punk, hardcore e ritmos nordestinos.
Regis Tadeu e rock nacional
Entre os nomes menos lembrados do grande público, Regis destacou um artista de nicho com entusiasmo evidente: "Tem um disco de um artista que pouca gente conhece, que sempre falo dele, que é o ‘Sol no Escuro’, do Fábio Góes, que é um dos discos mais sensacionais de todos os tempos da música brasileira. É inacreditável de espetacular."
Outro trabalho mencionado com ênfase foi o disco "Canções Dentro da Noite Escura", de Lobão, que marcou uma fase mais introspectiva e atmosférica do músico. Regis ainda resgatou duas obras marcantes da fase solo de Rita Lee: "‘Fruto Proibido’ e ‘Entradas e Bandeiras’, da Rita Lee. Eu colocaria." Ambas lançadas nos anos 1970, essas obras são frequentemente apontadas como marcos do rock feminino no Brasil.
Encerrando sua lista, Regis fez questão de citar dois discos cultuados entre os fãs de rock progressivo: "‘Criaturas da Noite’, do Terço. Os dois únicos álbuns do Terreno Baldio em estúdio. Eles são considerados o Gentle Giant brasileiro." A comparação com a lendária banda inglesa ressalta o valor técnico e estético dessas obras, que seguem como joias escondidas no catálogo do rock nacional.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Parceria com Yungblud rende marca histórica ao Aerosmith

Regis Tadeu critica duramente o Rock in Rio: "desfile de horrores musicais"
Regis Tadeu esclarece por que Elton John aceitou tocar no Rock in Rio 2026
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Angra Reunion; Felipe Andreoli, Rafael Bittencourt e Paulo Baron contam como tudo aconteceu
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Paulo Baron e Felipe Andreoli lançam podcast "Assino Embaixo" no canal de Regis Tadeu
A banda que não ficou gigante porque era "inglesa demais", segundo Regis Tadeu
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
Gene Simmons: Os seus 13 álbuns favoritos de todos os tempos
Capas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos


