WHIPLASH.NET - Rock e Heavy MetalWHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal

FacebookTwitterGoogle+RSSYouTubeInstagramApp IOSApp Android
MenuBuscaReload

Angra: celebrando uma carreira de sucesso

Resenha - Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Imagem
Há 20 anos atrás, mais especificamente no ano de 1993, o underground metálico presenciava o surgimento de um “monstro”. Formando por músicos até então jovens, mais de muito talento, o ANGRA lançava seu primeiro disco, “Angels Cry”, conseguindo um sucesso estrondoso mundo afora, e iniciando uma carreira que elevaria a banda ao posto de segunda maior banda de metal do Brasil, e uma das principais do power/melodic metal mundial. E, para celebrar esses 20 anos do lançamento deste marco do metal nacional, a banda preparou esse lançamento mais do que especial para seus fãs.
Kiko Loureiro: tocar covers ou músicas próprias?Led Zeppelin: A controvérsia sobre as origens do nome da banda

Embalado em um belíssimo digipack, contendo CD e DVD, o material traz a apresentação do ANGRA no HSBC Brasil, em São Paulo, no dia 25 de agosto de 2013, com o vocalista Fabio Lione, e outras atrações. Com um repertório escolhido a dedo (embora faltem alguns clássicos, como não poderia deixar de ser), a banda fez um show memorável, e que sem dúvida não deixará nenhum de seus fãs insatisfeitos.

E mesmo tendo passado por períodos dificílimos nos últimos anos, com a saída de membros, e muita instabilidade, a banda se mostra afiadíssima, e em uma de suas melhores fases.

Um dos grandes destaques da apresentação é o vocalista Fabio Lione, muito a vontade com sua voz agradável, e que agrega muito ao som da banda, inclusive já tendo sido confirmado como o vocalista para o novo disco do grupo. E aqui, preciso fazer um adendo especial: nunca fui um grande fã do André Matos como vocalista, simplesmente por não gostar de seu timbre vocal (gosto pessoal meu), apesar de acompanhar seus trabalhos em todas as bandas que participou. Contudo, não há como negar que o cara tem um talento nato, e muita técnica. E ver Fábio Lione, um dos vocalistas mais aclamados do metal contemporâneo, literalmente se "esguelando" para tentar atingir certos tons em músicas originalmente cantadas por André, comprova ainda mais isso.

Voltando ao material, como o grande homenageado da noite, “Angels Cry” é tocado quase na íntegra, com exceção de “Never Understand”, “Streets of Tomorrow” e “Last Child”. Mas há faixas das mais variadas fases da banda, com outros clássicos como “Lisbon”, “Nothing to Say”, “Rebirth”, “Waiting Silence” e “Nova Era”.

Outro momento marcante fica para “Reaching Horizons” (primeira música composta pelo ANGRA) e “A Monster in Her Eyes”, em versões apenas com violão e voz, cantadas por Rafael. Antes de iniciarem, Kiko explica que é assim que a muitas das músicas da banda surgem, e é uma forma dos fãs verificarem como é esse processo.

Imagem

Não há também como não citar as participações especiais.Tarja Turunen, a primeira a aparecer, canta em “Stand Away” (em um dueto fantástico com lione, que canta surpreendentemente bem de forma mais grave, como um grande tenor) e na marcante versão da banda para “Wuthering Heights” (em deixar nada a dever para Kate Bush), que também conta com a participação do mestre Uli Jon Roth, em uma performance mais do que especial.

Em “Evil Warning”, o convidado é o monstro das baquetas Amilcar Christófaro (TORTURE SQUAD), como uma forma da banda homenagear todas as demais bandas nacionais que começaram junto com eles. Já a Família Lima participa de vários momentos, enriquecendo ainda mais os arranjos compostos pela banda.

Destaque também para a produção musical (com opção de áudio 5.1) e visual do trabalho, excelente, o aspecto disco.

De bônus, temos ainda uma versão acústica para “Caça e Caçador/Coroa Imperial”, em homenagem à música brasileira, e making of das gravações.

Como diz Rafael em um emotivo discurso antes da faixa “The Voice Commandig You” (por ele cantada), para quem acha que o ANGRA deveria acabar, a resposta dada pelos caras é: a banda está apenas começando! E essa realmente é a sensação que temos durante todo o interregno deste excelente material...

Vida longa ao ANGRA!

Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra
(CD/DVD – Nacional – Substancial Music – 2013)

Formação:
Fabio Lione - Vocals
Kiko Loureiro - Guitars
Rafael Bittencourt - Guitars
Ricardo Confessori - Drums
Felipe Andreoli - Bass

Track List:

DVD:
1. Angels Cry
2. Nothing to Say
3. Waiting Silence
4. Lisbon
5. Time
6. Millennium Sun
7. Winds of Destination
8. Gentle Change
9. The Voice Commanding You
10. Late Redemption
11. Reaching Horizons
12. A Monster in Her Eyes
13. No Pain for the Dead
14. Stand Away
15. Wuthering Heights
16. Evil Warning
17. Unfinished Allegro / Carry On
18. Rebirth
19. In Excelsis / Nova Era

20. Gate XIII

Bonus Feature:
. Coroa Imperial / Caça e Caçador
. Special Making Of

CD:
1. Angels Cry
2. Nothing to Say
3. Waiting Silence
4. Lisbon
5. Time
6. Gentle Change
7. Late Redemption
8. Silence and Distance
9. Reaching Horizons
10. Stand Away
11. Wuthering Heights
12. Unfinished Allegro / Carry On
13. Rebirth
14. In Excelsis
15. Nova Era

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Outras resenhas de Angels Cry 20th Anniversary Tour - Angra

Angra: Ganhando vida nova com "Angels Cry 20th Anniversary Tour"Angra: que venham os próximos vinte anosAngra: Um novo "rebirth" para a banda

Kiko Loureiro: tocar covers ou músicas próprias?Kiko Loureiro: Tocar covers ou músicas próprias?Angra: Odysseya será a banda convidada no show em OsascoEdu Falaschi: "O Rock é hereditário"Todas as matérias e notícias sobre "Angra"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Angra"

Led Zeppelin
A controvérsia sobre as origens do nome da banda

Rolling Stone
As melhores bandas com nomes de cor

Supergrupos
Leitores da revista Rolling Stone elegem os melhores

Blind Melon: 'Dream Theater? Desliga essa porra!'Sepultura: Chuck Billy relembra teste que fez para entrar na banda

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online