Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Lulu - Lou Reed & Metallica


  | Comentários:

"Há mais de cem anos atrás, um visionário alemão chamado Frank Wedekind escreveu uma coleção de peças sobre uma tempestuosa mulher chamada Lulu, que era tanto uma musa quanto um mistério. Um século depois, as histórias inspirariam Lou Reed e Metallica a criar 'Lulu', uma narração musical das provocativas peças.” Foram essas palavras que apresentaram a primeira prévia do disco ao público, pelo canal da parceria no youtube, ao divulgarem a faixa “The View”.

Nota: 9

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Confesso que fiquei com um pé atrás quando a parceria foi anunciada, e que meu outro pé também foi pra trás quando vi a capa, que mais parece o busto de uma boneca do Lars Ulrich. Realmente o disco não é de fácil assimilação. Trata-se de um disco extremamente conceitual em todos os aspectos possíveis: harmonias, melodias, barulhos em geral e principalmente no que diz respeito às letras. Se você não está acostumado a ouvir coisas “estranhas”, e nem preciso ir longe para citar exemplos, basta lembrar de Nine Inch Nails ou musicais da Broadway (“Jekyll & Hyde” é uma ótima pedida), certamente você irá fazer cara feia ao escutar “Lulu” pela primeira vez, ainda mais quando não se domina o idioma inglês. Sim, meus amigos, pois falar inglês vai muito além de decorar as letras de suas músicas favoritas e reconhecer suas palavras jogadas em outros contextos. E essa deveria ser a palavra chave para apreciar o que o disco tem a proporcionar: contexto.

Antes de tudo, é preciso saber um pouco da história de Lulu. Há muita amargura, angústia e conflitos rolando ao longo de seu relato, e esses sentimentos tinham de ser retratados de alguma forma no projeto, o que é a tônica do álbum e é o que a grande maioria não vai conseguir chegar sequer perto de compreender. A forma como Lou Reed canta as músicas, as vezes de forma arrastada ou simplesmente recitando as letras (coisa que não deveria ser estranha pra quem conhece três ou quatro músicas do Bob Dylan e, se você não conhece três ou quatro músicas do Bob Dylan faça o favor de parar de ler agora) faz com que as letras - extremamente pesadas e angustiantes - dêem vida às melodias tão pesadas e angustiantes quanto. Tudo conspira para criar esse contexto sombrio e desconfortável em que vive Lulu.

Ouça “Lulu” como se assistisse a uma peça e deixe-se levar pelos caminhos tortos e bizarros de Lulu. Ouça além daquilo que está gravado. Faça um esforço para entender as letras, e a degustação do disco será muito mais prazerosa, mas sempre lembrando que as letras são, de fato, pesadas. Comparando tortamente, encarar as letras de Lulu pela primeira vez sem estar acostumado com esse tipo de abordagem seria o mesmo que apresentar Bukowski a quem está acostumado a literatura infanto-juvenil. Faixas como “Pumping Blood”, “Cheat on Me” e “Frustration” (“I wish that I could kill you, but I do love your eyes (...) To be dead to have no feeling, to be dry and spermless like a girl. I want so much to hurt you, marry me, I want you as my wife”) deixam bem claras as vísceras que inspiraram e fazem parte do disco. Os conflitos, os sentimentos ruins, a angústia, o desespero... tudo isso está presente em cada segundo do disco e em cada letra cantada por Reed.

Se poesia de escárnio, de verdade, não é a sua praia, então é melhor nem se dar ao trabalho de tentar entender esse contexto. Livre-se de todo seu preconceito e lembre-se de que você não está ouvindo um disco do Metallica (não tem nada parecido com “Master of Puppets” ou “Blackened” por aqui) e tente entrar no estranho mundo de “Lulu”, pois é uma viagem que vale muito a pena ser feita, do começo ao fim, pois não há falhas e tudo se encaixa perfeitamente. Mas para construir esse tipo de visão é preciso destruir muitas outras coisas... cabe a você tomar sua decisão. Só não julgue sem antes saber exatamente do que se trata e o que o projeto propõe e, no que diz respeito a isso, a parceria Lou Reed & Metallica saiu muito melhor do que a encomenda!

Faixas:

CD 1
Brandenburg Gate
The View
Pumping Blood
Mistress Dread
Iced Honey
Cheat On Me

CD 2
Frustration
Little Dog
Dragon
Junior Dad

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Outras resenhas de Lulu - Lou Reed & Metallica

Metallica: Não arrisque tentar encaixar Lulu na discografia
"Lulu": Mais chances de agradar aos fãs de Lou Reed
Lou Reed & Metallica: vai ser impossível haver um consenso
Lulu: Obra de arte destinada (injustamente) ao esquecimento
Lou Reed & Metallica: Boas letras, mas Rock não é poesia


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre "Lou Reed"
Todas as matérias sobre "Metallica"

Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema
Metallica: banda disponibiliza imagens do show no Paraguai

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rafael Tavares

Nascido em 1987, descobri o rock and roll já cedo, aos 6 anos de idade, quando ouvi "I Don't Care About You" com o Guns N' Roses em algum momento de 1993. De lá pra cá minha paixão pela música pesada e, especialmente pelo Guns N' Roses (que estará para sempre marcado em minha pele, alma e coração) cresceu exponencialmente. Sebastian Bach me fez querer virar cantor e o resto é história. Produtor fonográfico, formado em Letras e professor. Tão diversificado quanto o Rock and Roll, essa é minha vida, esse é meu clube. =D

Mais informações sobre Rafael Tavares

Mais matérias de Rafael Tavares no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas