WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Resenha - Heading for Tomorrow - Gamma Ray

Para entender o que este disco significa, é preciso voltar no tempo. Mais precisamente no final da década de 1980. Naquele período, a banda alemã HELLOWEEN era uma das maiores, estava em plena ascensão, uma vez que havia acabado de lançar dois dos mais importantes álbuns da história do Heavy Metal, à saber, ambos chamados “Keepers of the Seven Keys”, levando o subtítulo de Part I (1987) e Part II (1988). Estes dois discos podem ser considerados os maiores clássicos da história da banda e também o ponto de partida daquilo que se convencionou chamar de Metal Melódico aqui no Brasil, e que na Europa é conhecido como Speed Metal. Sem duvida dois dos mais influentes álbuns de Heavy Metal em todos os tempos. Até aí, tudo ótimo, e o grupo tinha tudo para se tornar um dos maiores em todos os tempos. Porém, uma das peças-chave da banda, o guitarrista e um dos principais compositores do grupo, Kai Hansen, alega problemas internos e deixa seu posto. Assim, a banda recruta Roland Grapow para seu lugar e, dessa forma, dá continuidade à sua carreira e lança dois álbuns. Entretanto, ambos com qualidade muito abaixo da esperada. O médio “Pink Bubbles Go Ape” (1991) e o fraquíssimo “Chamaleon” (1993).

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

Imagem
Já Kai Hansen resolve montar uma nova banda e a ela é dado o nome de GAMMA RAY. Para compor o novo grupo, Hansen recruta Ralf Scheepers (ex-TYRAN PACE), um velho conhecido, para os vocais. Eles se conheciam da turnê do álbum “Walls of Jericho” (1985) do HELLOWEEN, onde Scheepers atuou como vocalista contratado da banda, pois Hansen achava muito complicado cantar e tocar guitarra ao mesmo tempo. Isso me faz pensar em como teria sido se ele se efetivasse como frontman do HELLOWEEN naquela época...

O GAMMA RAY era completado por Uwe Wessel (Baixo) e Mathias Burchardt (Bateria), além de Kai Hansen no comando das seis cordas. Assim, o grupo estava formado e já, naqueles tempos, começava a gerar expectativa.

Em 1990 lançam o debut “Heading For Tomorrow”, que parece começar exatamente de onde havia parado a segunda parte dos “Keppers”. Com aquele Heavy Metal veloz, melódico, alegre e bombástico, no melhor estilo Happy Happy Helloween. De forma, que mesmo o HELLOWEEN tendo lançado, quinze anos mais tarde, um álbum intitulado “The Keeper of Seven Keys – The Legacy”, como uma continuação de seus discos do final da década de 80, o verdadeiro Keepers III é este “Heading for Tomorrow”.

Dito isso tudo, agora podemos nos concentrar no disco em si. A exemplo da tradição começada logo nos primeiros álbuns do HELLOWEEN (alias, esse artifício é usado até hoje por nove em cada dez bandas do estilo), o CD abre com uma pequena introdução orquestrada que vai crescendo até desembocar na próxima faixa. No caso, esta segunda faixa, como manda o figurino, é uma das mais velozes do álbum. Seu título é “Lust for Life” e ela é um típico Speed Metal oitentista, senão, vejamos: riffs ultrarrápidos e curtos, bateria e baixo igualmente veloz e vocal tão alto que parece querer alcançar os céus. Aliás, os vocais são um show à parte em todas as músicas. Pode-se até dizer que Ralf Scheepers era o substituto ideal para o fenomenal Michael Kiske, que também viria a deixar o HELLOWEEN nos anos 90.

A próxima faixa, “Heaven Can Wait”, é outro destaque absoluto. Mesmo sendo mais cadenciada, consegue ser muito empolgante e seu extraordinário refrão grudento fica na cabeça logo nas primeiras audições.

Na sequência temos “Space Eater”, que começa com sons futuristas e, depois que ganha forma, segue o estilo da anterior, cadenciada e com refrão marcante. O curioso é que a ponte que antecede o refrão chega a ser ainda mais empolgante do que ele próprio. Completando o começo avassalador, está a insana “Money”. Que empolga logo de cara com sua velocidade e os contrapontos vocais de Ralf Scheepers e Kai Hansen que se alternam o tempo todo nesta divertida faixa. Uma das mais legais deste baita disco.

Confirmando a fama de Keepers III, assim como os álbuns do final da década de 80,”Heading for Tomorrow” também tem sua balada. Nele ela se chama “The Silence” e conta com uma bela levada de piano e voz, até ganhar peso e alguma velocidade, para depois ficar lenta novamente. Uma belíssima música, sem dúvidas.

Já “Hold Your Ground” retoma o clima alegre das primeiras canções do disco, mas apesar de não ser ruim, não possui o mesmo impacto das anteriores. Enquanto “Free Time”, a única música composta por Scheepers, (ou devo dizer a única não assinada por Kai Hansen?), tem um clima mais rock n’ roll, algo como aquelas músicas mais roqueiras do JUDAS PRIEST, como “You/ve Got Another Thing Comin”, por exemplo, sendo outro ponto alto do disco.

Depois, temos a épica faixa que dá nome ao álbum. “Heading for Tomorrow” tem mais de 14 minutos de duração e reveza entre razoáveis e bons momentos em seu percurso. O que acontece é que ela parece um pouco forçada e não precisava ser tão longa. Já que muito tempo dela é perdido com partes instrumentais não muito inspiradas. Se ela fosse editada praticamente só com as partes em que o vocalista dá as caras, seria uma composição bem melhor.

Por fim, não se deixe enganar pela terrível arte de capa que este álbum possui, que como diz um primo meu, parece mais uma dupla sertaneja; pois este é um álbum que merece estar presente na coleção de qualquer um que diga gostar de Metal Melódico. Já que ele funciona como uma continuação dos dois maiores clássicos do estilo, porém com identidade própria.

“Heading for Tomorrow”, é um excelente disco e caso você ainda não o conheça, procure o seu o quanto antes. Vale a pena ouvir as composições inspiradas de Kai Hansen e o vocalista Ralf Scheepers em um de seus melhores trabalhos.

Gamma Ray – Heading For Tomorrow (Century Media, 1990)

"Welcome" (Hansen) – 0:57
"Lust for Life" (Hansen) – 5:19
"Heaven Can Wait" (Hansen) – 4:28
"Space Eater" (Hansen) – 4:34
"Money" (Hansen) – 3:38
"The Silence" (Hansen) – 6:24
"Hold Your Ground (Hansen) – 4:49
"Free Time" (Scheepers) – 4:56
"Heading for Tomorrow" (Hansen) – 14:31
"Look at Yourself" (Hensley) – 4:45 (cover de Uriah Heep)

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias da seção Resenhas de CDs
Todas as matérias sobre Gamma Ray

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Carlos Eduardo Garrido

Jornalista formado. Descobriu o Heavy Metal aos 15 anos de idade e desde então, não vive mais sem esse estilo de música. Suas bandas preferidas são Metallica, Iron Maiden, Savatage, Angra, Blind Guardian, dentre muitas outras. Através do jornalismo conseguiu unir suas duas paixões: escrita e música. Além de colaborar com o Whiplash, mantém o blog ociocomcafe.blogspot.com.

Mais matérias de Carlos Eduardo Garrido no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Steven Tyler: "Há álbuns que prefiro esquecer"Aerosmith
"Há alguns álbuns dos quais eu prefiro não me lembrar!"
Censura: 53 nomes que você não pode dizer em uma rádioCensura
53 nomes que você não pode dizer em uma rádio
Metal Progressivo: os dez melhores álbuns do estiloMetal Progressivo
Os dez melhores álbuns do estilo segundo o About.com