Cidadão Instigado: O lado instigado da lua na Virada Cultural
Resenha - Cidadão Instigado (Virada Cultural, SESC, São Paulo, 19/05/2019)
Por Daniel Abreu
Postado em 31 de maio de 2019
Todo fã que se preze do Pink Floyd conhece a história de que o disco The Dark Side of The Moon (1973) tocado simultaneamente com o filme O Mágico de Oz (1939) se encaixam em diversos momentos, seja pelas letras das músicas ou pela sincronia audiovisual. Aqueles que já fizeram a experiência sabem que isso é verdade e não mito. Segundo os integrantes da banda, nada disso foi proposital. De acordo com o baterista da banda Nick Mason, "algum cara com muito tempo livre teve essa ideia de combinar os dois."
Apesar de não ter sido proposital, a coincidência é muito surreal. Não é preciso de uma "ajudinha química" para perceber a sincronia quando Dorothy balança em cima do muro e o verso de "Breathe" canta "balançando na maior onda. "
Mas por qual diabos isso tem a ver com a Virada Cultural que ocorreu em São Paulo entre os dias 18 e 19 de maio?
Como parte da programação, a banda de Fortaleza Cidadão Instigado executou no domingo (19) o repertorio do disco com a exibição do filme simultaneamente, exatamente como a história que eu contei no primeiro parágrafo. Foram duas sessões com ingressos muito concorridos. Eu tive a sorte de estar presente na segunda apresentação e foi algo extremamente especial.
Para quem não conhece o Cidadão Instigado, o grupo de rock foi formado em 1996 na capital do Ceará. Com cinco discos nas costas, sendo o último Fortaleza de 2015, Fernando Catatau é o principal nome do time. Atualmente também a banda conta com Regis Damasceno (guitarra/guitarra synth e vocal), Clayton Martin (bateria), Dustan Gallas (teclados e vocal), Rian Batista (baixo, sampler e vocal). Nas apresentações da Virada, Alex Cruz Vasconselos no saxofone e Nayra Costa no vocal, acompanharam o grupo.
Com o teatro do Sesc 24 de Maio lotado, a segunda apresentação começou um pouco após as 18 horas do domingo. Como provavelmente o The Dark Side of The Moon seria um dos discos que eu levaria para uma ilha deserta, eu estava com a expectativa bem alta se a banda daria conta de executar esse clássico, ainda mais com o filme sendo reproduzido ao fundo. E, felizmente, a minha expectativa foi atendida. O Cidadão Instigado conseguiu fielmente reproduzir o álbum.
Que banda, caro leitor.
Não é para qualquer um emular um dos discos mais icônicos de todos os tempos. Minha mãe, que não é muito ligada em música, sabe que a capa com um prisma sendo atingido por um feixe de luz e se transformando em um arco-íris tem relação com o Pink Floyd.
Todos foram excelentes, Clayton detonou na bateria, assim como Rian emulou com precisão as linhas de baixo de Roger Waters, porém eu quero fazer uma menção muito especial para o Fernando Catatau. O cara me surpreendeu muito ao reproduzir com fidelidade a guitarra ímpar do David Gilmour. O inglês de 73 anos de idade foi o sujeito que eu presenciei tocar mais guitarra em toda a minha vida. Aconteceu no segundo show que ele fez no estádio do Palmeiras em 2015. Na ocasião ele estava divulgando o disco Rattle That Lock (2015) e ele desembarcava por terras tupiniquins pela primeira vez. Portanto, eu tenho um carinho muito grande por ele e Catatau emulando sua guitarra foi algo transcendental.
De lambuja, o Cidadão ainda tocou ao fim da apresentação mais duas músicas do Pink Floyd, a primeira parte de "Echoes", em seguida "Have A Cigar" e para finalizar a parte final de "Echoes". Foi uma noite muito especial. Espero que algum dia eu possa presenciar o grupo repetir a dose. Os meus parabéns para eles, para a Virada e para o Sesc. I'll see you on the dark side of the moon!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nem Robert Plant se atreve: a música que ele diz não conseguir cantar de jeito nenhum
O melhor baixista da história do heavy metal, segundo o Loudwire
O melhor guitarrista de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
A música que Brian Johnson chamou de uma das melhores do rock: "Tão bonita e honesta"
Pink Floyd é homenageado em nova espécie de peixe raro descoberta por pesquisadores brasileiros
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
Ex-Arch Enemy, Alissa White-Gluz anuncia sua nova banda, Blue Medusa
A missão de treinar a nova cantora da Nervosa: o trabalho de Mayara Puertas com Prika
A melhor música do primeiro disco do Iron Maiden, segundo o Loudwire
O filme de guerra que inspirou uma das maiores músicas do Metallica de todos os tempos
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
O clássico do Metallica que fez James Hetfield se encolher: "Aquilo foi ruim"
A atração do Rock in Rio que "as pessoas já viram 500 vezes"
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Stray Cats anuncia volta à estrada após recuperação de Brian Setzer
O cultuado vocalista que Gastão Moreira acha que deixa a desejar: "Seria eliminado do The Voice"
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos
Steve Perry: 5 fatos curiosos sobre o ex-vocalista do Journey


Obituary - uma noite dedicada ao Death Metal sem rodeios
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
My Chemical Romance performa um dos shows mais aguardados por seus fãs
Avenged Sevenfold reafirma em São Paulo porquê é a banda preferida entre os fãs
III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



