Underblood Fest VII: Que venham muitos anos mais
Resenha - Underblood Fest VII (Teatro Maurício de Nassau, Recife, 15/12/2012)
Por João Dias
Postado em 26 de dezembro de 2012
Espetáculo. Essa palavra seria mais que o suficiente para definir a sétima edição do Underblood Fest, evento pernambucano de metal promovido pela Underblood Produções desde 2006 em Recife, PE. Sem dúvidas um evento que está marcado na cena underground de Pernambuco, foi realizado pelo segundo ano seguido no Teatro Maurício de Nassau, na rua Vigário Tenório, bem próximo do Marco Zero (Recife Antigo). Certamente a versão mais brutal do evento, todas as bandas a se apresentarem fazem um estilo derivado do metal extremo, tornando essa uma noite feita pra quem é adepto de som bem pesado mesmo.
Pra começar a noite, o público foi apresentado com a primeira atração, mantendo a tradição de sempre chamar uma banda "não-cristã" pra mostrar que essa história de "white metal" é coisa de gente infantil, foi a estreia da banda de thrash metal/deathcore AFTER THE CHAOS. Já na primeira apresentação dos caras, deu pra ver a qualidade técnica da banda, formada por Henrique Gustavo - Vocal, Rafael Coelho - Guitarra, André d'Lima - Baixo e Paulo Emmanuel - Bateria, a banda já começou mandando muito bem, com influências visíveis de um som moderno sem perder em nenhum instante o som do metal extremo clássico que visivelmente influencia a banda, tornando ela uma banda digna de nota dentro de tantas bandas do gênero que muitas vezes não primam tanto pela pesquisa musical. Nesse ponto eles realmente foram muito bons.
SALÁRIO DO PECADO veio logo a seguir. Se a banda principal do evento (a IMPLEMENT) estava lá comemorando seus 10 anos na estrada, a SALÁRIO DO PECADO estava ali representando seus 5 anos de existência, sempre executando um brutal death metal com grindcore sujo e bem executado, com John Paul (vocais), Thiago Doido e André Felipe (guitarras), Almir Negão (baixo) e David Milanez (bateria). Apresentaram músicas clássicas da banda (como "Escravidão") e também músicas mais recentes (como "Lei" - que tem um clipe inclusive - e "Kill the Evil Inside You"). Mais uma vez a brutalidade se fundiu bem com a técnica dos músicos da banda, e a cada apresentação eles mostram-se melhores que antes.
Logo a seguir veio a DYNAMUS, de Salvador, Bahia, pela primeira vez tocando em Pernambuco e divulgando seu recém lançado primeiro disco full, "Quando Estou Fraco Então Sou Forte". Fazendo um misto de death/thrash metal com hardcore, bem similar ao TRINO, Eldo Luiz (vocais e guitarra), Liko Santos (bateria) e Ticiano Lima (baixo) apresentaram uma setlist variando músicas de seu álbum (como Out of Control, Teatro de Mentiras, Dementia e Respeito) com músicas da demotape "Nosce te Ipsum" (no caso, Joseph's Trouble e The Boss), além de um cover de "Credo" de AFTERDEATH e TRINO (essa última executada logo três vezes!). Vendo ao vivo percebi que realmente os caras mandam bem mesmo, que eles apareçam mais vezes em Recife!
A penúltima banda do evento, SOTERION, veio com seu som black metal clássico. Emanuel de Vasconcelos (Lord Abaron, guitarras e vocal), Alison Américo (bateria) e o novo integrante, Almir Negão (baixo), em substituição à Tatiane Barros (Lady Corbã); juntos eles honraram o "unblack" metal (apesar dessa designação "unblack" ser extremamente horrível, vá lá) de Pernambuco como uma das mais antigas da cena nesse estilo e a única ainda em atividade. Sucessos como "Jesus Suntribuh Satan" e "The Day of Total Destruction" mostraram como a banda tem muito ainda pra dar, e o novo integrante soube executar bem o som da banda, com linhas de baixo precisas e seguras.
Por fim, a atração da noite, IMPLEMENT. Demoraram um pouco pra começar o som, mas a preparação realmente valeu e muito a pena. Para gravarem seu primeiro DVD oficial em comemoração aos seus 10 anos "no estreito" e fechando a turnê "Contagious Faith: Ten Years in the Strait", Angelo Acácio (bateria), Marcio "Oicram" Kizar (guitarra) e Ivan Morderhay (vocais e baixo) escolheram um set list perfeito, com faixas novas (como "Pentecostal Insanity"), faixas da clássica demo "Decaptated" (e pra dar mais destaque, rolou pela primeira vez na íntegra as faixas "Triumphal Return" e "Bastard Moloque") e clássicos como "Worm in My Brain" e "Rei da Babilônia", a IMPLEMENT mais uma vez mostra porque é uma das bandas mais respeitadas do cenário underground de Pernambuco e porque merece não só dez anos, mas muitos mais anos pra seguir em frente, executando seu death metal clássico sem arrodeios e com uma mensagem simples e direta de sua fé em Deus e sobre a sociedade.
Pra resumir tudo, novamente voltarei à primeira palavra dessa review: ESPETÁCULO! Que venham muitos mais anos para esse festival que a cada ano cresce mais e mais.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
O disco do Metallica que para James Hetfield ainda não foi compreendido; "vai chegar a hora"
Os melhores guitarristas da atualidade, segundo Regis Tadeu (inclui brasileiro)
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
Mais um show do Guns N' Roses no Brasil - e a prova de que a nostalgia ainda segue em alta
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Greyson Nekrutman mostra seu talento em medley de "Chaos A.D.", clássico do Sepultura
O compositor que Paul McCartney admite jamais conseguir igualar: "Eu o invejo"
Regis Tadeu explica por que não vai ao show do AC/DC no Brasil: "Eu estou fora"
A banda de heavy metal que tem quatro discos inspirados em tragédias pessoais
A banda que Dave Grohl acha "indiscutivelmente a mais influente" de sua geração
AC/DC confirma show único no Brasil em São Paulo para fevereiro
O clássico do metal que é presença constante nos shows de três bandas diferentes
A excepcional música do Metallica que Max Cavalera gostaria de fazer cover
Bruce Dickinson revela qual é sua música preferida do Iron Maiden
Stevie Ray Vaughan: o último show e o vôo para a morte

Exodus - sempre uma das melhores experiências do ano
Behemoth e Deicide - um espetáculo inigualável do metal extremo
Anette Olzon apresentou no Brasil músicas dos álbuns "Dark Passion Play" e "Imaginaerum"
Imminence - público apaixonado enche a casa numa quinta-feira
Rock, Memória e Emoção - Nenhum de Nós Encanta Jumirim/SP
Ultraje a Rigor Invade Cerquilho e Reafirma o Poder do Rock Nacional
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



