Angra: Um registro da paixão do povo cearense e nordestino
Resenha - Angra (Marina Park, Fortaleza, 10/10/2002)
Por Pablo Castelar
Postado em 10 de outubro de 2002
Fotos por João Paulo Andrade
Publicado Originalmente no SkyHell Webzine
Este foi o registro da paixão do povo cearense, e por que não dizer nordestino, por este que pode ser considerado o maior nome do heavy metal melódico brasileiro: Angra.
Angra - Mais Novidades
O Ceará Music é o maior evento musical do Estado e um dos maiores do país, distribuído em três dias, com bandas nacionais dos mais diversos estilos. Estas bandas são escolhidas através de votações, feitas principalmente pela internet. E, para a surpresa de muitos, e agrado dos headbangers do nordeste, o Angra recebeu a sexta maior votação e a banda foi levada ao evento, literalmente, "nos braços do povo".
Outro fato importantíssimo marcou a noite, a primeira do festival: A resistência e fidelidade dos fãs de heavy metal e da banda. Convenhamos, com todo respeito às demais bandas, para quem não aprecia o estilo de Capital Inicial, o Rappa, Jorge Vercilo, Skank e derivados, foi desgastante e cansativo ter de esperar até as 5 horas da manhã para o começo do show do Angra.
Com o raiar do dia, finalmente o grupo entrou no palco principal do evento (que contava com 2 palcos), e apesar de muita gente já ter ido embora, era enorme a quantidade de pessoas que ficou para honrar o final da noite. A banda começa logo com Nova Era, um neo-clássico do Angra, tirado do álbum Rebirth. A música foi muito bem recebida, e total mérito deve ser registrado ao Edu Falaschi, vocalista do Angra, por conseguir arrancar energia da platéia àquela hora da madrugada. Aliás, verdade seja dita, a banda inteira teve uma performance de palco excepcional.

Era nítida a satisfação dos membros do Angra ao ver aquela multidão que os prestigiava, e fizeram um belo show para compensar a espera. Tocaram outras faixas do novo álbum Rebirth, como Millenium Sun e Acid Rain, que proporcionaram momentos curiosos das famosas "coincidências". Ao tocar a primeira, o sol ia subindo, ao tocar a segunda, a chuva começou a descer dos céus. E ao contrário do que se podia esperar, pouquíssimos foram buscar abrigo. O show continuou, e todos ficaram lá para agitar com o Angra.
Com o público nas mãos, a banda também remeteu ao passado com Angels Cry, fez o público cantar com Rebirth, uma das mais bem recebidas do show, finalmente dando um descanso com a faixa Hunters And Prey, do EP homônimo.
Como não podia faltar, no final do show a banda arrancar ainda mais energia do público tocando a clássica Carry On, entoada por todos. E quando imaginava-se que o show havia chegado ao fim, a banda surpreende tocando The Number Of The Beast, clássico imortal do Iron Maiden, fazendo um começo do dia perfeito.
O único infortuito da apresentação é que a equalização do som, talvez devido a inexperiência com os técnicos de som com o estilo, foi um pouco prejudicada, com o volume das guitarras muito abaixo do desejável, principalmente a de Rafael Bittencourt. Afora isso, foi uma apresentação digna, com destaque ao baixista Felipe, tocando de forma magistral e apoiando nos vocais de maneira muito eficiente.

Mais importante do que este show do Angra, a significância deste momento deve ser reconhecido por diversos fatores e conseqüências. Primeiramente, deve-se observar que isto é uma enorme porta que se abre para as outras bandas de heavy metal, não apenas para tocarem neste evento (espera-se), como também para trazer ao nordeste ainda mais a presença do metal nacional. O público cearense demonstrou que há espaço para este mercado sim, e que dando oportunidade, o heavy metal pode cativar os mais diversos tipos de ouvintes.
Concluindo, note-se que o Angra está atualmente na primeira posição na enquete do site oficial do evento, sobre qual foi a melhor performance no palco principal do Ceará Music, com mais de 27% dos votos. Alguém ainda duvida da força do metal?

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o fim de um dos maiores supergrupos abriu caminho para um clássico que antecipou o metal
Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
Scott Ian relembra show do Anthrax no Rock in Rio 2019
O disco solo que Ozzy Osbourne não suportava ouvir; "Tudo parecia e soava igual"
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Os 5 melhores guitarristas de todos os tempos, segundo Fernando Deluqui (ex-RPM)
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
A primeira banda a destronar os Beatles e ameaçar a Beatlemania ainda nos anos 60
A música que a MTV "pegou emprestada" do Megadeth
O megahit dos Beatles que John Lennon disse a Alice Cooper que é um "completo absurdo"
Horrorizado, Jason Newsted diz que aprendeu com o Guns N' Roses o que não quer ser na vida

Rafael Bittencourt relembra Andre Matos e compartilha fotos do finado vocalista
O erro que Marcelo Barbosa vê na atual polêmica entre amplificadores e simuladores
Angra nega que Pabllo Vittar participará de show da banda em São Paulo
Fábio Laguna fará expedição de mais de 700 quilômetros de bicicleta pela Estrada Real
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
Rafael Bittencourt explica por que o Angra voltou a olhar para a fase Andre Matos
O e-mail de Andre Matos que deu aval para Bruno Sutter ser vocalista do Angra
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil



