O impacto da IA na produção musical
Por Michel Sales
Postado em 15 de outubro de 2025
A inteligência artificial (IA) surgiu recentemente e, em ritmo acelerado, vem se aprimorando dia após dia, tornando a vida das pessoas mais prática e até divertida. Capaz de executar tarefas com rapidez e precisão, a IA se integra às tecnologias como uma inovação que promete transformar profundamente diferentes áreas de trabalho.

Na música, esse impacto já é visível: multiplicam-se na internet experimentos criativos que vão desde novas composições produzidas com apoio da IA até paródias de canções consagradas e até mesmo a recriação de vozes do passado interpretando sucessos contemporâneos.
Entretanto, esse avanço traz consigo grandes responsabilidades. Obras manipuladas, criações inéditas e usos peculiares exigem cautela e ética. O entretenimento pode ser sedutor, mas precisa caminhar lado a lado com respeito, estudo e consciência. Afinal, quem utiliza essas ferramentas deve compreender bem a dimensão do que está produzindo e compartilhando.
A base da IA está em algoritmos e modelos matemáticos que processam grandes volumes de dados, identificam padrões e produzem respostas ou ações. Por isso, ela está presente em diversas áreas, como saúde, educação, indústria, transporte, comunicação e entretenimento. Ou seja, a IA é a capacidade das máquinas de "imitar" aspectos da inteligência humana para executar tarefas de forma autônoma ou assistida.
No YouTube, já é comum encontrar experimentos musicais curiosos, como canções do Angra interpretadas pela voz de André Matos em fases que originalmente pertenceram a Edu Falaschi – e o inverso também. Há ainda versões do Iron Maiden com ritmos inusitados e vocalizações distintas atribuídas a Bruce Dickinson.
Até quando essa prática vai perdurar, ou que rumo tomará no universo da música, ainda é uma incógnita. Por ora, resta apreciar com cautela essa onda criativa que amplia as possibilidades do gênero musical.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Blaze Bayley e KK's Priest são anunciados como atrações do Bangers Open Air 2027
Tony Iommi conheceu baterista que tocou em seu novo disco enquanto passeava na praia
Tony Iommi conta como "recrutou" Jorn Lande para cantar em seu novo disco
Brian May participou de "From the Dark", novo álbum de Tony Iommi
Quem é Karl Brazil, novo membro da banda de Tony Iommi
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Tony Iommi explica por que odeia tocar violão e não gosta de gravar clipes
Nova turnê do Evanescence deverá terminar na América do Sul em 2027
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Tony Iommi conta por que Becky Baldwin e não Geezer Butler tocou em seu novo disco
Dave Murray, Adrian Smith e Bruce Dickinson revelam suas músicas favoritas do Iron Maiden
Esteban Tavares anuncia retorno à banda de Humberto Gessinger para nova turnê
Left To Die, o supergrupo tributo ao seminal Death, lança seu primeiro disco



As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


