A polêmica ao redor de Roger Waters
Por Ricardo Bellucci
Postado em 20 de junho de 2023
Roger Waters é um músico talentoso, um letrista genial, dono de uma personalidade forte, complexa, controversa, carismática e muitas vezes de difícil convivência, como pode atestar sua relação conflituosa com David Gilmour. Quando o estado psicológico de Syd Barret tornou sua permanência no Pink Floyd inviável, foi Waters que assumiu o papel de líder criativo da banda. Mas também foi seu lado centralizador que colaborou, e muito, para a separação do grupo, após a gravação do que seria o último álbum (The Final Cut) do Floyd, com a assim chamada formação clássica.
Roger Waters - Mais Novidades
Mas se existe algo do qual Waters não pode ser acusado é de esconder suas opiniões, principalmente as de natureza política. Quer você concorde ou não com elas, ele nunca as escondeu. Ao longo da obra do Floyd, seu pensamento fica claro e cristalino, como por exemplo em The Dark Side of The Moon ou em Animals (baseada na obra de George Orwell, a Revolução dos Bichos). No entanto, seu posicionamento alcança o auge em The Wall. Para os fãs que já escutaram essa obra clássica (ou mesmo o filme de Alan Parker), não resta nenhuma dúvida sobre seu posicionamento político antiguerra, em grande parte decorrente da perda trágica de seu pai durante a II Guerra Mundial. Waters sempre criticou os senhores da Guerra. Se ainda restar alguma dúvida sobre isso, basta visitarmos The Final Cut, onde ele expressa claramente sua visão sobre os conflitos humanos na faixa The Fletcher Memorial Home. Essa faixa é clara e cristalina, criticando desde Margareth Thatcher, passando por Leopoldo Galtieri, Ronald Reagan até o ex-líder soviético Leonid Brejnev.
O que chama bastante a atenção, no entanto, é a atual polêmica sobre o show de Waters na Alemanha, onde foi acusado de usar um figurino que incentivaria o nazismo (o que seria um crime na Alemanha). Esse figurino já foi utilizado em diversos shows do artista ao redor do mundo, anteriormente. É inspirado em um traje utilizado nos shows originais da banda na época do lançamento de The Wall. Em relação ao símbolo dos martelinhos entrelaçados, o mesmo aparece desde 1977, estando presente em camisetas, botons, pôsteres e cartazes ao redor do mundo.
Não estou aqui fazendo uma defesa do pensamento político de Waters, longe disso, cada um é dono das suas opiniões e responde por elas. Logo, diante de todo o seu passado, da sua história, cabe a pergunta: por que somete agora temos tamanha celeuma em relação a elas? Creio que a resposta para essa pergunta está justamente na obra de Waters e do Floyd. Lá ele fala por si mesmo, lá podemos encontrar a gênese das suas opiniões e visões à cerca de diversos temas do mundo atual, e partir dessas visões podemos compreender o real motivo de tanta polêmica. No mundo atual, onde a reputação das pessoas é destruída em segundos, ao simples clic de um botão, conhecer de fato, por si mesmo, a opinião de outra pessoa, consultando entrevistas novas ou antigas, ouvindo, lendo ou observando sua obra é um bom início para tecermos nosso próprio juízo de valor à cerca da forma de pensar de alguém.
Longa vida ao Rock!
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Mikael Åkerfeldt (Opeth) não conseguiria nem ser amigo de quem gosta de Offspring
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Sepultura lança "The Place", primeira balada da carreira, com presença de vocal limpo
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame
Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota
Derrick Green explica o significado da nova música do Sepultura
O pior solo de guitarra do Angra de todos os tempos, segundo Rafael Bittencourt
O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"

Roger Waters investigado por usar uniformes semelhantes aos alemães da segunda guerra
Sem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2

Roger Waters conta como "Hey You" entrou em "The Wall" na última hora e mudou o lado 3
O prato onde o Pink Floyd comeu, apesar de Roger Waters torcer o nariz para o cardápio
Paul Di Anno: Qual a opinião dele sobre os vocais de Bruce Dickinson?
O hit do Pink Floyd que foi última canção escrita por Roger Waters e David Gilmour juntos
Fãs de Rock e Metal: 15 verdades que eles sempre temeram
Capas: 10 das mais belas feitas por artistas dos quadrinhos
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


