A polêmica ao redor de Roger Waters
Por Ricardo Bellucci
Postado em 20 de junho de 2023
Roger Waters é um músico talentoso, um letrista genial, dono de uma personalidade forte, complexa, controversa, carismática e muitas vezes de difícil convivência, como pode atestar sua relação conflituosa com David Gilmour. Quando o estado psicológico de Syd Barret tornou sua permanência no Pink Floyd inviável, foi Waters que assumiu o papel de líder criativo da banda. Mas também foi seu lado centralizador que colaborou, e muito, para a separação do grupo, após a gravação do que seria o último álbum (The Final Cut) do Floyd, com a assim chamada formação clássica.
Roger Waters - Mais Novidades
Mas se existe algo do qual Waters não pode ser acusado é de esconder suas opiniões, principalmente as de natureza política. Quer você concorde ou não com elas, ele nunca as escondeu. Ao longo da obra do Floyd, seu pensamento fica claro e cristalino, como por exemplo em The Dark Side of The Moon ou em Animals (baseada na obra de George Orwell, a Revolução dos Bichos). No entanto, seu posicionamento alcança o auge em The Wall. Para os fãs que já escutaram essa obra clássica (ou mesmo o filme de Alan Parker), não resta nenhuma dúvida sobre seu posicionamento político antiguerra, em grande parte decorrente da perda trágica de seu pai durante a II Guerra Mundial. Waters sempre criticou os senhores da Guerra. Se ainda restar alguma dúvida sobre isso, basta visitarmos The Final Cut, onde ele expressa claramente sua visão sobre os conflitos humanos na faixa The Fletcher Memorial Home. Essa faixa é clara e cristalina, criticando desde Margareth Thatcher, passando por Leopoldo Galtieri, Ronald Reagan até o ex-líder soviético Leonid Brejnev.
O que chama bastante a atenção, no entanto, é a atual polêmica sobre o show de Waters na Alemanha, onde foi acusado de usar um figurino que incentivaria o nazismo (o que seria um crime na Alemanha). Esse figurino já foi utilizado em diversos shows do artista ao redor do mundo, anteriormente. É inspirado em um traje utilizado nos shows originais da banda na época do lançamento de The Wall. Em relação ao símbolo dos martelinhos entrelaçados, o mesmo aparece desde 1977, estando presente em camisetas, botons, pôsteres e cartazes ao redor do mundo.
Não estou aqui fazendo uma defesa do pensamento político de Waters, longe disso, cada um é dono das suas opiniões e responde por elas. Logo, diante de todo o seu passado, da sua história, cabe a pergunta: por que somete agora temos tamanha celeuma em relação a elas? Creio que a resposta para essa pergunta está justamente na obra de Waters e do Floyd. Lá ele fala por si mesmo, lá podemos encontrar a gênese das suas opiniões e visões à cerca de diversos temas do mundo atual, e partir dessas visões podemos compreender o real motivo de tanta polêmica. No mundo atual, onde a reputação das pessoas é destruída em segundos, ao simples clic de um botão, conhecer de fato, por si mesmo, a opinião de outra pessoa, consultando entrevistas novas ou antigas, ouvindo, lendo ou observando sua obra é um bom início para tecermos nosso próprio juízo de valor à cerca da forma de pensar de alguém.
Longa vida ao Rock!
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Iron Maiden confirma segundo show da "Run For Your Lives Tour" em São Paulo
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que os Beatles chamaram de o maior álbum já feito; "imbatível em muitos sentidos"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Thor da Marvel tenta tocar bateria com banda estourada de metalcore e dá ruim
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A banda clássica de rock em que Ozzy Osbourne era viciado: "Eles são como carne e batata"
Como um telefonema permitiu a participação do Twisted Sister no Bangers Open Air
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
De Tony Iommi a Jim Martin, os guitarristas que Max Cavalera admira
Roger Waters investigado por usar uniformes semelhantes aos alemães da segunda guerra
Sem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
Sharon Osbourne planejou uma vingança extrema após Roger Waters criticar Ozzy
Pollstar divulga lista dos 25 artistas que mais venderam ingressos no século atual
A banda que Roger Waters e Eddie Van Halen colocaram no topo quando falam de rock
O show do Pink Floyd em que Roger Waters não sabia o que dizer, mas emocionou a plateia
Nikki Sixx: "transei com a mulher do Bruce Dickinson"
O hábito de Galvão Bueno considerado inconveniente, segundo Paulo Ricardo
Temperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1
Sarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais


