Roger Waters vai às lágrimas ao comentar decisão inédita adotada em show na Alemanha
Por Bruce William
Postado em 31 de maio de 2023
Roger Waters se manifestou a respeito da investigação iniciada pela polícia alemã em relação ao uso de um uniforme semelhante ao nazista durante seus shows no país. Após a repercussão dessas apresentações, o cantor explicou a intenção por trás de sua performance e realizou modificações no show realizado em Frankfurt no último domingo, dia 28.
Roger Waters - Mais Novidades
Desde o início de sua passagem pela Alemanha, Roger Waters tem sido alvo de controvérsias, com acusações de antissemitismo que inicialmente resultaram no cancelamento do show em Frankfurt. Posteriormente, o cantor obteve permissão judicial para se apresentar, o que sugeriu que a situação estava normalizada. Porém, esse não foi o desenrolar dos acontecimentos. Como é de hábito, em determinado momento do show em Berlim, Roger apareceu utilizando trajes que fazem referência aos soldados alemães da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, como na Alemanha é proibido fazer qualquer alusão a imagens, símbolos ou gestos nazistas, independentemente do contexto ou da intenção do músico em realizar uma crítica ou sátira, autoridades locais afirmaram que iriam investigar aquela performance.
A controvérsia surgiu devido a um segmento teatral presente nos shows de Roger Waters há décadas, nas músicas "In the Flesh?" e "Run Like Hell", em que ele se veste como um oficial nazista como forma de crítica social. Contudo, durante o show em Frankfurt, esse segmento foi excluído da apresentação, em respeito àqueles que se sentem ofendidos com qualquer tipo de "profanação" de locais históricos relacionados às vítimas do Holocausto. Além da vestimenta nazista, autoridades alemãs e israelenses também expressaram preocupação em relação à exibição de imagens de pessoas falecidas, incluindo Anne Frank e Shireen Abu Akleh, uma jornalista com cidadania palestina que morreu no ano passado durante uma operação israelense.
Antes do show em Frankfurt, ocorreram protestos por parte daqueles que se opõem à realização do espetáculo, uma vez que a casa de shows Festhalle, onde a apresentação foi realizada, foi o local onde mais de 3.000 judeus foram presos e torturados pelos nazistas em 1938.
Roger Waters usou as redes sociais para exibir um vídeo onde explica sua decisão para o show de Frankfurt, e um trecho foi legendado pela jornalista Larissa Catharine Oliveira e publicado pelo WikiMetal. "Nosso show esta noite é um pouco diferente de todos os outros shows que fizemos na Alemanha até agora. Na verdade, um pouco diferente de todos os shows que fizemos em qualquer lugar", diz Roger, explicando em seguida que o assunto é delicado e significa muito para ele. Em seguida, ele explica que no começo da segunda parte do show são tocadas duas músicas do "The Wall" de 1979 onde ele usa as roupas polêmicas como forma de crítica. "E temos feito isso no mundo inteiro. Mas se você leu os jornais nestes últimos dias, eles usaram o fato de eu usar um casaco de couro como parte de uma narrativa. E isso explica para quem lê aos jornais por aí que sou um anti-judeu revoltado e antissemita. Amigos, eu posso lhes dizer isso porque estamos todos juntos no bar: eu não sou isso".
A plateia reage de forma entusiasmada, e Roger prossegue explicando que, naquela noite, ele não usaria o controvertido casaco de couro, pois entendeu o ponto de vista de quem estava protestando. "E estou feliz em contar que algumas pessoas da minha banda saíram para conversar e estou feliz que um deles me mandou fotos de fãs que estavam dizendo 'Roger, bem vindo à Alemanha'. Ah, Meu Deus, você sabe o quanto isso significa depois de tanta besteira?". Neste ponto todos aplaudem bastante e Roger também se empolga. Um pouco depois, ele prossegue: "Então eu sinto pelas pessoas que estão preocupadas com a chance de profanar esse lugar. Esse lugar, que podemos dizer, é um altar em memória às vidas que foram perdidas. Entendo isso. Por isso estou fazendo esse gesto pequeno, mas espero que seja significativo". Confira a seguir o vídeo, que mostra Roger extremamente emocionado a ponto de não conseguir segurar as lágrimas, tendo que se recompor para retornar ao show.
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses anuncia valores e início da venda de ingressos para turnê brasileira 2026
A maior banda do Brasil de todos os tempos, segundo Andreas Kisser do Sepultura
Megadeth anuncia mais datas da turnê de despedida
O álbum de Lennon & McCartney que Neil Young se recusou a ouvir; "Isso não são os Beatles"
As 3 bandas de rock que deveriam ter feito mais sucesso, segundo Sérgio Martins
Os cinco maiores guitarristas de todos os tempos para Neil Young
Os melhores covers gravados por bandas de thrash metal, segundo a Loudwire
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
Fernanda Lira desabafa sobre ódio online e autenticidade: "não sou essa pessoa horrível"
"Estou muito feliz pela banda e por tudo que conquistamos", afirma Fabio Lione
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Hall da Fama do Metal anuncia homenageados de 2026
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo o lendário Joey Ramone
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
Rockstadt Extreme Fest terá 5 dias de shows com cerca de 100 bandas; veja as primeiras
Roger Waters investigado por usar uniformes semelhantes aos alemães da segunda guerra
Sem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
O artista que Roger Waters diz ter mudado o rock, mas alguns torcem o nariz
Cantor brega Falcão conta a Danilo Gentili treta com Roger Waters do Pink Floyd
O álbum do Pink Floyd que David Gilmour acabou detestando por causa do Roger Waters
Pink Floyd: os álbuns da banda, do pior para o melhor, pela UCR
50 clássicos do Rock que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A estrofe de "Faroeste Caboclo" que não faz sentido no enredo, segundo Renato Russo
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia o Guns N' Roses?
O desodorante que deu origem ao título de um dos maiores hits dos anos 1990
Heavy Metal: o Diabo e personagens bíblicas nas capas


