Roger Waters vai às lágrimas ao comentar decisão inédita adotada em show na Alemanha
Por Bruce William
Postado em 31 de maio de 2023
Roger Waters se manifestou a respeito da investigação iniciada pela polícia alemã em relação ao uso de um uniforme semelhante ao nazista durante seus shows no país. Após a repercussão dessas apresentações, o cantor explicou a intenção por trás de sua performance e realizou modificações no show realizado em Frankfurt no último domingo, dia 28.
Roger Waters - Mais Novidades
Desde o início de sua passagem pela Alemanha, Roger Waters tem sido alvo de controvérsias, com acusações de antissemitismo que inicialmente resultaram no cancelamento do show em Frankfurt. Posteriormente, o cantor obteve permissão judicial para se apresentar, o que sugeriu que a situação estava normalizada. Porém, esse não foi o desenrolar dos acontecimentos. Como é de hábito, em determinado momento do show em Berlim, Roger apareceu utilizando trajes que fazem referência aos soldados alemães da Segunda Guerra Mundial. Entretanto, como na Alemanha é proibido fazer qualquer alusão a imagens, símbolos ou gestos nazistas, independentemente do contexto ou da intenção do músico em realizar uma crítica ou sátira, autoridades locais afirmaram que iriam investigar aquela performance.
A controvérsia surgiu devido a um segmento teatral presente nos shows de Roger Waters há décadas, nas músicas "In the Flesh?" e "Run Like Hell", em que ele se veste como um oficial nazista como forma de crítica social. Contudo, durante o show em Frankfurt, esse segmento foi excluído da apresentação, em respeito àqueles que se sentem ofendidos com qualquer tipo de "profanação" de locais históricos relacionados às vítimas do Holocausto. Além da vestimenta nazista, autoridades alemãs e israelenses também expressaram preocupação em relação à exibição de imagens de pessoas falecidas, incluindo Anne Frank e Shireen Abu Akleh, uma jornalista com cidadania palestina que morreu no ano passado durante uma operação israelense.
Antes do show em Frankfurt, ocorreram protestos por parte daqueles que se opõem à realização do espetáculo, uma vez que a casa de shows Festhalle, onde a apresentação foi realizada, foi o local onde mais de 3.000 judeus foram presos e torturados pelos nazistas em 1938.
Roger Waters usou as redes sociais para exibir um vídeo onde explica sua decisão para o show de Frankfurt, e um trecho foi legendado pela jornalista Larissa Catharine Oliveira e publicado pelo WikiMetal. "Nosso show esta noite é um pouco diferente de todos os outros shows que fizemos na Alemanha até agora. Na verdade, um pouco diferente de todos os shows que fizemos em qualquer lugar", diz Roger, explicando em seguida que o assunto é delicado e significa muito para ele. Em seguida, ele explica que no começo da segunda parte do show são tocadas duas músicas do "The Wall" de 1979 onde ele usa as roupas polêmicas como forma de crítica. "E temos feito isso no mundo inteiro. Mas se você leu os jornais nestes últimos dias, eles usaram o fato de eu usar um casaco de couro como parte de uma narrativa. E isso explica para quem lê aos jornais por aí que sou um anti-judeu revoltado e antissemita. Amigos, eu posso lhes dizer isso porque estamos todos juntos no bar: eu não sou isso".
A plateia reage de forma entusiasmada, e Roger prossegue explicando que, naquela noite, ele não usaria o controvertido casaco de couro, pois entendeu o ponto de vista de quem estava protestando. "E estou feliz em contar que algumas pessoas da minha banda saíram para conversar e estou feliz que um deles me mandou fotos de fãs que estavam dizendo 'Roger, bem vindo à Alemanha'. Ah, Meu Deus, você sabe o quanto isso significa depois de tanta besteira?". Neste ponto todos aplaudem bastante e Roger também se empolga. Um pouco depois, ele prossegue: "Então eu sinto pelas pessoas que estão preocupadas com a chance de profanar esse lugar. Esse lugar, que podemos dizer, é um altar em memória às vidas que foram perdidas. Entendo isso. Por isso estou fazendo esse gesto pequeno, mas espero que seja significativo". Confira a seguir o vídeo, que mostra Roger extremamente emocionado a ponto de não conseguir segurar as lágrimas, tendo que se recompor para retornar ao show.
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
Yngwie Malmsteen explica "não" a David Lee Roth e por que não trabalharia com Dio
Angra realizará primeiro show da carreira na Finlândia
Epica esgota ingressos para show com orquestra e coral em São Paulo
Marty Friedman admite ter pisado na bola em saída do Megadeth
A música de 1984 que o Metallica tocou ao vivo uma única vez
Por que é importante que artistas se posicionem politicamente
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
Ator RJ Mitte, mais conhecido por "Breaking Bad", morre aos 34 anos
A noite em que Noel Gallagher ouviu "a melhor música de sua vida"
O álbum do Slayer que ainda arrepia Dave Lombardo depois de décadas
Graham Bonnet anuncia detalhes do seu novo álbum, "Circuit Breaker"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo

Roger Waters investigado por usar uniformes semelhantes aos alemães da segunda guerra
Sem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2

O álbum do Pink Floyd que Roger Waters gostaria de refazer
Os três álbuns do Pink Floyd que Roger Waters não consegue engolir
Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Por que Eric Clapton aceitou virar músico de apoio de outro artista nos anos oitenta
Roger Waters e filho criam o Legacy, projeto que celebra a obra do Pink Floyd
O hit do Pink Floyd que David Gilmour vetou na reunião com Roger Waters
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
A traição do Pink Floyd que Roger Waters engoliu a seco e teve que aceitar
O músico que recusou convite para o Led Zeppelin, mas entrou em outra banda ainda maior
Mr Catra: Uma lista das suas maiores influências no rock (vídeo)
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
A razão que levou Humberto Gessinger a decidir não usar mais nome "Engenheiros do Hawaii"
Regis Tadeu revela o truque maroto que o Iron usa, mas o Metallica não precisa


