Roger Waters investigado por usar uniformes semelhantes aos alemães da segunda guerra
Por Bruce William
Postado em 26 de maio de 2023
Conforme noticiou o Ultimate Classic Rock, a polícia alemã está investigando Roger Waters após o ex-vocalista do Pink Floyd usar uma roupa inspirada nos soldados alemães da WW2 durante sua recente apresentação em Berlim.
No show ele usou um uniforme estilizado de época durante sua performance de "In the Flesh". Sua vestimenta incluía um longo casaco de couro, luvas e uma braçadeira vermelha aparentemente inspirada nos soldados daqueles tempos, apresentando um símbolo de martelos cruzados, ao invés do símbolo habitual. E enquanto Waters se apresentava, um porco inflável - adornado com grafites, incluindo uma Estrela de Davi - flutuava sobre a plateia. Em telas grandes, os nomes de vítimas famosas de perseguição eram exibidos, entre eles Anne Frank. Você pode ver parte da performance de Waters no UCR.
Na Alemanha é ilegal evocar imagens, símbolos e gestos daqueles tempos, e a performance de Waters acabou por fazer com que o roqueiro fosse investigado. "O contexto da roupa usada é considerado capaz de aprovar, glorificar ou justificar a regra violenta e arbitrária daquele regime de uma maneira que viola a dignidade das vítimas e, assim, perturba a paz pública. Após a conclusão da investigação, o caso será encaminhado ao Escritório do Procurador Público de Berlim para avaliação legal", informou uma autoridade local.
Waters já havia se tornado alvo de controvérsia devido à sua oposição declarada a Israel, e antes mesmo desse show ele já estava envolvido em polêmica ao ter uma apresentação cancelada em Frankfurt sob a alegação que ele é "um dos antissemitas mais conhecidos do mundo". Waters contestou a decisão e, eventualmente, recebeu permissão para se apresentar em Frankfurt. O show está previsto para acontecer dia 28 de maio.
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps