Sem se abalar, Roger Waters rebate acusações feitas sobre uso de trajes alemães da WW2
Por Bruce William
Postado em 26 de maio de 2023
Desde o início a passagem de Roger Waters pela Alemanha esteve envolvida em polêmicas, sendo o músico acusado de antissemitismo, o que a princípio causou o cancelamento do show em Frankfurt. Posteriormente Roger obteve permissão judicial para se apresentar, o que levava a crer que tudo havia sido normalizado.
Ledo engano. Como é de praxe, em um determinado ato no show em Berlim, Roger apareceu usando trajes que remetem aos soldados alemães da WW2. Mas na Alemanha é proibido fazer referência a imagens, símbolos e gestos nazistas, independentemente do contexto, mesmo que o músico o faça como crítica ou sátira. Diante disso, as autoridades alemãs iniciaram uma investigação criminal sob a alegação de incitação ao ódio público. "O contexto do vestuário utilizado é entendido como passível de aprovação, glorificação ou justificação do governo violento e arbitrário do regime nazista, violando assim a dignidade das vítimas e perturbando a paz pública", disse o chefe de polícia local.
Roger Waters postou nas suas redes sociais um texto onde comenta toda a polêmica: "Minha recente performance em Berlim tem atraído ataques de má fé daqueles que desejam me difamar e me silenciar porque discordam das minhas visões políticas e princípios morais".
Prossegue Roger: "Os elementos da minha performance que foram questionados são claramente uma declaração de oposição ao fascismo, injustiça e intolerância em todas as suas formas. Tentativas de retratar esses elementos como algo diferente são desonestas e politicamente motivadas. A representação de um demagogo fascista desequilibrado tem sido uma característica dos meus shows desde 'The Wall', do Pink Floyd, em 1980".
"Passei minha vida inteira denunciando autoritarismo e opressão onde quer que eu os veja", diz ainda o músico. "Quando eu era criança, depois da guerra, o nome de Anne Frank era frequentemente mencionado em nossa casa, ela se tornou um lembrete constante do que acontece quando o fascismo não é contido. Meus pais lutaram contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, com meu pai pagando o preço de sua própria vida".
"Independentemente das consequências dos ataques contra mim, continuarei a condenar a injustiça e todos aqueles que a perpetram", finaliza Waters.
Roger Waters - A polêmica do uniforme alemão nos shows
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps